Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Várzea Grande passa a aplicar vacina contra covid em todas as Unidades Básicas de Saúde

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue o trabalho preventivo e de promoção à saúde, ampliando a vacinação contra a Covid-19. A vacina é ofertada para todos os públicos e crianças a partir de seis meses de idade. Para este mês de fevereiro, serão disponibilizadas doses nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS), cujo horário será de 7h30 às 10h45, retornando de 13h às 16h.

O Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia estará aplicando doses em crianças exclusivamente, sendo o  imunizante Pfizer Baby para crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias; a Pfizer Infantil (5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias); Pfizer adulto (acima de 12 anos); Coronavac (3 e 4 anos, 11 meses e 29 dias); Janssen (acima de 18 anos), e os imunizantes em outras unidades  Oxford / Astrazeneca  e Coronavac (acima de 18 anos).

Já a terceira dose está disponível ao público acima de 12 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e trabalhadores de saúde (120 dias) e a quarta dose é voltada ao público de 30 ou mais, que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina de Moura, enfatiza que na unidade do 24 de Dezembro estará disponível toda as segundas-feiras do mês de fevereiro para vacinar crianças; a do Parque do Lago, será às terças; Marajoara às quartas, Cristo Rei às quintas e às sextas no Jardim Glória. Nos demais dias da semana a vacinação ocorre normalmente nestas unidades, vacinando os demais públicos.

“Fizemos estas exceções para facilitar aos pais para irem vacinar as crianças contra a Covid-19. Acreditamos na vacina. Estudos mostram que reforçar o calendário vacinal contra o Coronavírus aumenta a proteção contra casos graves. Por isso, todos precisam se conscientizar sobre a vacinação. Temos que insistir na prevenção e reforçar a atenção a saúde”, conclui.

O prefeito Kalil Baracat alerta para a necessidade de todos estarem com as doses completas. “Mesmo com baixa nas transmissões, a doença circula entre nós, está entre nós, e mata. A vacina ainda é a melhor forma de prevenção a estágios graves da Covid-19. Várzea Grande intensifica a ação de vacinação na proteção da população. Os resultados das vacinas todos já percebem: a redução no número de óbitos, uma menor pressão sob o nosso sistema de saúde. Mas nós não podemos relaxar. Temos que continuar com essas ações de vacinação”, alertou.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentos necessários

– No caso de crianças com seis meses a dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), os pais ou responsáveis devem apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência, para a primeira aplicação.

– Já para crianças de 3 a 11 anos, são necessários Cartão SUS ou CPF e comprovante de residência para a aplicação da primeira dose. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Já para a D2, D3 e D4 é obrigatório apresentar somente o cartão de vacinação e um documento pessoal.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana