conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande já ultrapassa meta anual de mais de 92% de respostas ao cidadão

Publicado


A melhora no desempenho administrativo e financeiro da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, além da transparência na aplicação dos recursos públicos, possibilitou que o município ultrapassasse – ainda neste primeiro trimestre do ano – a meta do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para 2021 que é de 92,49%, no que tange ao percentual de resposta ao cidadão. O relatório de atividades emitido pela Controladoria Geral já aponta 92,82%, o que significa que o município não só atingiu a meta prevista para o ano todo, como evoluiu na sua forma de gestão e resultados.

Para o prefeito Kalil Baracat, a participação da população local na formulação, sugestão e fiscalização das políticas públicas tem sido essencial para que a administração pública alcançasse essa avaliação positiva, além de atingir, antecipadamente, as metas previstas para este ano. “Os resultados acima provam também que o município está cumprindo com acórdãos estabelecidos com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, garantindo uma melhor prestação de serviços à população”, pontuou.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. A expectativa do órgão fiscalizador, com a implantação do PDI, é de introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

De acordo com o relatório de atividades, a Controladoria Geral do Município – via Ouvidoria – recebeu de janeiro a março, 195 demandas e, destas, apenas 14 tiveram respostas justificadas para a ampliação de prazos ou o prazo para execução do serviço sem uma data definida. 

Dentre as pastas que mais receberam demandas está a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que contabilizou 92 solicitações, destas 89 foram executadas; seguida da secretaria de Saúde com 28 demandas e 21 execuções e a secretaria de Gestão Fazendária, que registrou 28 solicitações, sendo 27 demandas solucionadas.  

O Controlador Geral do município, Edson Roberto da Silva, lembra que 2020 foi um ano desafiador, marcado pela pandemia do novo coronavírus e que 2021 também será um ano de superação. “Mesmo com as questões de saúde pública, Várzea Grande tem conseguido realizar importantes obras em toda a cidade, nas áreas de infraestrutura, educação e promoção social, além de outros setores tão importantes e essenciais à população. A Ouvidoria Cidadã, por meio da Controladoria Geral, tem garantido aos munícipes, o livre acesso à informação, por meio do Portal da Transparência, que ao longo dos anos se efetivou como meio de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal”.

Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, assegura que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Todas as solicitações recebidas por este canal de comunicação são encaminhadas para suas secretarias de origem, que definem as agendas de prioridades, de acordo com os critérios de cada pasta. A secretaria de Serviços Públicos e Obras, por exemplo, destina as segundas-feiras para realizar as ações que foram recebidas pelo órgão, durante toda a semana”.

SERVIÇOS: Os dados sobre o trabalho da Ouvidoria da Prefeitura de Várzea Grande são publicados mensalmente e disponibilizados no link http://ouvidoria.varzeagrande.mt.gov.br/. O atendimento é feito pelo telefone 0800 647 41 42; pelo e-mail: [email protected], ou ainda presencial ou por carta no endereço: Avenida Castelo Branco, nº 2.500, bairro Centro sul, CEP- 78125-700, sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Missa solene celebra 154 anos de Fundação de Várzea Grande e Dia das Mães

Publicado


“É um momento solene e de expressarmos a nossa fé de que venceremos os obstáculos e as adversidades”, disse o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, acompanhado pela primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, pelo vice-prefeito, José Hazama, pelo senador Jayme Campos e a ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, pelo presidente da Câmara Municipal, Fábio Tardin, além de familiares e convidados especiais que participaram da Missa em Ação de Graças pelo Aniversário de 154 Anos de Fundação de Várzea Grande, a ser comemorado no próximo sábado, 15 de maio.

Segundo o prefeito, a pandemia da COVID-19 mudou o modo de vida de todos e passou a fazer parte do cotidiano, sem exceção, e isto tem que ser encarado como um ensinamento que a vida está impondo para que cuidemos mais de nós mesmos, mas não deixemos de cuidar dos outros “pois somente unidos iremos fazer a diferença”, explicou ele, logo após a Coroação de Nossa Senhora da Guia, por ele, e do Menino Jesus, pela primeira-dama.

A Missa Solene ganhou um outro contorno, por também ser comemorado neste segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães. O pároco Tarcísio Camilo Santana, durante a homilia, pregou justamente sobre o amor ao próximo, sobre o amor de mãe e da importância de cada um exercer esse sentimento transformador, especialmente nestes tempos desafiadores da pandemia da COVID-19.

“O prefeito da cidade optou por uma missa junto à comunidade, sem alterar a programação dominical, demonstrando profundo respeito pela liturgia, bem como sua humildade em reconhecer nosso Senhor Deus como a autoridade máxima para os cristãos”, pontuou o sacerdote.

O prefeito Kalil Baracat aponta que faz parte da tradição comemorar o aniversário de Várzea Grande em uma missa de ação de graças. “Apesar da restrição de público, em virtude das medidas de biossegurança contra a propagação do COVID-19, a missa aqui na matriz é tradicional, reúne famílias de várias regiões da cidade e faz parte da nossa cultura. Pedimos a Deus muita saúde, coragem e determinação para trabalhar por nossa cidade”, comentou o gestor municipal, reforçando o que o Estado é Laico, mas a grande maioria das pessoas professa sua religião, cada um com sua fé e esse sentimento tem o poder de nos fortalecer na luta contra este momento, que exige união e, principalmente, afeto e atenção redobrada com nossa família e com a família dos demais.

Kalil também parabenizou as mães pela data, reconhecendo o esforço de muitas mulheres que são mães e pais, ao mesmo tempo, e persistem para dar aos seus filhos as melhores oportunidades. “Várzea Grande é uma terra de mulheres fortes, como foi a minha avó, professora Sarita, uma mulher à frente do seu tempo, do qual me orgulho e sigo seus exemplos na política: hoje sou prefeito desta cidade, na qual nasci”, relembrou ele, acrescentando sua gratidão pela mãe Cleonice Baracat, que direcionou sua educação, e sua admiração pela esposa, a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, mãe da Angelina e do João.

“Sou uma pessoa agraciada por ter sempre sido encaminhado por grandes mulheres, inclusive pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, a quem estou tendo a honra de suceder, e porque não dizer de amigos sempre presentes e prontos a nos ajudar a governar, em ajudar Várzea Grande, Mato Grosso e o Brasil, como o senador Jayme Campos e o ex-governador Júlio Campos”.

Para a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, a celebração religiosa envolve diversos significados: a fé, a união e o amor pelo próximo. “E sendo hoje Dia das Mães, o domingo ganha uma conotação ainda mais especial. Eu acredito que é a mãe que nos impulsiona, que encoraja o filho e eu sei que Várzea Grande é berço de mulheres assim, corajosas e inspiradoras”.

Moradora do bairro 7 de maio, a jovem Thaynara Costa, 24 anos, agradeceu a Deus pela experiência da maternidade. Mamãe de Theo, dois meses, ela cresceu participando do projeto de cultura de paz, Cáritas. “Eu amo minha cidade e sou orgulhosa por fazer parte de um projeto social em meu bairro. Peço a Deus que continuemos no caminho da prosperidade e que logo tenhamos a população inteira vacinada contra a COVID-19”, disse ela.

A ex-prefeita Lucimar Campos, que participou da missa ao lado do senador Jayme Campos, destacou a vocação da cidade em acolher as pessoas, independente de onde nasceram. “Várzea Grande é uma cidade acolhedora, de pessoas de bem, unidas em prol de algo maior, que é o desenvolvimento. E hoje, Dia das Mães, o meu carinho pelas mães deste município, mulheres que se desdobram em várias funções e com muito amor no coração”.

Aos 75 anos, a senhora Evanir Macaúba comentou sua devoção em Nossa Senhora da Guia, o carinho pela cidade e sua confiança na gestão pública. “Recebi a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e agradeço a Deus pela minha saúde, dos meus filhos, netos e bisnetos. Sinto que minha cidade cuida de seus moradores e a campanha da vacina é uma prova disso. Hoje nesta missa, tenho a agradecer e pedir proteção a todos os várzea-grandenses”.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, foram os escolhidos para no ato final da cerimônia religiosa coroar Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade em um momento marcante e cheio de emoção.

Continue lendo

Várzea Grande

Kalil Baracat entregará R$ 15 milhões em obras e anuncia novo Pronto Socorro para Várzea Grande

Publicado


Duas obras marcaram o início das festividades em comemoração aos 154 anos de Fundação de Várzea Grande, a segunda maior cidade de Mato Grosso e a 97ª maior população do Brasil. A iluminação e ciclofaixa da Estrada da Guarita ou Avenida Aleixo Ramos, uma das principais artérias do trânsito entre a Capital e a cidade industrial, e o Miniestádio Edmir Ragazzi Júnior, anexo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Wilson Sodré Farias, revitalizado no ano de 2020.

Essas obras fazem parte de um pacote de medidas implementados pela administração Kalil Baracat e José Hazama, e visam manter aquecida a economia local, além de preparar a cidade para a retomada de suas atividades, assim que os efeitos da pandemia da COVID-19 passarem.

“Tenho reafirmado minha convicção de que estamos no caminho certo e tomando as medidas necessárias para atender as demandas de Várzea Grande e de sua gente, tanto que estamos realizando entregas sem festas, respeitando as regras de biossegurança por causa da pandemia, mas não deixando de procurar meios e maneiras que manter a economia girando, o emprego em alta e os benefícios para a cidade e sua população”, explicou o prefeito.

Ele lembrou que cada obra ou ação tem sua representatividade perante a população, que utiliza de forma mais efetiva ou esporadicamente, mas todas são fundamentais, como a iluminação em LED da Estrada da Guarita, demanda ainda a Rodovia Mário Andreazza, que é acesso ao Sul e Norte de Mato Grosso e do Brasil. Essa obra ainda agregou uma ciclofaixa para os amantes da vida saudável que podem andar a pé ou de bike (bicicleta) e terão a presença constante da Guarda Municipal para monitorar o trânsito.

Já o Miniestádio Edmir Ragazzi Jr, anexo ao CMEI Wilson Sodré Farias, ainda tem em seu complexo equipamentos de academia de ginástica ao ar livre e a utilização do campo de futebol, que atenderá também os alunos do CMEI. “É muito reconfortante ver o nome de um filho querido, que Deus levou para perto de si, ser reconhecido por amigos”, disse a mãe do homenageado, Maria das Graças Metello.

A programação de 14 dias de aniversário da cidade segue até o dia 21 de maio e totalizará R$ 15,015 milhões em obras e serviços finalizadas e entregues à população várzea-grandense. Atualmente, Várzea Grande executa um pacote de 115 obras públicas com investimentos totais de R$ 165 milhões de recursos próprios, estaduais e federais. 

“Fui eleito pela população várzea-grandense, tenho compromissos assumidos e não vou correr deles. Com apenas quatro meses de trabalho, estamos entregando obras estruturantes e importantes, contamos também com o apoio do Governo do Estado, da Câmara Municipal de Vereadores e das bancas estaduais e federais para trazer recursos para Várzea Grande. Esta é a primeira de muitas obras que iremos entregar aos várzea-grandenses”, declarou o prefeito Kalil Baracat, assinalando que conhece os problemas que mais afligem a população como a questão da água e do saneamento básico, cujas soluções estão avançando.

“Tenham a certeza e a convicção de que iremos avançar na solução deste problema que demanda tempo e investimentos, mas não vão faltar disposição e determinação para superarmos junto com a população a questão da água, mas de forma transparente, eficiente e equilibrada em relação ao custo destes investimentos”, disse Kalil Baracat. 

Segundo dados do secretário de Serviços Públicos, Breno Gomes, a nova rede de iluminação executada em toda extensão da via pública Aleixo Ramos ganhou 110 postes e 330 luminárias em LED, além de novas sinalizações horizontais e verticais que também beneficiaram a ciclovia. “São investimentos de cerca de R$ 1.155 milhões, que vão trazer segurança aos moradores da região e aos motoristas que trafegam por aqui. Pois este já é um novo corredor de acesso à capital Cuiabá, que ajuda a desafogar o trânsito da Ponte Nova, da Avenida da Feb e da Avenida Paraná”, explicou Breno Gomes.  

Durante a entrega, Kalil Baracat anunciou a construção de um novo hospital e pronto-socorro para o município, que terá aporte financeiro de emendas federais do senador Jayme Campos e estaduais do deputado federal Carlos Bezerra, além do apoio do governador Mauro Mendes e dos deputados estaduais, capitaneados pelo deputado Eduardo Botelho, além de fazer o anúncio de investimentos em infraestrutura em pavimentação, saneamento básico e para solucionar o problema de abastecimento de água no município. 

Também confirmou as obras de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no  Residencial José Carlos Guimarães e região, que vem crescendo de forma acelerada por causa de outros investimentos, como o Parque Tecnológico que fica próximo na região do Chapéu do Sol.

“Quando procurei pelo senador Jayme Campos e pelo deputado Carlos Bezerra, o apoio para construir um novo hospital e pronto-socorro foi imediato. Assim como também buscamos o senador Wellington Fagundes, que destinou R$ 5 milhões de emenda para pavimentação asfáltica”, disse ele, acrescentando que só neste ano, Várzea Grande recebe um investimento de R$ 74 milhões para saneamento básico, infraestrutura urbana e pavimentação asfáltica. 

“São 23 milhões na estação de tratamento de água, onde já foi medido o investimento de mais de R$ 10 milhões de recursos próprios do município, no qual a ex-prefeita Lucimar deixou em caixa para ser usado nessa obra. E foi aprovado pela Câmara Municipal um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, que permitirá o investimento de R$ 24 milhões para a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Santa Maria, o qual beneficiará quase 90 mil pessoas da região. E, R$ 50 milhões para infraestrutura, urbanização e asfaltamento dos bairros da cidade”, detalhou o gestor.

O chefe do Executivo Municipal também foi enfático ao afirmar que irá combater as perdas de água tratada no município, que atualmente chega a um quarto da produção. “Uma cidade como Várzea Grande com 300 mil habitantes precisa de uma produção de 600 litros de água tratada por segundo. E hoje produzimos 800 litros de água por segundo, ou seja, 200 litros por segundo a mais que são desperdiçados na rede de distribuição e não chegam até à torneira da população”. 

O senador Jayme Campos afiançou as palavras do prefeito Kalil Baracat, confirmando o anúncio de recursos federais para a construção de um novo hospital e pronto-socorro para a cidade como para os investimentos em água, esgoto e asfalto novo. “A prefeitura de Várzea Grande é uma das gestões com melhor saúde financeira do país. Isso significa que além de dinheiro em caixa, possui capacidade para contrair novos empréstimos. Tenho fiscalizado de perto as obras de asfaltamento e de saneamento, e, muito em breve todos viverão uma nova realidade. Apoiamos o prefeito Kalil Baracat e vemos que ele caminha para ser o maior e melhor prefeito que Várzea Grande já teve”, disse o senador.

Jayme Campos sinalizou ainda que não se trata de um caso atípico e sim de ter feito a escolha certa ao defender o nome de Kalil Baracat para prefeito de Várzea Grande. “Ele tem compromisso com a cidade e sua gente. Você sente que ele tem, sob os ombros, toda uma história política da avó, Sarita Baracat, e do pai Nico Baracat, que foram importantes e fundamentais na consolidação de nossa Várzea Grande. Eu não tenho dúvidas que assim como Lucimar Campos, Kalil Baracat será um dos melhores prefeitos de Várzea Grande e continuará com uma gestão exitosa e de resultados para a cidade e sua população e, no que depender de mim e da Lucimar, pode contar que estaremos ao seu lado, pois sabemos de sua dedicação e honradez”.

Já a ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, presente a inauguração do Miniestádio Edmir Ragazzi Jr, sinalizou como fundamental o apoio que o prefeito Kalil Baracat tem recebido dos parlamentares e do Governo do Estado e frisou que todos estarão ao lado dele para o que for melhor para Várzea Grande, pois todos tem amor pela cidade e respeito por sua gente merecedora de dignidade no tratamento.

“Todos sabemos que existem problemas e que eles serão vencidos e superados, como muitos foram nos últimos anos e agora Kalil Baracat está trabalhando de forma firme e decidida na solução dos mesmos, pois não falta a ele perseverança, dedicação e competência”, frisou Lucimar Sacre de Campos, lembrando que uma gestão não se faz apenas com bonitas palavras e grandes obras, mas sim, com um conjunto de medidas responsáveis e equilibradas, qualidades que sobram ao novo prefeito.

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, também afirmou  que a Assembleia Legislativa e todos os 24 deputados têm um olhar diferenciado para a Baixada Cuiabana, precisamente por Cuiabá e Várzea Grande,  que acabam sendo referência para uma série de necessidades da população de outros municípios, como na área de saúde.

“Temos demonstrado, na prática, que o Poder Legislativo tem viabilizado políticas públicas, facilitando a atuação do Governo Mauro Mendes e de todos os prefeitos, como Kalil Baracat, que tem superado todas as expectativas ao manter um ritmo acelerado de realizações, mesmo no início do mandato, não ficando a desejar para nenhum  outro gestor público. Sabemos que é muito difícil superar a gestão de Lucimar Campos, mas não se trata de superar e sim de continuar mantendo uma gestão resolutiva para os problemas da população e para o crescimento de Várzea Grande. É bonito ver a dedicação e o esforço de um jovem político realizador como Kalil Baracat”, disse Eduardo Botelho.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana