conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande sedia etapa municipal do Fetran

Publicado

Entre os dias 9 e 13 de setembro, o município de Várzea Grande, sedia o 16° Festival Estudantil Temático para o Transito (FETRAN), etapa Cuiabá. Ao todo serão 26 espetáculos apresentados por alunos das escolas municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Pedra Preta, Jaciara, Araputanga e Juscimeira. A programação do Fetran vai até a próxima sexta-feira, sempre no Anexo II, localizado no bairro Jardim Marajoara. Os grupos concorrem nas categorias,infantil, infanto-juvenil e juvenil.

Com o intuito de sensibilizar e conscientizar o público presente, em especial, crianças, adolescentes e jovens sobre seus deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança do trânsito e o bom convívio social,é que é realizado todos os anos o Fetran,na rede pública de ensino “Por meio das artes cênicas,é possível fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro”, afiançou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer ,Silvio Fidelis.

O Chefe de Seções da Policia Rodoviária Federal (PRF), Alvino Domingues, destacou que é uma parceria entre a PRF e demais entidades, visando levar a conscientização as escolas, através de peças de teatro quanto as condutas corretas no transito.

“ Nos últimos anos, o transito tem tirado muitas vidas, em decorrência da imprudência por não observar as leis de trânsito. Queremos com o FETRAN a ajuda de todos os órgãos envolvidos, fazendo com que passem de meros coadjuvantes, para personagens principais de suas vidas, tomando a rédea, para um trnsito”, explanou Alvino.

Leia Também:  Avanços na Educação foram destaques no desfile cívico-militar deste ano

Durante os quatro dias de apresentação, é esperado um público de aproximadamente 1.500 pessoas, entre alunos, professores, autoridades e público em geral.  Ao final serão escolhidas as melhores peças teatrais, e posteriormente seguirão para a etapa estadual, que acontecera entre os dias 20 e 25 de outubro em Cuiabá.

Neste Ano, as Escolas Municipais de Educação Básica – EMEB: Honorato Pedroso de Barros, José Estejo de Campos, Abdala José de Almeida, Emanuel Benedito de Arruda, Aristides Pompeo de Campos, Euraide de Paula, Marilce Benedita de Arruda, Salvelina Ferreira da Silva, Senhora Dirce de Campos, Benedita Bernardina Curvo, Prof. Maria Barbosa Martins, Paulo Feire, Tenente Abílio da Silva Moraes, Faustino Antônio da Silva e Gonçalo Domingos de Campos – CAIC.

O Fetran Teatro nasceu em Mato Grosso há 16 anos e serviu como base para o Fetran Pedagógico, com ações desenvolvidas pela PRF nas escolas em todos os estados. O evento é organizado pelo Grupo de Educação para o transito (Getran) da PRF. O objetivo é estimular a população cultural no ambiente escolar e ainda sensibilizar as pessoas quanto a responsabilidade de cada um para o transito seguro.

Conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso (DETRAN/MT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL), Rota Oeste, Prefeituras Municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Pedra Preta, Jaciara, Araputanga e Juscimeira

Confira a Programação:

09/09/2019 – Segunda – Feira

8h – EMEB Honorato Pedroso de Barros

Leia Também:  TCE determina que DAE/VG inscreva contas de água não recebidas em dívida ativa

8h30 – Escola Municipal José Estejo

10h – EMEB Abdala José de Almeida

13h30 – EMEB Benedito de Arruda

14h15 – EMEB Aristides Pompeo de Campos

15h – EMEB Euraide de Paula

10/09/2019 – Terça-Feira

8h – EMEB Marilce Benedita de Arruda

8h40 – Colégio Salesiano São Gonçalo

8h40 – Colégio Salesiano São Gonçalo

13h30 – EMEB Salvelina Ferreira da Silva

14h15 – EMEB Senhora Dirce Leite de Campos

15h – EMEB Abdala José de Almeida

15h40 – Associação dos Moradores do Bairro Novo MT

11/09/2019 – Quarta-Feira

8h – EMEB Benedita Bernardina Curvo

8h40 – EMEB Prof. Maria Barbosa Martins

9h15 – EMEB Professor Paulo Freire

13h30 – EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes

14h15 – EMEB Faustino Antônio da Silva

15h – EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC

15h40 – Lenine de Campos Povoas

12/09/2019 – Quinta-Feira

8h – Escola Estadual Udeney Gonçalves de Amorim

8h40 – Escola Estadual Dez de Dezembro – Município de Pedra Preta

9h15 – Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho – Município de Jaciara

13h30 – Escola Estadual João Sato – Município de Araputanga

14h15 – Escola Estadual João Sato – Município de Araputanga

15h – Escola Estadual Dom Vunibaldo do Campo – Município de Juscimeira

13/09/2019 – Sexta-Feira

14h – Cerimônia de Encerramento e Premiação

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Escolas de Várzea Grande se classificam para etapa estadual do Fetran

Publicado

“Nós viemos com a certeza da Vitória”, foi assim que os alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB "Abdala José de Almeida", localizado no bairro São Mateus, se consagraram campeões do 16º Festival Estudantil Temático para o Trânsito – Fetran, na categoria infantil. Na categoria Infanto-Juvenil a campeã foi a EMEB "Gonçalo Domingos de Campos" – CAIC, e na categoria Infantil, a Escola "Antônio Ferreira Sobrinho", do município de Jaciara. As três escolas representarão Mato Grosso, na etapa estadual que acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro, no Cine Teatro, em Cuiabá.

Os alunos da Rede Municipal de Várzea Grande competiram durante os cinco dias com estudantes de mais dezessete escolas da capital, além dos municípios de Araputanga, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta, conquistando o primeiro e segundo lugares em suas categorias, além de conquistar os títulos na categoria infantil e Infanto-Juvenil de “melhor iluminação, sonoplastia, figurino, cenário, maquiagem, direção, texto, atriz e ator revelação”. 

A equipe destaque na categoria infantil foi o espetáculo “As cores do trânsito no mundo de aninha”, da EMEB "Abdala José de Almeida". Na categoria Infanto Juvenil, o espetáculo destaque foi “Nesse Mundo por Acidente”, da EMEB "Gonçalo Domingos de Campos – CAIC". Na categoria Juvenil, o espetáculo que vai para a final é “Há um alguém, álcool e direção”, do município de Jaciara.  

Leia Também:  TCE determina que DAE/VG inscreva contas de água não recebidas em dívida ativa

Para o secretário Silvio Fidelis, as vitórias conquistadas pelas escolas reforçam a eficácia das atividades desenvolvidas nas unidades que tiveram implementadas no Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, onde os alunos contam com atividades diversificadas no contra turno escolar. “Nas aulas de teatro, os alunos aprendem, são aplicados, levam a sério os ensaios e os esforços são reconhecidos pelos excelentes resultados obtidos no Fetran” declarou.

O Fetran é dividido em quatro categorias: Infantil (alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com idade entre 5 e 11 anos); Infanto-juvenil (alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos); Juvenil (Ensino Médio e tecnológico/ profissionalizante, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente da idade).

A Estudante Maria Clara Guerreiro Santana Silva, atriz revelação da 16º Fetran, ressalta a importância de se aprender as regras corretas de se comportar no trânsito. “Aqui eu aprendi como muitas coisas que não sabia sobre o nosso trânsito, aprendi que devemos colocar o cinto de segurança toda a vez que entrarmos no carro, que não devemos ultrapassar o sinal vermelho, além de não usar o celular enquanto dirige”, pontuou Clara.

Os destaques na categoria infantil foram:

Iluminação: Escola Salvelina Ferreira da Silva, com o espetáculo: para onde foram?

Sonoplastia: A culpa é de quem? Da EMEB Marilce Benedita de Arruda

Leia Também:  Pronto Socorro capacita servidores para acolhimento de vitimas de violência sexual

Figurino: Heróis do Trânsito – EMEB Aristides Pompeo de Campos

Cenário: Tv Animal No Reino Encantado –  EMEB Emanuel Benedito de Arruda

Maquiagem: Me perdoe a pressa! – EMEB Euraide de Paula

Direção: Me perdoe a pressa! – EMEB Euraide de Paula

Texto: As cores do Trânsito no mundo de Aninha – EMEB Abdala José de Almeida

Atriz Revelação: Heróis do Trânsito – EMEB Aristides Pompeo de Campos

Ator Revelação: Me perdoe a pressa! –  EMEB Euraide de Paula

Ator Destaque: Heróis do Trânsito – EMEB Aristides Pompeo de Campos

Atriz Destaque: As cores do Trânsito no mundo de Aninha – EMEB Abdala José de Almeida

Na categoria Infanto-Juvenil

Sonoplastia: Neste Mundo por Acidente – EMEB Gonçalo Domingos de Campos

Figurino: Pedestre – EMEB Faustino Antônio da Silva

Cenário: Cyclus 2019 – EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes

Direção: Trânsitolino Show- EMEB Abdala José de Almeida

Texto: Trânsitolino Show – EMEB Abdala José de Almeida

Atriz Revelação: Neste Mundo por Acidente – EMEB Gonçalo Domingos de Campos

Ator Revelação: Transitolino Show – EMEB Abdala José de Almeida

Atriz Destaque: Bebida e Volante, perigo constante – EMEB Prof. Paulo Freire.

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Secretário participa de Encontro Nacional para debater Reforma Tributária e impacto na Educação

Publicado

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, representou o município de Várzea Grande no 2º Encontro Nacional de Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões de Educação, realizado em Cuiabá. A pauta incluiu o debate sobre a “Reforma Tributária e os Impactos na Educação”, além de painéis onde foram tratados sobre o Plano Nacional de Educação, o novo Fundeb e a reforma da Previdência.

Além dos deputados estaduais, Thiago Silva, Valdir Barranco, participaram da abertura do Encontro, o deputados Federais Carlos Bezerra e Rosa Neide, o senador Wellington Fagundes, além de prefeitos, vereadores e representantes de vários municípios do país. O secretário Silvio Fidélis participou da cerimônia de abertura do evento como presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – UNIDME/MT

De acordo com o secretário, atualmente, há duas propostas de Reforma Tributária tramitando no Congresso Nacional: uma na Câmara dos Deputados (PEC 45/2019) e outra no Senado Federal (PEC 110/2019). Ambas apresentam pontos que, se aprovados, irão gerar consequências diretas na educação. “Estamos preocupados com as mudanças propostas nessa reforma, principalmente porque a formação do Fundeb depende basicamente de impostos estaduais e federais. Nossa preocupação é que essas alterações não impactem de forma negativa sobre os  recursos  da educação”, declarou.

Leia Também:  Projeto ‘Alegria na Praça’ levou lazer e entretenimento neste último domingo ao bairro Jardim Eldorado

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) utiliza recursos federais, dos estados, Distrito Federal e municípios para financiar 63% da educação básica no país, incluindo a remuneração dos professores. Tais recursos são vinculados à educação por força do Art. 212 da Constituição Federal e provenientes de impostos estaduais e municipais, mais a complementação da União.

Mato Grosso recebe cerca de R$ 1,7 bilhão de recursos do Fundeb e 100% deste total é utilizado para pagamento dos servidores da educação.

Segundo informou Fidelis, o 2º Encontro Nacional de Presidentes e Vice-presidentes das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas vai gerar uma carta de intenções e ações, chamada Carta de Cuiabá, e será encaminhada ao Congresso Nacional, estados e municípios; nos mesmos moldes da Carta de Florianópolis que selou o primeiro encontro realizado no primeiro semestre deste ano.

Em anexo a Carta de Cuiabá

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Anexos:

Carta do II Encontro de Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas (1).pdf

Leia Também:  Saúde entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana