FILA ZERO

Várzea Grande dá passo histórico na saúde com lançamento de programa inédito

· 2 minutos de leitura
Várzea Grande dá passo histórico na saúde com lançamento de programa inédito
Hospital Santa Rita é a mais nova unidade de saúde que passará a atender à população de Várzea Grande através do SUS [Foto - André Luiz/Secom-VG]

A saúde pública de Várzea Grande viveu um momento histórico na manhã desta segunda-feira (7) com o lançamento oficial do Programa Fila Zero que permitirá a realização de exames e cirurgias de média e alta complexidade no próprio Município, por meio do Hospital Santa Rita.

O evento reuniu autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), o senador Júlio Campos (União), vereadores de Várzea Grande e demais parlamentares, evidenciando a importância da iniciativa para a população.

A partir de agora, exames e procedimentos como cateterismo, retirada de vesícula, laqueadura e, em breve, até cirurgias bariátricas, poderão ser feitos em Várzea Grande, sem que os pacientes precisem se deslocar até Cuiabá e tudo pelo SUS.

A medida representa um avanço significativo para o sistema de regulação e promete agilizar o atendimento da população, reduzindo a fila de espera e aumentando a autonomia do Município na área da saúde. Como pontuou a prefeita Flávia Moretti (PL), o lançamento do programa simboliza mais uma conquista da atual gestão. “Quem ganha com isso é a população. Vamos continuar avançando, porque esse é o nosso lema: Acelera, VG!”, declarou.

Ela lembrou, que desde que assumiu a prefeitura, passou a colocar a saúde também como prioridade, no mesmo patamar que importância que tem o sistema de abastecimento de água para a cidade. “E na saúde estamos colhendo inúmeros resultados positivos e concretos. Estamos ofertando serviços inéditos, algo que a população necessitava e esperava por mais de anos. Agora, com menos de 100 dias de trabalho temos todas essas conquistas”.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o programa é fruto de uma parceria estratégica com o governo do Estado, e que o objetivo é tornar Várzea Grande cada vez mais independente na oferta de procedimentos de alta complexidade. “Esse é um projeto que visa melhorar a vida da população. Vamos continuar trabalhando junto ao governo estadual para trazer novas implementações, garantindo um atendimento cada vez mais ágil e de qualidade para os nossos munícipes”, afirmou.

Já o diretor-geral do Hospital Santa Rita, Dr. Alencar Farina, enfatizou o caráter inovador da proposta. “O hospital abraçou essa causa com o intuito de, além de prestar um serviço social, queremos ser protagonistas na melhoria da saúde pública de Várzea Grande. Estamos preparados para esse novo momento”, disse.

“Trazer para Várzea Grande um programa que estava disponível desde 2021, e jamais requerido, é uma conquista que os munícipes têm que celebrar”, exclamou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, se colocando à disposição da gestão para melhorias na pasta.

O novo programa representa uma transformação no cenário da saúde municipal e reforça o compromisso da administração pública com o bem-estar dos várzea-grandenses, promovendo dignidade, agilidade e qualidade no atendimento médico.