conecte-se conosco


Geral

Várzea Grande promove ação de vacinação contra Covid-19 sábado no ginásio Fiotão

Publicado

A vacinação ocorre das 8h às 16h, sem intervalo de almoço

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estará realizando uma grande ação de vacinação contra a Covid-19 no sábado (16), das 8h às 16h, para todas as faixas etárias. O reforço nas ações de rotina foi determinado pelo prefeito Kalil Baracat, que diante de uma nova onda da doença tem buscado dar celeridade na vacinação e alertado a população sobre a necessidade de manter-se em dia com o cartão de vacinação.

A ação contempla pessoas a partir dos 12 anos de idade ou mais, para a 1ª e 2ª doses; a 3ª dose para pessoas de 18 anos e mais; ou 12 anos e mais imunossuprimidos. Também serão ofertadas a primeira dose para quem ainda não tomou a vacina e, também, a quarta dose para as pessoas acima de 60 anos, após quatro meses da terceira dose. “Meu papel, como gestor, é zelar pela saúde da nossa população. Estamos cumprindo com nosso trabalho, que é oferecer a vacina a toda população. No entanto, precisamos da colaboração de todos para que sigamos com altos índices de vacinação”, pontuou Kalil.

O secretário Municipal da Saúde, Gonçalo de Barros, afirmou que para a ação deste próximo sábado não haverá necessidade de agendamento. “O público-alvo dessa ação deverá apenas comparecer a fim de completar seu ciclo vacinal, não precisando de agendamento prévio. As pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose, é só levar um documento com foto, comprovante de residência, que o primeiro cadastro será feito na hora e aplicada a vacina”.

Com a intensificação da vacinação, a Prefeitura espera aumentar o número de pessoas vacinadas. O foco principal é reduzir o número de usuários em atraso com a terceira dose (primeiro reforço) e aumentar a quantidade de vacinados com a quarta dose (segundo reforço). O ponto é considerado estratégico, uma vez que é de fácil acesso à população, por se localizar no Centro da cidade, ao lado do Terminal do Transporte Coletivo, André Maggi.

“Nós temos doses suficientes. As Unidades Básicas de Saúde continuam vacinando, prontas e aptas a receber a população. Infelizmente, dado o aumento de casos de mais de mil atendimentos por dia de casos suspeitos da Covid-19 nas Unidades de Pronto-Atendimento-Upas do Ipase e Cristo Rei, nestes últimos dez dias, se faz necessário essa grande ação de alerta, para que as pessoas retornem para tomar a vacina”, disse, ao completar que, na semana passada, cerca de 2 mil pessoas procuraram as unidades para tomar a primeira dose.

“Com a intensificação da vacinação, a prefeitura espera aumentar o número de pessoas vacinadas. O foco principal é reduzir o número de usuários em atraso com a terceira dose (primeiro reforço) e aumentar a quantidade de vacinados com a quarta dose (segundo reforço). Nós estamos fazendo esforços para receber essas pessoas e fazer um acolhimento humanizado, abrindo esse ponto estratégico, que vai possibilitar um grande fluxo de pessoas. O ponto vai funcionar o dia todo, sem intervalo para o almoço, o que facilita a rotatividade, para que as pessoas possam se vacinar de forma organizada e tranquila. A Pasta da Saúde é a responsável pela ação e tem expertise na realização de eventos de vacinação”, afiançou o Gonçalo de Barros. Dizendo ainda que o objetivo da ação é aumentar o número de pessoas imunizadas com o esquema vacinal completo e assim todos ficarão protegidos contra os casos graves da Covid-19.

Dados de Doses Aplicadas: O Município de Várzea Grande, conforme dados da Vigilância em Saúde, já aplicou até o dia 29 de junho deste ano, 505.980 doses da vacina contra a Covid-19, sendo que 226.875 foram aplicações da 1° dose; da 2° dose, 182.436; da 3° dose, 85.170; e da 4° dose, 11.507.

As Unidades Básicas de Saúde, do Calendário de Julho, continuam aplicando a vacina em crianças, adolescentes, adultos e idosos com a vacina contra a Covid-19 e também contra a influenza, destinada à população em geral, acima de 6 meses de idade.

– Unidades Básicas de Saúde disponíveis, neste mês de julho, para vacinar adolescentes, adultos e idosos.

– As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h e de 13h às 16h.

– Atenção observar sobre dias programados para vacinar crianças não haverá vacina para os adultos:

1 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia;

2 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha);

3 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);

4 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

5 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);

6 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa;

7 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);

8 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus) Clínica de Atenção Primária à Saúde;

9 – Miguel Baracat (24 de dezembro);

10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);

11 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);

12 – ESF Aurília Salles Curvo (Jardim União);

13 – Capão Grande vai funcionar nas terças-feiras, para vacinar adultos, e nas quintas-feiras, crianças de 5 a 11 anos;

14 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras;

15 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei vai funcionar nas terças-feiras e quintas-feiras;

16 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras, para vacinação em adultos;

17- O ponto fixo no Várzea Grande Shopping- ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 12h e das 13h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

– Unidades de Saúde para vacinação em crianças de 5 a 11 anos.

– As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h e de 13h às 16h.

1 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia – todas as segundas-feiras do mês de julho;

2 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) – quintas-feiras;

3 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra) – terças-feiras;

4 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel) – quartas-feiras;

5 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória) – sextas-feiras;

6 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa – sextas-feiras;

7 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara) – quartas-feiras;

8 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus), Clínica de Atenção Primária à Saúde – terças-feiras;

9 – Miguel Baracat (24 de dezembro) – segundas-feiras;

10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago) – terças-feiras;

11 – ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União – sextas-feiras;

12 -Capão Grande – quartas-feiras.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Cuiabá tem Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação neste sábado

Publicado

As Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá estarão abertas das 7h30 às 17h [Foto – Luiz Alves]

Neste sábado (20),  acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, das 7h30 às 17h. Na oportunidade, serão atendidas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Campanha já está em andamento desde o dia 15 de agosto, mas ganha um reforço no atendimento com o “Dia D” para garantir que os pais ou responsáveis que por algum motivo não puderam levar as crianças e adolescentes, consigam ir no sábado.

Quase todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha na maioria das Unidades Básicas de Saúde. São elas:  Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

Na UBS Jardim Vitória 1 serão aplicadas apenas as vacinas Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP) e Covid pediátrica. E na UBS Umuarama/3 Barras, Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP), Rotavírus, Influenza e Covid. Somente na UBS Ana Poupina não haverá vacinação, porque o local não possui sala de vacinação.

“A conscientização dos pais ou responsáveis, segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, é necessária para que o objetivo da Campanha seja atingido”. No caso, a meta é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95%  para a vacina poliomielite,  na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

 

Continue lendo

Geral

Chuva e ventania atingem Cuiabá e Várzea Grande; frio deve chegar nesta sexta-feira

Publicado

A chegada da frente fria à região leste-sul de Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (18), trouxe chuva e ventos fortes que causaram queda de árvores e levantaram poeira por vários pontos de Cuiabá e de outras cidades, como Rondonópolis e Primavera do Leste, ambas a cerca de 200 km da capital.

Na capital, uma árvore caiu próximo a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal e fechou uma das pistas. O trânsito ficou comprometido e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) precisaram auxiliar no tráfego. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para fazer a retirada dos galhos da pista e liberação do trânsito.

Também houve queda de árvore no km 15 da rodovia Emanuel Pinheiro, entre a Capital e Chapada dos Guimarães. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local para atender a ocorrência. Outro ponto atingido pela tempestade de poeira foi a Avenida das Torres. Vídeo registrado por um morador mostra a nuvem marrom que encobre o céu, impossibilitando a visão.

Em Várzea Grande, o vento forte atingiu a região central, acompanhada de chuva fina. Na região do bairro Cohab Santa Isabel, houve queda de árvores e a chuva caiu com mais intensidade.

Temperatura 

Cuiabá registrou entre 24ºC e 35ºC, segundo o Climatempo. A previsão para a sexta-feira (19) é de 14ºC e 24ºC – ou seja, as temperaturas mínimas e máximas vão estar mais de 10ºC mais baixas do que no dia anterior.

No sábado (20), os termômetros devem variar entre 12ºC e 24ºC. Já no domingo (21), deve fazer de 15ºC a 34ºC. Na semana seguintes, a previsão é de manhãs e noites mais frescas e tardes quentes.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, as temperaturas baixaram em todo país por consequência de uma frente fria vinda da Argentina.

“O impacto desse ar quente que vem do Norte do estado com o ar frio que vem da frente fria pode provocar temporais, com atenção nas áreas ao Centro-Oeste e Sul de Mato Grosso, inclusive Cuiabá”, disse.

“O impacto desse ar quente que vem do Norte do estado com o ar frio que vem da frente fria pode provocar temporais, com atenção nas áreas ao Centro-Oeste e Sul de Mato Grosso, inclusive Cuiabá”, disse.

 

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana