Aos mais de 300 mil moradores Várzea-Grandenses, deixo, aqui, meu fraternal abraço a vocês, gente trabalhadora e aguerrida que tanto faz por esta terra tão acolhedora e próspera. Eu olho para trás e me lembro das primeiras ações no parlamento estadual ainda em 2014, um gás que enchia meu peito no intuito de gerar mais qualidade de vida para essa gente.
Os anos foram passando e trabalhamos muito, muito mesmo para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento econômico e estrutural dessa cidade.
Nos últimos quatro anos, aceleramos em diversas frentes, por meio de emendas parlamentares e, também, indicações. Mas, vou destacar apenas alguns avanços. Investimentos que foram realizados na área da saúde, por exemplo, com destinação de recursos que somam mais de R$ 10 milhões para custeio; na educação, com a aquisição de ônibus e outros itens escolares, e, ainda, entrega de maquinários.
Agora, um quesito que eu considero a cereja do bolo de “Vegê”, que foi um montante de aproximadamente R$ 70 milhões, por meio de indicações para pavimentação asfáltica e drenagem dos bairros: Cidade de Deus, Paiaguás, Capão do Pequi, Jardim Glória II, Santa Izabel, Figueirinha, Eldorado, Majoara, Mapim e Jardim Glória, entre outros.
Investimentos que somam, também, aos projetos de iluminação pública e entregas de 20 mil títulos de propriedade com a regularização fundiária, além de ações que impulsionaram a produção agrícola de pequenos produtores, melhorando a agricultura familiar da região.
Trabalhamos efetivamente para a construção e melhoria das Estações de Tratamento de Água (ETAs) existentes na cidade. Porém, me dói ver uma grande parcelar de moradores, milhares de famílias, na verdade, ainda sofrendo pela escassez e desregulada distribuição hídrica nos bairros. Isso é o maior desafio do executivo municipal atualmente, aliado a crescente onda de violência que assola todo o território mato-grossense.
No campo do desenvolvimento demográfico e geográfico urbano, vejo que a cidade cresceu muito bem, no entanto há muito a ser feito ainda, e é preciso uma união de esforços para ver nossa cidade industrial alavancar nas estatísticas e conquistar um melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para toda a população.
Apesar do Produto Interno Bruto (PIB) de Várzea Grande ter crescido cerca de 730% entre 2002 e 2021, de acordo com as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), últimos dados atualizados, a Cidade Industrial ainda figura como a quarta economia do Estado, enquadrando-se entre os cinco maiores municípios de Mato Grosso. Entretanto, vejo com muita esperança, a construção de um amanhã melhor. Visto os trabalhos parlamentares dos últimos anos, que traçou um novo panorama tributário no Estado.
Almejando um município cada vez mais pujante, me pego, diariamente, em minhas orações a Deus, lendo meu livro de cabeceira que é a Bíblia Sagrada, pedindo para ter sabedoria constante e discernimento para fazer o que é preciso. E creio que estamos no caminho certo.
Parabéns, várzea-grandenses, que esses 158 anos de fundação, nos faça refletir e nos estimule a buscar novos caminhos para escrevermos uma história, num futuro próximo, que mostre um grande desenvolvimento para a nossa população.
Eduardo Botelho (UNIÃO) - Deputado Estadual