conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande realiza campanha alusiva à erradicação do trabalho infantil

Publicado


Ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado nacionalmente em 12 de junho, estão programadas para ocorrer durante todo este mês de junho, em Várzea Grande. O objetivo é de orientar e sensibilizar sobre os riscos do trabalho infantil para crianças e adolescentes. 

“Se a prevenção é o melhor caminho, Várzea Grande está no caminho certo. A campanha de Erradicação do Trabalho Infantil é uma ação de conscientização da Secretaria de Assistência Social e uma preocupação do prefeito Kalil Baracat, que nos pediu para chamar atenção para o problema do trabalho infantil, que atrapalha a vivência integral da infância, o desenvolvimento de crianças, dificulta a aprendizagem e torna-os vulneráveis, favorecendo para outras violações de direitos”, explicou a secretária de Assistência Social, Eliamara Araújo. 

A gestora também acrescentou que, durante todo o ano, são executadas ações regulares com o objetivo de combater o trabalho infantil e dar assistência às famílias, bem como orientar sobre tema. “Mas neste mês de junho, especificamente, reforçamos o assunto com a Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil. É um trabalho muito importante, principalmente no momento em que vivemos, de pandemia da Covid-19, onde muitas famílias perderam seus empregos e isso pode ser um fator agravante para a situação de vulnerabilidade dos mesmos”, explicou a secretária de Assistência Social, Eliamara Araújo. 

Dia 11 de junho, às 9h, será realizada a live “Combate ao Trabalho Infantil” com o promotor titular da 2ª Promotoria de Justiça de Várzea Grande, Douglas Lingiardi Strachicini. Dias 11 e 18, no período da tarde, ocorrerá panfletagem e abordagem social, na região central da cidade. E a campanha de Erradicação do Trabalho Infantil encerra com o “dia D”, também com panfletagem e abordagem social em frente aos Centros de Referência e Assistência Social nos bairros, os Creas. 

“A campanha iniciou com uma ação no aterro sanitário, no dia 1º de junho. Além de orientações às famílias que vivem lá, sobre a erradicação do trabalho infantil, levamos informações sobre o Cadastro Único, do Bolsa Família. E, também pudemos ouvir demandas das pessoas e da Associação de Catadores, ação que fortalece os vínculos para construção de novas estratégias de atendimento a esse público que atua em diferentes horários no local”, detalha a coordenadora de Proteção Social Especial e responsável pela campanha, Katlin Oliveira Calmon.

Segundo Katlin Calmon, a programação ainda prevê a divulgação de um vídeo em homenagem à coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município, Rogina Marques de Arruda, que morreu em decorrência da Covid-19. “Ela era pedagoga, servidora de carreira da Prefeitura e também presidente do Conselho Municipal dos Idosos. Muito dedicada, realizava trabalhos voltados para crianças, adolescentes e idosos, visando a melhoria na qualidade de vida das famílias”.

 A campanha é realizada pela Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Defensoria Pública Estadual, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Guarda Municipal, Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP), além dos serviços de Proteção Social Especial e de Proteção Social Básica. 

Dados – De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, existem 2,4 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil. Em Mato Grosso, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação do Ministério da Saúde, foram registrados 671 acidentes graves na faixa etária dos 05 aos 17 anos no período de 2007 a 2019 e 12 acidentes fatais.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Dez desenhos são selecionados para a final do concurso Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente

Publicado


Com o tema Sustentabilidade e Cidadania, dez desenhos de alunos de escolas a rede municipal foram selecionados para concorrer na final do concurso “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente”, edição 2022, iniciativa realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel). O concurso, que visa despertar nos alunos a discussão sobre a importância da proteção ao meio ambiente e desenvolver competências e habilidades para a produção do Selo oficial, contou com a participação de 30 escolas da rede municipal de ensino.

O professor Vagner Cesar Barros, da equipe da Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica, explica que cada unidade escolar da rede municipal selecionou um desenho produzido pelos alunos para participar do concurso. A comissão organizadora, formada por técnicos das duas secretarias municipais envolvidas, selecionou os dez desenhos finalistas. “Esses desenhos estão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande para votação online de toda a sociedade e eleição do trabalho vencedor para o Selo a partir da próxima semana”, ressalta.

Os desenhos foram produzidos por alunos do 1º ao 9º ano das escolas participantes dos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”, e foram realizados em folha de papel A4 utilizando-se giz de cera, caneta colorida, lápis de cor ou grafite.

As escolas que tiveram seus desenhos selecionados são: Salvelina Ferreira da Silva, Emeb Air Addor, Antônio Joaquim de Arruda, Eunice Cesar de Mello, Julio Corrêa, Ana Francisca de Barros, Jaime Veríssimo de Campos Junior – Jaiminho, Honorato Pedroso de Barros e Rita Auxiliadora de Campos Cunha.

O desenho vencedor será divulgado no início do mês de julho. Os alunos autores dos desenhos finalistas receberão certificado de participação.

O Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente foi instituído pela Lei Municipal nº 3.571 de 2011, de autoria do Poder Executivo Municipal. “O concurso é uma maneira de envolver a comunidade escolar nas questões ambientais, despertando para as discussões sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente e ações sustentáveis”, destaca o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Fernando Sé, destaca que o selo é concedido às empresas legalmente constituídas em Várzea Grande e comprovada a idoneidade no que se refere à preservação do meio ambiente. “Para adquirir o selo, essas empresas precisam cumprir a legislação ambiental, promover ações de preservação ao meio ambiente, aplicar programas de redução do consumo de energia elétrica e água, entre outras ações”.

O concurso é realizado anualmente, sempre no mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

E você pode votar, acessando: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/enquete

Continue lendo

Várzea Grande

Prefeito Kalil e senador Jayme se reúnem com ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Publicado


O prefeito Kalil Baracat e o senador Jayme Campos (DEM-MT) se reuniram na tarde desta quarta-feira (16.06) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para apresentar as principais demandas de Mato Grosso na área da saúde pública. O ministro reafirmou a disposição do governo federal em enviar doses extras da vacina contra a Covid-19 ao Estado e antecipou a implantação da Tele-UTI no Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo.

“Demandei ao Programa Nacional de Imunização um aporte maior de vacinas para os estados que têm grandes fronteiras secas como é o caso de Mato Grosso. As justificativas técnicas já foram feitas e esperamos que esse pleito seja atendido”, explicou o ministro.

Para Jayme Campos, o envio de doses extras ao Estado é justo. “O ministro já manifestou a possibilidade desse pedido ser atendido porque é uma demanda justa. Nós teremos uma oportunidade ímpar de receber nesses próximos dias em território várzea-grandense o ministro Queiroga, que vai anunciar tudo aquilo que for possível atender ao estado e especialmente a Cuiabá e Várzea Grande”, disse.

Segundo Queiroga, ele e sua equipe irão a Mato Grosso nos próximos dias e, em Várzea Grande, será anunciada a implantação da Tele-UTI no hospital da cidade. O programa prevê o acompanhamento, por médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo, de casos de pacientes internados no hospital.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB-MT) agradeceu o empenho do senador e do ministro para atender às demandas da cidade. “A nossa busca aqui é levar vacinas e agradecer a implantação da tele-medicina no nosso hospital municipal, que vai fazer de Várzea Grande um dos polos dentro do Brasil nesse sentido”, disse.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana