Várzea Grande
Várzea Grande cumpre decisão judicial e define novas regras de funcionamento
Publicado
24/06/2020 - 17:25
24/06/2020 3
Várzea Grande começa a partir desta quinta-feira, 25 de junho, a paralisação de 15 dias de setores do comércio, determinada pela Justiça de Mato Grosso, através de decisão do juiz José Luiz Leite Lindote e definiu uma serie de medidas a serem adotadas para fazer cumprir a ordem judicial, procurando manter o equilíbrio no funcionamento da cidade como um todo e de seus serviços essenciais.
O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid- 19), no entanto, não descarta futuramente, recorrer se a decisão judicial se demonstrar ineficaz ou exagerada.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos, emitiu novo Decreto de Número 41/2020, já publicado no site oficial do município (www.varzeagrande.mt.gov.br), também podendo ser consultado na página exclusiva da Covid- 19, (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/boletim-corona-virus/), onde agrega a decisão judicial com o Decreto Federal n? 10.282, de 20 de Março de 2020 e Decreto Estadual n? 522, de 12 de Junho de 2020, aonde estabelece quais são os serviços considerados essenciais e que poderão funcionar nos 15 dias que vai desta quinta-feira, 25 de junho até o dia 10 de julho quando voltam as atividades normais, mas com novos horários e novas regras.
“Todos nós, Poder Executivo Municipal de Várzea Grande, Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e porque não dizer a Prefeitura de Cuiabá, não deseja nada além, de poder atender aos anseios da população em fazer frente a pandemia da Covid- 19. Não se mensura a saúde de todos, a vida das pessoas, com outras necessidades, mas é preciso procurar um ponto de equilíbrio entre o cotidiano, o trabalho, a renda e o dia a dia, com este momento de dificuldades para todos”, explicou a prefeita de Várzea Grande, apontando que todos estão em busca da melhor e mais eficiente atuação.
O novo decreto que estabelece dentro do que preceitua a decisão judicial, o fechamento de parte do comércio, a não ser os considerados essenciais e com as regras quanto a números de clientes a serem atendidos e quantos trabalhadores vão poder estar atendendo.
Já quanto a serviços de gêneros alimentícios como restaurantes, lanchonetes entre outros que estarão fechados, estão mantidos os serviços de delivery (entrega) ou drive thru (busca), estando vedada a aglomeração, mesa e cadeiras que promovam reuniões.
Mesmo os supermercados e mercados que funcionarão em expediente praticamente normal, das 06:00 às 21:00, terão limitações em sua capacidade de pessoas a serem atendidas por vez, seguindo ainda as outras determinações como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso obrigatório de máscaras e de luvas quando necessário e meios rigorosos de higienização como água e sabão e álcool gel.
“Nossa intenção é fazer o melhor por nossa gente e nossa cidade e se necessário em comum acordo com os demais entes públicos envolvidos, precisarmos mudar as regras, vamos mudar novamente, em busca de resultados positivos até passar a pandemia e voltarmos ao nível normal de vida de todos”, disse Lucimar Sacre de Campos.
Segue em anexo o novo decreto municipal:
Por: Da Redação – Secom/VG


Várzea Grande
Kalil baixa decreto, restringe aglomerações e endurece na fiscalização
Publicado
19/01/2021 - 21:25
A Prefeitura de Várzea Grande atualizou as medidas de combate e prevenção à pandemia da Covid-19, bem como as medidas restritivas para as atividades econômicas no município, tendo em vista o aumento de casos confirmados de pessoas contaminadas e que coloca Várzea Grande em classificação de situação de emergência pelos próximos 30 dias.
Além disso, passou a ter assento no Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus – COVID 19, o Conselho Municipal de Saúde, na pessoa do seu presidente, Marcos de Castro Quaresma.
De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, que esteve reunido com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus “as medidas de prevenção publicadas no novo decreto precisam ser tomadas. É um ato responsável e que atende todas as recomendações feitas até o momento pelas autoridades mundiais em saúde”, comentou o chefe do Executivo Municipal, assegurando que não titubeará em adotar medidas que salvaguardem as vidas humanas.
“Como estamos com um número reduzidíssimo de vacinas diante de uma necessidade de 600 mil doses, temos que equilibrar as coisas neste momento e o mais importante é usar as medidas de segurança como distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e água e sabão para preservarmos o nosso meio de vida”, disse Kalil Baracat.
O decreto municipal nº 06/2021, assinado pelo prefeito Kalil Baracat e definido em reunião com o Comitê de Enfrentamento Municipal circulou online na data desta terça-feira, 19 e foi publicado nesta quarta-feira, 20 de janeiro, e proíbe por 45 dias, a realização de eventos sociais, eventos corporativos, festas, shows, atividades em casas noturnas, confraternizações, atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos com mais de 100 pessoas, em espaços privados ou públicos, inclusive em logradouros públicos.
Funcionarão com sua capacidade máxima em 50% de atendimento ao público: os shopping centers com horário das 10h às 22h; os cinemas e teatros; Serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadista, inclusive a utilização de provadores de roupa, com horário de atendimento ao público das 08h às 18h; Os supermercados, mercados, mercearias e feiras, varejistas e atacadistas, das 06h às 21h, vedado, expressamente, consumo no local. As padarias, açougues e similares, das 06h às 19h.
Conveniências localizadas em postos de combustível e distribuidoras de bebidas podem funcionar de segunda a domingo, das 06h às 22h na forma de delivery ou drive thru e está proibido qualquer tipo de consumo no local, além da presença de público.
Também estão restritos a 50% da capacidade máxima de lotação, o funcionamento de restaurantes e pizzarias com horário de atendimento das 11h às 23h, e, após esse horário, somente pelo sistema de delivery ou drive thru. Lanchonetes, cafeterias, bares e congêneres podem funcionar das 06h às 23h com a restrição de 50% da capacidade de público.
As atividades de prestação de serviço de representação judicial e extrajudicial, assessorias e consultorias, poderão manter suas atividades, sem restrição de horário de atendimento. As atividades de cunho religioso poderão manter seu exercício religioso, com a lotação máxima de 75% da capacidade total do local.
A utilização de quadras poliesportivas, ginásios de esporte e miniestádios e academias está restrito ao limite de público de no máximo 30% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m entre as pessoas, além do uso de máscaras faciais e sem publico em arquibancadas. Já a utilização de parques públicos, praças, academias ao ar livre e equipamentos comunitários em geral, podem ser utilizados pela população desde que respeitada as medidas de segurança. A fiscalização será realizada pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e órgãos de fiscalização do Município, com aplicação de multa àqueles que adentrarem nos parques sem o uso de máscara de proteção facial, ainda que artesanal, e sem a observação do distanciamento mínimo de 1,5 metros de distância entre uma pessoa e outra.
No último encontro com o governador Mauro Mendes, o prefeito Kalil Baracat, requisitou o apoio das forças policiais de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros e Vigilância em Saúde para auxiliar na fiscalização e cumprimento das regras na segunda maior cidade de Mato Grosso.
Os eventos realizados no formato “drive in”, terão a capacidade máxima de até 250 carros por evento. A realização de jogos e treinamento de futebol profissional, não terão a presença do público. Fica permitida a realização de velórios, exceto em caso de morte suspeita por Covid-19.
Silvio Fidélis, presidente do Comitê, destaca que está permitida a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino privadas do município de Várzea Grande, no que se refere à educação infantil, observada 50% da capacidade máxima das salas de aula e respeitado o limite de até 15 alunos por turma, mantendo a mesma regra do decreto anterior.
No ensino privado: fundamental, médio e superior, fica autorizada a retomada, a partir de 01 de fevereiro, de forma remota, sendo que o ensino híbrido deverá ser implantado a partir de 01 de março no ensino superior e demais modalidades a partir de 5 de abril.
Já no ensino público, ficam mantidas as mesmas regras acima descritas, respeitado o prazo de 1º de março para o ensino remoto e de 5 de abril para o híbrido.
“Estão suspensas às férias e licenças prêmios concedidas aos servidores públicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e o funcionamento dos órgãos da prefeitura de Várzea Grande permanecem em horário normal, com a possibilidade de revezamento e teletrabalho, já os serviços essenciais não sofrem alterações neste momento”, completa o presidente do Comitê.
Várzea Grande
Várzea Grande inicia vacinação contra Covid 19 em servidora com 27 anos de serviços prestados
Publicado
19/01/2021 - 18:49
Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, a aplicação da CORONAVAC para combater a COVID 19, na segunda maior cidade de Mato Grosso, após receber na tarde desta terça-feira, (19), o primeiro lote de vacina do Governo do Estado via Secretaria de Estado de Saúde.
O planejamento estratégico contempla neste primeiro momento os servidores da área de saúde, não desprezando nenhuma das atividades que diariamente tem contato com pacientes suspeitos da COVID 19.
O prefeito Kalil Baracat, reforçou na última segunda-feira (18) ao governador Mauro Mendes a necessidade de novas remessas da vacina, bem como reafirmou a disposição junto ao Instituto Butantan de aquisição, caso possível, já que o Governo Federal requisitou toda a produção do referido instituto, de mais doses para fazer frente a necessidade da população local, levando-se em conta a estimativa de cerca de 600 mil doses para atender os quase 300 mil habitantes de Várzea Grande.
A vacinação dos primeiros servidores da área de saúde acontece a partir das 8:30, no Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, neste dia 20 de janeiro de 2020.

Envie sua denúncia

Narjara Turetta estreia podcast com dicas para quem sonha em ser ator ou atriz

Kevinho prepara jantar romântico para namorada e esquece de encomendar a comida

América e Brasil de Pelotas empatam sem gols no Campeonato Brasileiro

Figueirense é derrotado pelo CRB por 5 a 1 em Maceió

Total de 115 pacientes com covid-19 foram transferidos do Amazonas
Política MT


Deputado Claudinei solicita manter o funcionamento de agência do Banco do Brasil em Rondonópolis
Deputado Delegado Claudinei enviou ofício para reverter decisão de banco Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Após a informação sobre o fechamento...


Nininho destaca os investimentos em educação com a assinatura de novos convênios
Deputado Nininho participou da cerimônia de assinatura de 51 convênios para a educação Foto: Ronaldo Mazza Na terça-feira (19), o...


Deputado diz ser contra obrigatoriedade e que ainda não está “convicto” de que tomará vacina contra Covid
O deputado Silvio Fávero (PSL), partido de maior bancada na Assembleia Legislativa, se posicionou contra a obrigatoriedade da vacina contra...
Policial


Homicídio ocorrido no dia de Natal, em Cuiabá, é esclarecido e autora presa
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) esclareceu o homicídio de José...


Adolescente que assassinou Isabele é condena a pena máxima de 3 anos; pai apresenta filha a Deddica
Por decisão da juíza Cristiane Padim da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, a adolescente que atirou...


Governo de Mato Grosso entrega 250 viaturas na próxima sexta-feira (22)
Novo contrato de locação vai gerar uma economia de mais de R$ 17 milhões aos cofres públicos, além de uma...
Mato Grosso


Sema apresenta dados ao Banco Mundial e comprova redução de 27% no desmatamento ilegal
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou à missão de monitoramento do Banco Mundial as ações do Governo...


Comissão de secretários define critérios de distribuição das vacinas aos 141 municípios
A Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB) definiu o critério de distribuição das 126.160 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aos 141...


Sema disponibiliza formulário para autorização de limpeza de pasto no Pantanal
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) disponibilizou na seção “Termos de Referência” do site www.sema.mt.gov.br as orientações, formulário padrão,...
Esportes


América e Brasil de Pelotas empatam sem gols no Campeonato Brasileiro
O América dominou o confronto diante do Brasil-RS, em Pelotas, pressionou até o minuto final e saiu com o empate...


Figueirense é derrotado pelo CRB por 5 a 1 em Maceió
O Figueirense foi derrotado pelo CRB por 5×1 na noite de terça-feira (19), no Estádio Rei Pelé, em duelo válido...


Cuiabá derrota Paraná na Vila Capanema e fica a um ponto do Brasileirão da Série A
O Cuiabá está cada vez mais perto da Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o Dourado venceu o...
Entretenimento


Narjara Turetta estreia podcast com dicas para quem sonha em ser ator ou atriz
Reprodução Instagram Narjara Turetta Narjara Turetta virou podcaster. A atriz , que daqui a quatro meses vai completar cinco décadas de...


Kevinho prepara jantar romântico para namorada e esquece de encomendar a comida
Reprodução/Instagram Kevinho prepara jantar romântico e esquece de pedir a comida Kevinho decidiu comemorar o primeiro ano de namoro com Gabriela...


‘BBB 21’: Relembre os barracos que marcaram a história reality
Reprodução/Montagem iG Barracos do ‘BBB’ O ‘BBB 21’ começa na próxima segunda-feira (25), mas o iG Gente já está aquecendo os...
Mais Lidas da Semana
-
Tecnologia14/01/2021 - 15:46
Nova tecnologia de site consegue vender em Libras; conheça
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:07
Áudio original e sem edição promete esquentar briga entre primeira-dama e esposa do vice, em VG
-
Geral13/01/2021 - 19:05
Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante serviço em telhado de casa em Várzea Grande
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:00
Longe do “tiroteio” entre as poderosas da “cidade industrial”, casal Campos deve se mudar para Cuiabá
-
Cuiabá13/01/2021 - 09:20
Nota de Pesar | Alessandro Bello
-
Registro Geral15/01/2021 - 17:09
Próximo da Série A, Cuiabá embala audiência da rádio ODOC, que deve explodir no Brasileirão
-
Policial17/01/2021 - 18:10
Suspeito de participação na morte da diretora do Sanear em Rondonópolis é preso
-
Internacional14/01/2021 - 13:50
Covid-19: Reino Unido suspende voos do Brasil após descoberta de nova variante