conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande e IBGE se unem pelo Censo 2020 e abrem até 274 vagas de empregos

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE estão unindo esforços pelo Censo Demográfico 2020 que desenhará um retrato da população e suas características socioeconômicas com dados aprofundados que permitirão um melhor planejamento público para que os recursos sejam aplicados de forma mais racional e atendendo a maior parcela da população com serviços públicos de qualidade e também para que o setor privado defina sua linha de atuação e investimentos de conformidade com o alvo a ser beneficiado e os resultados atendidos.

Além dos benefícios das informações técnicas e realistas do atual momento das cidades, de Mato Grosso e do Brasil, que serão conhecidas através da coleta de dados, além da população e dos serviços públicos e privados, o Censo 2020 abrirá em Várzea Grande vagas através de processo seletivo para 274 novos servidores até o primeiro semestre de 2020.

“Temos muita convicção da importância do Censo 2020 e do trabalho do IBGE em prol do Brasil, dos Estados, dos Municípios, do setor empresarial e comercial, produtivo, enfim, de todos, pois quem detém o conhecimento consegue aplicar melhor os recursos, otimizar os investimentos e atender um maior número de pessoas. Para o poder público e para a iniciativa privada, os levantamentos permitem estratégias de investimentos e de novos negócios visando o sucesso, por isso somos parceiros e iremos ajudar naquilo que foi possível neste trabalho que é importantíssimo para Várzea Grande, para Mato Grosso, para o Brasil e para a população”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Leia Também:  Prefeitura intensifica fiscalização do descarte irregular de lixo e entulho

Lucimar Campos se reuniu com a direção do IBGE de Mato Grosso, liderados por Millane Chaves, chefe da Unidade Estadual do IBGE, Renata Bortoletto, Coordenadora do Censo 2020, Douglian Neves, Técnico de Pesquisas e Silvio Pimentel, coordenador da Base Territorial, acompanhada pelos secretários municipais, de Governo, Kalil Baracat, de Planejamento, Edson Silva; de Gabinete, Adriana Corrêa da Costa, da secretária-adjunta de Educação, Benedita Ponce e do vereador Jânio Calistro.

Já quanto ao processo seletivo para o Censo 2020, Millane Chaves explicou que além da oportunidade do novo emprego, estes novos servidores serão essenciais para o processo de coleta de dados que formalizará o relatório definitivo do Censo 2020 que nada mais é do que um raio-x da realidade do país, Estados, Municípios e setores economicamente ativos.

Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa, pois significa percorrer cerca de 8 milhões de quilômetros quadrados, visitar 5.570 municípios, entre eles Várzea Grande e aproximadamente 71 milhões de domicílios.

“Estamos realizando a Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo, pois elas permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo, em aspectos como o fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local, auxílio na divulgação do processo seletivo para contratação de mão de obra e na montagem dos postos de coleta e oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território”, disse Millane Chaves sinalizando que o trabalho das reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e sobre as suas características, “pois colaborar com o Censo é um exercício de cidadania”, disse a chefe da Unidade Estadual do IBGE.

Leia Também:  Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre a importância da amamentação

Até o próximo dia 15 de outubro, estarão abertas as inscrições para dois cargos de CCS – Coordenador Censitário Subárea em Várzea Grande com remuneração de R$ 3.100,00 e outros benefícios.

Para o início de 2020 serão mais 33 vagas e depois outras 239 vagas para recenseadores.

“Reafirmo meu entendimento a importância do Censo 2020, pois muitas pessoas não sabem, mas a partilha dos recursos federais através do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, feito pelo Governo Federal vem com base no número de população e eleitores de um determinado município. Então as informações do Censo são essenciais para que a própria gestão municipal saiba aonde é melhor investir determinados recursos, como a construção de unidades escolares e de saúde pública para atender o público”, disse a prefeita determinando que os secretários além do apoio prestem as informações para que todos os moradores de Várzea Grande sejam contabilizados e entrem para as estatísticas econômicas e sociais da cidade.

Por: Da Redação – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Escolas podem se inscrever para participar do Programa ‘Aluno-Vereador’

Publicado

Lançado nesta quinta-feira, 17, na Escola de Educação Básica – EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, no bairro 15 de maio, o Programa Estudantil ‘Aluno-Vereador’, vai permitir aos estudantes do 5º ao 9º ano e professores, elaborar propostas para a Câmara Municipal, concorrendo a premiações e certificações para alunos e escolas vencedoras.

Instituído pela Câmara Municipal de Várzea Grande, em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Programa Estudantil ‘Aluno- Vereador’ está com inscrições abertas para que estudantes da rede pública e privada participem, criando propostas que poderão se tornar Projeto de Lei. As duas propostas classificadas e convertidas em lei irão ser premiadas com a quantia de mil reais para o aluno e para o professor orientador. Também serão entregues certificados para as escolas campeãs e o 'Certificado Aluno-Vereador' para os estudantes vencedores.

Segundo o idealizador do programa, vereador e presidente da Câmara Municipal, Fábio José Tardin (DEM), o objetivo é estimular professores e alunos para participarem do programa, não apenas pelo prêmio ofertado, mas pela interação com os princípios da cidadania, democracia e futuro da cidade. “Nossos alunos terão a oportunidade de contribuir, elaborando propostas de leis que venham melhorar a vida das pessoas e o dia a dia da cidade de Várzea Grande. Conto com vocês!”, declarou Tardin.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis destacou como importante a proposta do programa para a democracia, frisando que os estudantes estão cada vez mais interessados no momento político-social do país e mais estimulados a contribuir com ideias que podem de alguma maneira melhorar a qualidade de vida no meio onde vivem. “Esta é uma boa oportunidade para que nossos jovens contribuam com suas opiniões e sugestões, e participem da vida política do seu município. Será um aprendizado para toda a vida”, afirmou.  

Leia Também:  Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre a importância da amamentação

As escolas interessadas poderão inscrever-se pelo site da Câmara Municipal de Várzea Grande http://www.camaravarzeagrande.mt.gov.br/ ou pelo whatsapp: 65-99304-4765. As inscrições também foram disponibilizadas na sede da Câmara Municipal, situada na Avenida Alzira Santana, 1741, bairro Água Limpa, em horário de expediente das 7h às 13h.

Segundo o regulamento, os projetos cadastrados serão avaliados pela Comissão Julgadora e pela Mesa Diretora, que deverão escolher duas propostas: uma de nível fundamental (5 º ao 9º ano) e outra de nível médio. O Julgamento e a seleção ocorreram no período de 02 a 06 de dezembro de 2019 e a sessão de apreciação ocorrerá no dia 11 ou 18 de dezembro de 2019.

Os projetos escolhidos serão encaminhados pelas escolas para a Mesa Diretora com prévia concordância desta e protocoladas para o trâmite legislativo nos termos regimentais, e em seguida votados pelo Plenário. Durante a sessão de apreciação dos projetos oriundos do programa, a Mesa Diretora poderá oportunizar a palavra ao aluno expor sua proposta. Em caso de aprovação, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo.

COMISSÃO JULGADORA – a Comissão Organizadora e Julgadora do Projeto 'Aluno-Vereador' que atuará como apoiador do Programa é formada pelos servidores Santana Ferreira dos Santos, Aércio Gusmão Martins e Joselina Maria da Silva tendo como apoio o Procurador do Município, Dr. Thiago Coelho da Cunha, da servidora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luz Marina Coelho e das servidoras da Câmara, Rute Merle dos Santos Costa Pizza e Aline Pascoin de Campos, da Secretária-Geral da Casa de Leis.

Leia Também:  Secretaria de Meio Ambiente tem ponto de coleta voluntário para a reciclagem de óleo de cozinha

COMO FAZER:

1 – Verifique se a sua escola já se cadastrou ao programa. Se ainda não, peça para se cadastrar no site www.camaravarzeagrande.mt.gov.br. As propostas de projetos de lei também poderão ser encaminhadas pelo WhatsApp 65-99304-4765 ou pessoalmente na Câmara dos Vereadores em horário de expediente das 7h às 13h. Caso a escola pretenda encaminhar todas as propostas em uma única remessa, poderá agendar com a Comissão o recebimento do lote de propostas na própria escola. Para tanto deverá agendar a entrega do material através do WhatsApp.

2 – Peça uma cópia do material na Diretoria da sua Escola ou imprima diretamente do site da Câmara e leia todo o seu conteúdo.

3 – No formulário 'Proposta de Projeto de Lei' preencha com os dados do aluno, do professor/orientador e do responsável legal do aluno; no espaço 'proposta' o aluno deverá escrever de próprio punho sua sugestão de uma lei para o município que, em sua opinião, possa melhorar a vida das pessoas e o dia a dia da cidade de Várzea Grande.  No item do formulário: 'Justificativa' o aluno deverá escrever os motivos da sua proposta.

4 – Os critérios para avaliação são: Inovação (0-10) pontos; Criatividade (0-10) pontos; Interesse Público (0-10) pontos; Alcance Social (0-10) pontos; Redação (0-10) pontos. “Resumindo, a ideia nova e inteligente, que atinja cada vez mais o interesse do povo e que seja bem elaborada (texto e gramática) permitirá ao concorrente ter mais chances de classificação. As inscrições para o Programa ‘Aluno-Vereador’ se encerram no dia 29 de novembro”, alertou Fábio Tardin.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Procon/VG  apreende em um ano mais de 1 tonelada de alimentos impróprios para consumo

Publicado

O Procon de Várzea Grande apresenta balanço das atividades de agosto de 2018 a agosto de 2019. Entre as ações, destaque para a mudança da sede do Procon que resultou em uma economia com aluguel de 100%, ganho de espaço físico, estacionamento exclusivo para consumidores, ótima localização e melhoria do ambiente de trabalho para os servidores. Vale ressaltar que neste período  de fiscalização foram retirados de circulação mais de uma tonelada de produtos impróprios para consumo da população.

A coordenadora do Procon/VG, Carolina Ribeiro fez uma apresentação de todas as ações e investimentos que o órgão tem feito ao longo do ano 2018/2019.  Com destaque para as melhorias administrativas que estão sendo impetradas no Procon, no intuito de melhorar o atendimento a população. Desde reformas estruturais a investimentos em qualificação dos servidores. Também destacou o trabalho de educação consumerista junto aos consumidores e fornecedores, além de ações educativas junto as crianças e adolescentes das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município.

Conforme dados do Procon, o órgão promoveu em setembro/2019, ação fiscalizadora em todas às agências bancárias do município de Várzea Grande. Na oportunidade, a equipe disponibilizou cópia da Lei Municipal nº 1.386/1994, artigo 51, alterada pela Lei Municipal nº 2.757/2005, com a finalidade de conscientizar as instituições bancárias, para que o tempo de atendimento seja de no máximo 15 minutos em dias normais e de 30 minutos para véspera e um dia após feriados.

No Black Friday de 2018, o órgão averiguou a precificação das mercadorias a fim de evitar possíveis irregularidades ou fraudes durante o evento. Foi realizada a amostragem dos valores em diversos estabelecimentos comercias de venda de eletrodomésticos, atacados varejistas, lojas de departamentos entre outros segmentos comerciais.  

Leia Também:  Primeiro dia de competição, atleta de Várzea Grande se classifica para fase nacional dos Jogos Escolares

Durante o período que compreende entre Agosto de 2018 à Agosto de 2019 foram recebidas diversas denúncias de supostas práticas de não conformidade com a legislação consumerista.

“Foram realizadas diversas diligências em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal de Várzea Grande, Corpo de Bombeiros Militar e a Central de Flagrantes da Polícia Judiciária Civil  de Várzea Grande. Nesta ação foram encaminhadas diligências em estabelecimentos do ramo varejista de alimentos e supermercados, onde foram analisados presença de produtos sem informações sobre o prazo de validade, precificação dos produtos exposto na área de vendas, oferta enganosa/ propaganda enganosa e, ou abusiva, entre outros. Nesta operação, foram encontrados alimentos impróprios para o consumo e produtos fora do prazo de validade, os quais foram apreendidos na fiscalização”, explica a coordenadora.

De acordo com a coordenadora, os produtos impróprios para o consumo foram apreendidos e lavrado o auto de apreensão pelos fiscais e pelo representante do fornecedor ou preposto. “Na ocasião, foi constituindo o mesmo como fiel depositário, com a responsabilidade em proceder ao recolhimento, armazenagem e destruição dos produtos impróprios ao consumo. Em 08 meses de fiscalização foram retirados de circulação mais de uma tonelada de produtos impróprios para consumo”, frisou.

No que tange a fiscalização orientativa, foi constatado a necessidade dos fornecedores se adequarem ao disposto na legislação consumerista de âmbito Federal, Estadual e Municipal.  “O Procon/VG compareceu aos estabelecimentos do município para levar orientações de fixar nas dependências do estabelecimento, em local visível, os nomes, os endereços e os telefones dos órgãos públicos de defesa do consumidor conforme descrito no Art. 1º da Lei Estadual Nº 7.484/2001.O fornecedor foi  orientado a manter em local visível e de fácil acesso ao público o Código de Defesa do Consumidor, conforme descrito no Art. 1º da Lei Federal Nº 12.291/2010. É também a  disponibilização de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor no estabelecimento. A partir de Agosto de 2019, as fiscalizações orientativas foram numeradas e integradas ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), e os fornecedores são notificados para que tomem conhecimento dos fatos”, explica Carolina Ribeiro.

Leia Também:  Arte em origami ensina sobre preservação ambiental nas escolas de Várzea Grande

O projeto Procon na escola tem a finalidade de informar os alunos da Rede Municipal de Ensino sobre os direitos e deveres do consumidor. No primeiro semestre de 2019 o projeto atendeu mais de 3 mil alunos no projeto de conscientização acerca das práticas de consumo.

Na “Semana do Brasil”, ocorrida de 06 a 15 de setembro de 2019, nos estabelecimentos do município foi solicitada a abertura do procedimento administrativo para a realização de amostragem dos preços de eletrodomésticos comercializados antes e durante o período promocional nas lojas de eletrodomésticos localizados na Avenida Couto Magalhães e nas lojas de calçados localizadas no Várzea Grande Shopping,  a fim de inibir supostas práticas de fraude e/ou publicidade enganosa aos consumidores.

Ao finalizar a prestação de contas, a coordenadora do Procon falou sobre a importância do consumidor procurar o órgão sempre que se sentir lesado, e da conscientização das empresas em respeitar o consumidor várzea-grandense. “O princípio número um do Procon/VG é a informação. Somos advogados do consumidor e atuamos em defesa dos seus direitos”, concluiu.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana