conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger firmam parceria para suporte técnico na Educação

Publicado


Legenda:

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande vai dar suporte técnico na área pedagógica, financeira e de gestão escolar para a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Santo Antônio de Leverger. A parceria foi firmada nesta sexta-feira (19.02) durante visita do secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis e equipe técnica ao município.

O convite partiu da secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer de Santo Antônio, Caroline de Lima, que assumiu a pasta em janeiro deste ano. Professora efetiva da rede municipal de Santo Antônio desde 2015, Caroline de Lima diz que pretende dar uma reestruturada em todos os setores da educação da cidade. “Sabemos que os desafios são grandes, mas esse suporte e essa troca de informações irá nos ajudar muito”.

Acompanhado das superintendentes Pedagógica, Luz Marina Coelho, e de Gestão Escolar, Elizabete Brites Souza, o secretário Silvio Fidelis fez um breve relato da situação educacional da segunda maior cidade de Mato Grosso. “Estamos muito bem organizados, principalmente com relação aos repasses financeiros, nas questões pedagógicas e de gestão escolar e estamos nos colocando à disposição para ajudar no que for preciso. Tenho certeza que podemos contribuir muito”.

O secretário lembrou que as aulas na rede municipal estão previstas para iniciar, de forma remota, no próximo dia 1º março, com atendimento a 28 mil alunos. “Inclusive, na semana passada, já fizemos o primeiro repasse do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) no valor de R$ 1,1 milhão para que as escolas se organizem para esse retorno”.

Conforme destacou Silvio Fidelis, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MT), da qual ele já foi presidente, tem papel fundamental para apoio e suporte às Secretarias Municipais de Educação e Santo Antônio poderá contar com esse suporte também.

O deputado estadual Alan Kardec (PDT), que intermediou a reunião, disse que os dois municípios têm realidades muito parecidas e essa parceria será muito importante para a educação do município de Santo Antônio avançar. “Várzea Grande tem um sistema educacional organizado e com bons Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por isso será um norte para Santo Antônio”, ressaltou o deputado, acrescentando que a Assembleia Legislativa também dará o suporte necessário ao município de Santo Antônio.

Alan Kardec destacou ainda que todo o trabalho e experiência do secretário Silvio Fidelis na Educação de Várzea Grande e como dirigente na Undime irão contribuir e fortalecer ainda mais a parceria.

O secretário de Administração de Várzea Grande, Anderson Nascimento Silva, também participou da visita.

Além da sede da Secretaria de Educação, o grupo visitou também o miniestádio do município e a creche Pingo de Ouro.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Live Interativa discute Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa

Publicado


Com a finalidade de despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho do Idoso, integra a Campanha Nacional “Junho Violeta”, e realiza uma Live Interativa de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa. O evento, na modalidade online, ocorre nesta quinta-feira, 24, às 15h, no canal do YouTube – Rede Digital pela Paz – e nas redes sociais da Secretaria de Assistência Social. Na oportunidade, diversas autoridades debaterão o tema interagindo com o público.

A campanha de enfrentamento à violência contra o idoso é uma ação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e faz parte do “Junho Violeta”, mês de mobilização da sociedade para a proteção das pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Segundo a secretária de Assistência Social, Eliamara Zeferini, o objetivo da live é abordar as medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos. Ela alerta que as principais violências identificadas contra o idoso são as físicas, sexuais, de abuso financeiro ou material, além de abandono e negligência.

“Para o enfrentamento à esse tipo de violência, a rede municipal, por meio de ações dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Conselho do Idoso, não mede esforços para a identificação e resolução desses casos para proteger e salvaguardar a vida das pessoas idosas do município”, destaca a secretária.

A Live terá a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Eliamara Zeferini de Araújo; da delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e do Idoso, Mariell Antonini Dias, a médica especialista em Gerontologia, Leila Auxiliadora José de Sant’Ana e a presidente do Conselho do Idoso, Cilbene Maria Rosa da Conceição.

Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.

A coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG), de Várzea Grande, e Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de Mato Grosso (FECONSEG/MT) são parceiros da iniciativa.

Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande abre pré-cadastro para vacinar lactantes contra Covid-19

Publicado


As mães que amamentam crianças de até um ano começarão a ser imunizadas contra a Covid-19 em Várzea Grande. Na noite desta terça-feira (22.06), foi aberto o pré-cadastro para as lactantes, conforme anunciou o prefeito Kalil Baracat. A inscrição deve ser feita no site oficial da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE, na segunda fase que contempla várias categorias.

Segundo o prefeito, o avanço da campanha de vacinação, abrangendo mais grupos, está vinculado ao recebimento das doses pelo Ministério da Saúde. “Gostaríamos de ter mais velocidade na vacinação e mesmo nos organizando para oferecer estrutura física e atendimento de saúde para vacinar 10 mil pessoas por dia, o volume de doses entregues pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Saúde de Mato Grosso é insuficiente. As lactantes se mobilizaram nas redes sociais e somos sensíveis ao pedido das mães, sempre respeitando as diretrizes de saúde, bem como o Plano Nacional de Imunização. (PNI) “, disse Kalil.

A decisão possui o respaldo da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) que aprovou, durante reunião realizada no dia 11.06, a vacinação contra a Covid-19 de lactantes em Mato Grosso. Dessa maneira, as próximas remessas encaminhadas pelo Ministério da Saúde já terão quantidades de doses pactuadas para este público.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, destacou que a imunização vai alcançar as mães de bebês com até um ano, portanto, no dia da vacinação, ela deve apresentar, além do documento pessoal com foto e carteira do SUS, a certidão de nascimento da criança. “Importante destacar que a cada semana, avançamos ainda mais na vacinação contra Covid-19, planejando e executando ações responsáveis para uma imunização eficiente. Montamos cinco pontos de vacinação, em sistema drive-thru e ponto fixo, além disso, todos os dias têm vacinação em Várzea Grande. Faço um chamamento para a população: ao chegar sua vez de receber a vacina, vá vacinar, não deixe de comparecer e nos ajude a combater a COVID 19”, destacou ele.

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é recomendada a vacinação contra a covid-19 para lactantes. A orientação segue o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), que se posiciona ao afirmar que, se a lactante é pertencente a um grupo no qual a vacinação é recomendada, ela deve ser oferecida. Além disso, a SBP não aconselha a interrupção da amamentação após a vacinação.

SBP destaca o benefício da vacinação da lactante, que é propiciar a proteção contra a Covid-19, diminuindo, portanto, o risco teórico de transmitir a infecção aos filhos destas mães vacinadas. Além disso, o leite materno contém anticorpos (IgA secretora contra o SARS-CoV-2) que poderiam potencialmente proteger o bebê amamentado.

Por sua vez, um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC), realizado pelo Instituto da Criança e do Adolescente, apontou presença de anticorpos em leite de colaboradoras lactantes do HC, imunizadas com vacina contra Covid-19.

Cadastro – Para realizar seu pré-cadastro, a lactante deve acessar o site oficial da prefeitura de Várzea Grande pelo www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE.  Vale destacar a atenção na inserção dos dados e das informações solicitadas, como a digitação de números de documentos, como CPF, Carteira do SUS de Várzea Grande e endereços de e-mail para não conterem erros que impeçam a validação do agendamento pela Secretaria de Saúde de Várzea Grande. A partir de três dias úteis, importante retornar ao mesmo endereço com CPF para confirmar o agendamento e se informar da data, horário e local de vacinação.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana