conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande realiza Audiência Pública online para discutir LDO e LOA para o exercício de 2021, no dia 28

Publicado


.

16/07/2020    1

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Planejamento, realiza no dia 28 deste mês, uma Audiência Pública para apresentação e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021. Excepcionalmente, neste momento de pandemia e de quarentena coletiva, o rito de apreciação dos orçamentos será realizado por meio uma Live, transmitida pelo canal da Prefeitura, no You Tube, a partir das 9h.

Como explica o secretário da Pasta, Edson Roberto Silva, ao contrário do que vinha sendo realizado até 2019, as audiências públicas itinerantes darão vez a um encontro online, via rede social, em cumprimento à orientação técnica nº 04/2020/ TCE-MT, decreto nº 35, de 18 de maio de 2020 da prefeitura de Várzea Grande, bem como cumprir orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê o distanciamento social e não aglomerações.

“Para coletar sugestões da população e da sociedade civil organizada, logo que a transmissão ocorrer, as propostas e sugestões estarão disponíveis no site institucional da prefeitura até o dia 14 de agosto para após dar os encaminhamentos necessários”, explica o secretário.

Apesar da mudança na forma de apresentar e debater as peças orçamentárias, o secretário destaca que os prazos finais seguem. A LDO deve ser enviada à Câmara Municipal de Vereadores até o dia 30 de agosto e a LOA até 30 de setembro. Os vereadores têm até a semana da última sessão do ano para aprovar as leis. “Nossa expectativa é a de encaminhar a LDO e a LOA juntas ao Legislativo entre 17 e 21 de agosto”.

O orçamento municipal está em fase de conclusão das propostas nesta semana, pelas secretarias, para compilação geral do Planejamento, que é o documento que será apresentado na audiência online do dia 28 e exposto para discussões.

 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Comitê de Enfrentamento aponta para redução nos óbitos e divulga resultado das blitzs

Publicado


.

10/08/2020    0

A reunião de avaliação do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid- 19) foi aberta com duas novidades. O relato do infectologista de Várzea Grande, Francisco Kennedy, de que nos últimos 07 dias, portanto mensurando uma semana, já se percebe uma redução no número de óbitos e os mais de quatro mil procedimentos realizados em dois bairros, no Parque do Lago (05 e 06 de agosto) e José Carlos Guimarães (07 e 08 de agosto) em forma de ‘ Blitz de Saúde’, para levar o atendimento as pessoas.

O Plano de Ação Várzea Grande contra a Covid- 19, foi desenvolvido a partir dos resultados das barreiras sanitárias nas entradas da cidade para se ter um conhecimento amplo da doença e sua propagação e agora vem sendo levado aos bairros para se promover atendimentos a todos e evitar movimentação desnecessária das pessoas que podem trabalhar em Home Office, ou seja, em casa.

Várzea Grande superou na semana passada os 80% do total de casos curados, um dos índices considerados mais importantes na corrida contra a doença e também redução nos óbitos da semana passada se comparado com as últimas semanas.

Na oportunidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos reafirmou não apenas essa como outras medidas realizadas e sinalizou que a ordem que está sendo rigorosamente cumprida por toda a Administração Municipal é atender a demanda daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS, sem nenhum tipo de custo e com transparência total nos gastos e ações.

“Todos os dados sejam eles de atendimentos, aquisições, investimentos, do que realizamos até o momento em relação a pandemia da Covid- 19 estão no Portal Transparência COVID- 19. Só não vê quem não quer ou aposta no quanto pior melhor, de olhos apenas nas eleições, quando o foco deveria ser na pandemia”, disse a prefeita de Várzea Grande.

Ela lembrou que apenas entre maio, junho e julho, 300 novos funcionários da área de Saúde ou foram empossados por terem passado em concurso público ou foram contratados para fazer frente a este momento em que a demanda por atendimentos cresceu uma média de 48%.

Atendendo recomendação da prefeita, o Comitê está analisando a realização de nova blitz, provavelmente na região do Grande São Mateus que por seu tamanho e distância do centro de Várzea Grande aconteceria em quatro dias.

“Estamos analisando para que todos os serviços possíveis continuem sendo prestados a população de uma maneira em geral”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, apontando que em média são 47 servidores apenas de sua área e que devem movimentar várias ações, como testes rápidos, vacinas H1N1, medicamentos, teleconsultas ou mesmo consultas presenciais.

Diógenes Marcondes lembrou que os resultados têm se demonstrado representativos, sendo que para isto, a Administração Municipal necessita de uma ampla logística para atender as pessoas dentro das regras necessárias de distância de 1,5 metros; uso de máscaras constantemente e de luvas quando necessário e meios de biossegurança e higienização rigorosa.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez questão de lembrar aos vereadores, ao médico, Miguel Angel, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e ao Rogério França Martins, que os dedicados esforços de todos os servidores têm que serem reconhecidos principalmente naqueles da área de saúde e de segurança que têm sido incansáveis em suas missões  diuturna de ajudar a combater a Covid- 19 e a curar milhares de moradores de Várzea Grande e de outras cidades atendidos na rede pública municipal.

“Mais do que parabéns, eles têm que serem reconhecidos pelos esforços e principalmente por serem destemidos e implacáveis na  missão de salvar vidas junto conosco”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA COVID-19 (Parque do Lago 05 e 06 de agosto)

Total de testes do coronavírus realizados: 880

Total de resultados positivospara a Covid-19: 111

Total de vacinações: 297

Medicação: 59

Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).

Guardas Municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

 

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA A COVID 19 (José Carlos Guimarães 07 e 08 de agosto)

Total de teses realizados do coronavírus: 1.699

Total de resultados positivos para a covid-19: 170

Total de vacinações: 693

Medicação: 101

Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).

Guardas Municipais, Polícia Militar de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande entrega terceiro lote de kit merenda escolar

Publicado


.

10/08/2020    0

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande , por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está finalizando a entrega do terceiro lote dos Kits de Alimentação as unidades escolares de Várzea Grande, para destinarem aos alunos . A ação teve início após a paralisação das atividades escolares em decorrência das medidas de isolamento social, que visam garantir a saúde e bem estar destes alunos neste período de pandemia.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, com este trabalho executado pela Secretaria, a gestão municipal está conseguindo atingir a meta de manter a qualidade da alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal inscritos no Programa Bolsa Família do Governo Federal e esperamos que as nossas crianças estejam saudáveis dentro de casa, esperando o término da pandemia.

A ação é respaldada na aprovação do Senado Federal, ao Projeto de Lei nº 786/2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis pelos estudantes da rede pública de Educação Básica.

Segundo o secretário, os kits estão sendo encaminhados às unidades escolares e cada diretor faz a logística da distribuição, para que não haja aglomeração em tempo de distanciamento social. Os 12.022 kits são compostos de alimentos não perecíveis, contendo arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate, leite, achocolatado, açúcar e um pacote de pão tipo bisnaguinha. “Entre os produtos entregues, a Prefeitura também tem valorizado e priorizando a Agricultura Familiar do município adquirindo o leite e o feijão que foram produzidos por esse segmento” informou.

O secretário informou ainda que todo o trabalho de montagem dos kits observou as normas de segurança e higiene como o uso de máscaras, luvas e de álcool em gel. O trabalho ainda contou com a supervisão do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE/VG). Com a distribuição do terceiro lote, a Secretaria já soma mais de 90 toneladas de alimentos, com mais de 32 mil kits entregues aos alunos de Várzea Grande. Para o presidente do CAE, Adão Eugênio da Silva, “O trabalho de organização e distribuição está em conformidade com as diretrizes do Conselho Municipal” enfatizou.

Segundo Fidelis: “O objetivo é assegurar a alimentação das crianças e seus familiares que, devido ao período de isolamento social e ao período complicado e incerto no cenário econômico no país que iremos enfrentar no pós-pandemia. As famílias se encontram extremamente vulneráveis e dependentes da merenda escolar para garantir uma alimentação básica durante o período de suspensão das aulas. Muitos alunos dependem da alimentação que é ofertada nas unidades de ensino público de Várzea Grande. Estamos procurando fazer nossa parte e garantindo esse benefício em prol do fortalecimento de uma Educação Pública de qualidade”.

“A Prefeitura de Várzea Grande tem adotado diversas medidas para mitigar as dificuldades causadas por este período de isolamento social, uma delas é a da destinação correta dos gêneros alimentícios, que tem prazos de validade e são importantes para garantir alimentação mais nutritiva e de qualidade para os alunos, beneficiando também os pais, mães e irmãos. Muitos chefes de família estão sem emprego e renda neste período de tantas dificuldades e incertezas causadas pela pandemia”, disse Silvio Fidelis.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana