conecte-se conosco


Geral

Várzea Grande dá posse a mais 139 aprovados no concurso da Educação; convocação deve ser concluída em 2020

Publicado

Com os novos empossados nesta segunda-feira, 80% dos aprovados já tomaram posse [F- Luiz Felipe]

A Prefeitura de Várzea Grande já empossou 80% de todos os aprovados no último concurso público realizado em 2018 para a Educação Pública. De um total de 1.090 aprovados, 865 foram convocados e empossados, restando 225 a serem chamados para assumirem suas funções até o primeiro trimestre de 2020 com a inauguração de novas unidades escolares.

Das oito funções que estavam previstas no Concurso Público para a Educação Municipal, quatro já zeraram a convocação dos aprovados, sendo 355 cargos de professores para Ensino Infantil e Fundamental; 158 cargos de Técnico de Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar; 67 Técnicos em Nutrição Escolar, 25 Agentes Administrativos.

Nos demais quatro casos, dos 187 aprovados para Técnico de Desenvolvimento Infantil – TDI, 90 foram convocados; dos 176 aprovados para Técnico de Desenvolvimento Educacional Especializados – TDE, 110 foram convocados; 90 aprovados para Técnico de Manutenção e Segurança da Infraestrutura Escolar, 40 foram convocados e 31 estão em exercício e por fim de 32 aprovados para o Transporte Escolar, 20 foram convocados.

Em solenidade das Secretarias Municipais, de Administração; e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram concluídas às assinaturas dos termos de posse dos aprovados no Concurso Público para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na função de Docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Professor). As 355 vagas disponibilizadas no edital 001/2017 foram preenchidas com a convocação dos últimos 39 profissionais de nível superior.

A cerimônia de posse foi realizada no Espaço de Formação de Várzea Grande – Anexo II, e contou com a presença da prefeita Lucimar Sacre de Campos, do senador Jayme Campos, de secretários municipais e familiares dos concursados.

Além dos professores foram empossados ainda os aprovados na função de Técnicos de Desenvolvimento Infantil, Técnico de Desenvolvimento Educacional e Especializado, Agente Administrativo, Técnico de Manutenção e Segurança da Infraestrutura Escolar, Técnico em Nutrição Escolar, Técnico de Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar e Técnico de Suporte Administrativo Educacional (Transporte Escolar).

Leia Também:  Sem perspectiva de conclusão do VLT, propostas para o transporte coletivo de Cuiabá serão discutidas na ALMT

“Nada é mais sagrado para um chefe de família do que ter meios para prover o sustento daqueles que lhe são caros. Essa cerimônia é um passo marcante na carreira destes profissionais aqui presentes, a posse em um concurso público, e em especial na área de Educação. Várzea Grande realizou o maior concurso público da atualidade para mais de 2,5 mil cargos, sendo que somente na Educação foram aprovados 1.090 aprovados dos quais 865 já foram empossados com a inserção destes 139 funcionários que a partir de hoje passam a ser de fato e de direito, servidores do Poder Público Municipal”, destacou a prefeita Lucimar Campos.

A gestora disse ainda que os servidores públicos são a mão do poder público e que leva serviços de saúde, de educação, do social e até mesmo de obras em prol de todos, por isso sou agradecida pela parceria e pelo respeito mútuo que existe na relação Poder Público e Servidores, cada um cumprindo o seu papel na construção de uma Várzea Grande que seja melhor para toda a gente.

O secretário de Educação, Silvio Fidelis, lembrou que o Concurso Público foi realizado no primeiro semestre de 2018 e que tem pouco mais de um ano de vigência, quando a sua validade é de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. “Isso representa dizer que 80% dos aprovados já foram convocados para assumir suas unções como servidores, condições esta conquistada nos méritos e conhecimentos que cada um expôs no seu concurso. Teremos mais uma etapa a ser concluída em janeiro de 2020, quando serão novos servidores serão empossados para assumir atividades desenvolvidas nos centros infantis”, anunciou.

O senador Jayme Campos destacou que o serviço público é uma profissão de respeito e que merece ser valorizada. “Além da estabilidade funcional, os servidores da Prefeitura Municipal têm salário em dia e a valorização profissional. Posso afirmar que muitas pessoas gostariam de ter a mesma oportunidade que vocês estão tendo agora, de estar ingressando no poder público e por meio de um concurso público. Que todos possam caminhar juntos em busca do fortalecimento do papel que cada um desempenha no setor da Educação, principalmente, aos professores que participam ativamente na formação do aluno como ser humano e cidadão íntegro e relevante dentro da sociedade”, acrescentou.

Leia Também:  Órgãos estaduais estarão fechados durante feriado de Corpus Christi

O secretário de Administração, Pablo Gustavo Moraes Pereira, lembrou que todas as áreas da gestão pública participaram do concurso que está paulatinamente convocando os aprovados e ou classificados para assumirem suas funções e desempenharem um bom serviço em prol de Várzea Grande e de sua gente.

Já para o representante da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Ícaro Reveles (PSB), além da oportunidade do emprego e da renda, ganha a cidade, ganha a população e principalmente o serviço público com pessoas comprometidas que gostam da cidade e de sua gente e, portanto, “vão se dedicar ainda mais por suas profissões mas também por Várzea Grande e sua população”, disse o parlamentar.

Mais que estabilidade funcional, Ariana Carla Figueira da Silva, que tomou posse como professora, quer poder contribuir para o fortalecimento da Educação e compartilhar experiências, não somente como pedagoga, mas atuar de forma mais ampla uma vez que a docente também tem formação em artes cênicas. “Aliar ensinamentos teóricos sem perder a forma lúdica também é uma forma de ensinar”, comemorou a concursada.

Stela Oliveira Capobianco Poleto, que tomou posse como Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI), disse que é a primeira vez que passa em um concurso público e está animada para começar a trabalhar. “Vou me dedicar ao trabalho, sem perder o fogo em outros concursos uma vez que sou professora de química, e tenho esperanças de no futuro atuar dentro da minha formação”, completou.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Geral

Onça capturada em residência de Cáceres é solta novamente na mata

Publicado

Uma onça parda que foi retirada de dentro de uma residência, no bairro Cavalhada, em Cáceres, foi capturada sem ferimentos e solta em uma região de mata. A ação ocorreu de forma conjunta entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Cáceres, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Juizado Volante Ambiental (Juvam) ,Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de Cáceres.

Toda a ação foi acompanhada pelos médicos veterinários Ederson Viaro e Reginaldo Bicudo, que auxiliaram na retirada do animal. Eles realizaram o procedimento de captura por meio de dardos anestésicos para longas distâncias.

“Após 20 minutos o animal estava sedado e foi acondicionado em uma jaula para ser solto novamente na natureza. É um macho entre 45 e 50 kg e com idade entre 18 e 24 meses. Ele estava em perfeito estado de saúde, sem escoriações ou lesões aparentes, bem hidratado, sem febre, sem ectoparasitos”, explicou Ederson Viaro, que se deslocou de Lambari D’ Oeste para ajudar na operação.

Leia Também:  Marido acusado de matar mulher grávida de cinco meses com facada no pescoço é condenado a 69 anos de prisão

De acordo com Ederson, moradores locais relataram que, apesar de ser uma área urbana, situa-se nas proximidades de um córrego e do Rio Paraguai e que o local tem presença frequente de capivaras. “Desta forma, um dos prováveis motivos foi que a onça, em perseguição a um animal, se assustou com a presença de cães ou pessoas e adentrou na residência para se proteger”, pontuou o médico veterinário.

O diretor da Regional de Cáceres, Luiz Sérgio Garcia, explicou que a operação de captura ocorreu a partir de uma denúncia pelo 190 e a comunicação aos órgãos ambientais. A participação da Sema e Polícia Militar Ambiental se justificou pelo fato do animal se encontrar cativo dentro de uma residência. Em casos de animais silvestres que aparecem em ruas de vilas ou bairros a responsabilidade é do Ibama e ICMbio, que fazem o Manejo de Fauna em Vida Livre.

Após a avaliação clínica, Sema, Polícia Militar Ambiental e os médicos veterinários decidiram realocar o animal nas proximidades de onde se encontrava, na BR-174, em um ambiente semelhante ao habitat que vivia.

Leia Também:  Órgãos estaduais estarão fechados durante feriado de Corpus Christi

Continue lendo

Geral

Mulher é detida ao tentar entrar com minicelulares escondidos em roupas de bebê na Penitenciária Central

Publicado

Flagrante cocorreu no sábado durante horário de visita

Uma mulher foi flagrada no sábado (12) tentando entrar com aparelhos celulares durante visita aos detentos na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.  De acordo com o boletim de ocorrência, ela estava com um bebê de quatro meses e, teria ficado muito nervosa durante a revista.

Os aparelhos, que têm cerca de 6 cm, estavam escondidos no meio das roupas do bebê. Os aparelhos foram apreendidos e a mulher levada para a delegacia. O Conselho Tutelar foi chamado para conduzir o bebê para um familiar. Por causa do tamanho, os visitantes tentam entrar com os minicelulares e burlar a revista. Os minicelulares podem ser encontrados à venda na internet, mas têm o comércio e uso proibidos no Brasil pela Anatel.

Leia Também:  Órgãos estaduais estarão fechados durante feriado de Corpus Christi
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana