conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande intensifica vacinação contra sarampo nos meses de outubro e novembro

Publicado

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo prevê atualização da vacina tríplice viral em carteira de vacinação de crianças com idade entre 06 meses e menores de 05 anos e adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. Para a faixa etária de crianças as vacinas estão disponíveis entre os dias 07 de outubro a 25 de novembro, e para jovens adultos entre os dias 18 de outubro a 30 de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, através da Vigilância Epidemiológica, intensifica nestes meses de outubro e novembro a vacinação contra o sarampo no município. O objetivo é alcançar a cobertura anual de imunização de 95% das duas faixas etárias. A ação segue campanha nacional de intensificação contra a doença.

“Todas as unidades de saúde do município estão participando desta Campanha Nacional que será feita de forma seletiva para crianças e jovens adultos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país”, explica o secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, ressaltando que “a vacinação será feita através da tríplice viral que imuniza não somente contra o sarampo, mas também contra a rubéola e a caxumba”, disse.

Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano, o Brasil já registrou 5.346 casos de sarampo. Porém o estado de Mato Grosso e o município de Várzea Grande se mantêm sem nenhum caso confirmado da doença. “A maneira mais eficaz de se evitar o sarampo é através da vacinação da Tríplice Viral. Mesmo que Várzea Grande não tenha registrado nenhum caso de sarampo é preciso estar atendo uma vez que estamos falando de uma doença que pode levar a óbito. Mesmo assim as pessoas viajam para outros estados e é preciso estar imune”, alerta o secretário municipal de Saúde.

Leia Também:  Evento esportivo ganha adeptos e alia saúde e turismo

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina Silva de Moura, a Campanha Nacional de intensificação contra o sarampo, é voltada às duas faixas etárias e serão priorizados aqueles que estão em situação de vacinação desatualizada. “Esta campanha não é voltada para doses extras, mas sim para aquelas pessoas que ainda não se imunizaram contra o sarampo. Por isso, o ideal é levar a carteira de vacinação para que o profissional de saúde verifique se a criança ou adulto está imunizado contra o sarampo”, detalha.

Bebês de 06 meses a 01 ano incompletos devem tomar a “doze zero”. Ao completar 12 meses, devem tomar uma doze da tríplice viral e aos 15 meses uma dose tetravalente. Adultos jovens de 20 a 29 anos devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. “Se não está marcada na carteira ou não se lembra, deve procurar uma unidade de saúde e regularizar a situação”, enfatiza Relva Cristina Silva de Moura.

O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações que podem ser fatais, como a pneumonia e a encefalite. “É importante que nossa população esteja vacinada para que a doença não afete a nossa cidade. O munícipe que ainda não recebeu o esquema da vacina deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina ou para tirar dúvida sobre a imunização. O profissional da unidade tem condições de avaliar caso a caso a necessidade da vacinação e o número de doses”, afirma o secretário Diógenes Marcondes.

Leia Também:  Oftalmologia foi o serviço mais procurado na área da saúde no ‘Prati-Cidade’

As unidades de saúde de Várzea Grande estão abertas para a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h15 às 17h.

SINTOMAS DO SARAMPO – Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente uma unidade de saúde.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel; não compartilhar copos, talheres e alimentos; procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos; sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados; manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados; evitar contato próximo com pessoas doentes; e, tomar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Inaugurada pavimentação asfáltica em três bairros do Grande Cristo Rei

Publicado

Mais três bairros de Várzea Grande foram contemplados com obras de asfalto, drenagem, galerias pluviais e meio-fio. Ao todo, 4,5 km de asfalto novo, sendo 1,5 km na 1ª etapa do bairro Joaquim Curvo, 1,5 km no bairro Hélio Ponce de Arruda e 1,5 km no bairro Vila Vitória, todos na região do grande Cristo Rei. Esta é a quarta inauguração do ano referente ao programa de pavimentação urbana onde a Prefeitura Municipal de Várzea Grande está investindo R$ 150 milhões oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e contrapartida do Tesouro Municipal.

Sueli Rodrigues, vice-presidente do bairro Vila Vitória, representou os demais líderes populares na solenidade e afirmou que as localidades existem há mais de 35 anos, mais só agora começam a receber infraestrutura e aparelhos públicos.

“Somente você Lucimar Sacre de Campos que é a mãe de Várzea Grande para olhar por essas comunidades que lutam por melhorias e qualidade de vida”, disse Sueli Rodrigues ressaltando que não poderia deixar de reconhecer também a dedicação do senador e ex-prefeito Jayme Campos sinalizando que o mais importante é o fato deles serem moradores e estarem sempre presentes na solução dos problemas.

Lucimar Sacre de Campos destacou durante a inauguração que vem investindo não apenas em asfalto, mas também em sinalização viária, organização das vias, praças públicas, esporte e lazer, educação com novas unidades escolares e Centros Municipais de Educação Infantil, em saúde com novas unidades de atendimento, programas de assistência social, além de outras áreas com vistas à valorização da sociedade.

“Tudo isso somado representa um grande avanço para a qualidade de vida para a família várzea-grandense, para o homem e a mulher trabalhadora da nossa terra, para cuidar dos idosos, em benefício dos nossos jovens e crianças, enfim para o desenvolvimento de toda a cidade. O nosso principal compromisso é com a população”, afirmou a gestora ao discursar e cumprimentar os amigos e moradores.

“Somente você Lucimar Sacre de Campos que é a mãe de Várzea Grande para olhar por essas comunidades que lutam por melhorias e qualidade de vida”

“Esse é mais um compromisso assumido e cumprido pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. Há poucos dias realizamos outras ações aqui, como a inauguração da ‘Via 31 Esportiva’, uma creche, o estádio Dito Souza, entre outros. E, sei que não para por aí, vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais a vida da comunidade. Agradeço a todos pela acolhida em favor de todos os servidores da Secretaria de Obras e afirmo que só é importante e gratificante ter um cargo público se conseguirmos dar retorno à população com serviços de qualidade”, disse o vice-prefeito José Aderson Hazama.

Leia Também:  Evento esportivo ganha adeptos e alia saúde e turismo

O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Morais Oliveira, agradeceu a presença dos vereadores na inauguração e disse que eles são fundamentais para a comunidade para interlocução entre comunidade e poder público. “A atual gestão vem se destacando por fazer um forte investimento em equipamentos públicos que promovem qualidade de vida e bem-estar para população. A cada dia que passa a Lucimar Sacre de Campos entrega mais resultados para nosso povo e seguiremos firmes neste ritmo de trabalho para transformar vidas e realizar sonhos que só é possível com a presença dos vereadores que fazem muitas vezes a interlocução junto à sociedade”, declarou.

O vereador Francisco Curvo, representou o Poder Legislativo e falou em nome dos demais pares presentes. “A gestão da nossa prefeita Lucimar Campos é um exemplo nacional de aplicação dos recursos públicos. Com o leque de obras que vêm sendo entregues eleva a autoestima da população. Com certeza é uma gestora que possui apoio incondicional de todos os vereadores de Várzea Grande”, disse.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Viação e Obras, já foram recuperados 71 km de vias públicas do município, sendo 36 km de asfalto novo e 35 km de recapeamento, em 30 bairros da cidade. Além da nova malha viária outros aspectos vêm modificando a infraestrutura da cidade com a pavimentação, são as galerias de águas pluviais que antes não existiam e evitam alagamento nos bairros, a instalação de meio-fio que facilita a construção das calçadas pelos moradores, além da valorização dos imóveis e da geração de oportunidades de trabalho estimadas em 1,5 mil empregos diretos.

 “Nosso objetivo é de trabalhar em conjunto com a população. Tudo vem sendo discutido com a comunidade local de cada bairro beneficiado. Nossos técnicos reúnem os moradores e as lideranças das comunidades, e em comum acordo definem quais ruas são prioridades. Gostaríamos de asfaltar todos os bairros e todas as ruas, mas é necessário verificar as receitas e aplicá-las com zelo e responsabilidade. Não existe bairro que não esteja sendo beneficiado seja no setor de infraestrutura, saúde, educação, lazer, esporte ou assistência social. O Poder Público Municipal hoje se faz presente em toda a Várzea Grande e mais próximo de quem precisa: do cidadão”, afirmou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Leia Também:  Programação festiva marca a entrega do novo “Fiotão” e exalta valores da cultura local

Em Várzea Grande, o programa de pavimentação asfáltica urbana já passou pelos bairros: São Mateus (4km), Vila Artur e Figueirinha (4km), 23 de Setembro (2km), (1,5km) Hélio Ponce de Arruda, (1,5km) Jardim Vitória, (1,5km) Joaquim Curvo, E, já está prevista a inauguração de: 02 km no bairro Cidade de Deus, 1,5 km no bairro Asa Bela,  02 km no bairro Mangabeira ligando o Jardim Imperial à Avenida Mário Andreazza, 2,5 km ligando os bairros Santa Izabel ao Jardim Paula I, 03 km no bairro Jardim Glória I e Jardim Glória II, 1,5km no Jardim Eldourado, e, 4 km no Parque Sabiá.

Também já estão finalizados os recapeamentos nos bairros: Parque do Lago (03km), Jardim Maringá I, II e III (03km), no bairro Santa Luzia (01 km), 23 de Setembro (1km), na Avenida Dom Orlando Chaves (1km), no bairro Mapim (8km), 10 km distribuídos nos bairros Paulo Leite, Jardim Primavera, 05 de Maio, 07 de Maio, 24 de Dezembro e Novo Mato Grosso e, 8 km distribuídos nos bairros Nova Várzea Grande, Ipase e Jardim Imperador.

ELES APROVAM – O aposentado, Gervázio Geraldo Correia, morador da rua Angola no bairro Vila Vitória disse que sempre aguardou que a obra fosse realizada. “É muito importante este asfalto e nós, moradores, sempre vivemos essa expectativa. A prefeita está de parabéns, minha vida com certeza melhorou”, declarou.

Outra moradora da Vila Vitória, região que sempre transita pelas ruas agora asfaltadas e ficou feliz com as mudanças é Lidiane Barros, que mora no bairro desde a sua infância. “É inegável o trabalho de gestão que a prefeita Lucimar tem feito em nossa cidade. O asfaltamento chega para valorizar os imóveis, acabar com a lama e a poeira, manter as vias públicas mais limpas e melhorar a qualidade de vida de todos. Nós temos que enaltecer o trabalho que essa equipe tem feito pelo município”, elogiou.

A comerciante local Aparecida Estrela, 58 anos, é uma das primeiras moradoras do bairro Hélio Ponce e se disse orgulhosa de sua rua ter sido beneficiada. “Este é um sonho concretizado. A loja sempre ficava suja ou era de poeira ou de lama, agora está tudo limpo. Assim que o asfalto passou a primeira coisa que providenciei foi a calçada. A atual gestão está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo”.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Escola municipal Napoleão José da Costa é a quarta a receber o projeto do TJ ‘Sonhos e Letras’

Publicado

A Escola Municipal de Educação Básica ‘Napoleão José da Costa’, no bairro Jardim Marajoara II, foi a quarta unidade escolar de Várzea Grande a integrar o Programa Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande (Jecrim/VG), e assim, ganhar um complexo cultural dotado de biblioteca, brinquedoteca e sala de vídeo, “Sonhos e Letras”. O complexo é fruto de uma parceria entre prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Jecrim/VG e o Tribunal de Justiça do Estado.

As escolas que já integram o Programa são escolhidas pelo grau de vulnerabilidade a que sua população está sujeita. Uma vez implantado o ‘Sonhos e Letras’, ele busca acolher as pessoas em situação de fragilidade, ofertando ações preventivas no combate à violência. “É um programa inovador e de inclusão social. Cada escola tem se transformado em uma estação preventiva e um espaço para que as crianças possam ser crianças e, mais que isso, possam ter condições de se apaixonarem pelo conhecimento. O conhecimento liberta, apresenta novas realidades e os faz entender como devem ser as relações humanas. As escolas selecionadas para abrigar o  Programa Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas estão sediadas em bairros com altos índices de violência, especialmente a doméstica, e temos certeza que esses espaços vão despertar a conscientização das crianças e isso vai ser levado para dentro de suas casas. Estamos formando novos cidadãos, explica a juíza responsável pelo Programa e coordenadora, Amini Haddad de Campos.

Leia Também:  Programação festiva marca a entrega do novo “Fiotão” e exalta valores da cultura local

O projeto-piloto da Justiça Preventiva foi iniciado em 2017, por meio do Tribunal de Justiça, que busca proteger as famílias em vulnerabilidade social ligadas à dependência química das drogas. Além disso, o projeto é consequência de um termo de cooperação técnica entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Várzea Grande. Outras três EMEBs já receberam o complexo “Sonhos e Letras”: ‘Joaquim Cruz Coelho’, Abdala José de Almeida’ e ‘Emanuel Benedito de Arruda’.

O secretário municipal de Educação, Sílvio Fidelis, destaca que a parceria reforça o ensino-aprendizagem das escolas e favorece, sobremaneira, os alunos, pois toda atividade realizada tem como principio o lúdico e estimula o conhecimento. “É uma agregação de valor e conhecimento incomensurável”.

A juíza Amini Haddad enfatizou que os espaços são voltados para fomentar o conhecimento e despertar habilidades e a criatividade intelectual dos alunos. “O projeto busca oferecer para os estudantes, por meio da leitura, do teatro, do cinema, do trabalho artesanal e da dimensão transformadora, novos espaços dialogados para auxílio aos seus horizontes de vida, e assim projetar cada vez mais pessoas nas políticas preventivas. Esta ação é essencial para a formação intelectual das crianças e adolescentes. É uma ponte de construção do saber da vida futura. E tudo isso está sendo possível porque a prefeitura de Várzea Grande que tem um olhar diferenciado, sensível e humanizado sobre nossas crianças, possibilitando que elas cresçam e desenvolvam suas potencialidades racionais, emocionais e intelectuais. Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento humano de cidadãos que serão autores da sua própria história. Temos uma vontade genuína de fazer o bem e fazer bem feito. Hoje sinto-me realizada pessoal e profissionalmente. Obrigado pela oportunidade e parceria”.

Leia Também:  Prefeita Lucimar recebe visita da Bandeira de São Benedito

Na EMEB ‘Napoleoão José da Costa’, o “Sonhos e Letras”, vai atingir de forma direta 536 alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental. A diretora da Unidade, Lilia Gonçalves da Silva, destaca que vários bairros circundam a escola e que a maior parte tem como perfil a vulnerabilidade social, em razão do baixo poder aquisitivo das famílias. “Não tenho dúvidas de que o programa vai estimular hábitos como o de leitura, a curiosidade dos alunos e a partir daí, torná-los mais questionadores e conscientes de seus papéis em sociedade”.

Além do bairro sede da escola, o jardim Marajoara II, frequentam a unidade crianças moradoras dos bairros: Marajoara I, Paula I, Santa Izabel, Itororó, Asa Bela, Nova Fronteira e Paiaguás. 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana