conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande aguarda confirmação de matrículas para oferecer novas vagas na Rede Pública Municipal

Publicado


Legenda:

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, aguarda até o próximo dia 14 de janeiro, a confirmação, por parte dos pais e responsáveis pelas novas matrículas de alunos da Educação Infantil e etapas da Educação Básica, que foram realizadas pela primeira vez de forma online, para então abrir novas vagas remanescentes.

“Os 28 mil alunos que eram da Rede Pública Municipal e que permanecem em nossas unidades tiveram suas rematrículas realizadas de forma automática. Já as novas matrículas foram realizadas através da internet, e neste caso específico, as que não forem confirmadas até o próximo dia 14, ficam anuladas e voltam para o sistema para contemplarem outros pretendentes”, disse o titular da Secretaria Municipal de Educação, Silvio Fidélis apontando para a determinação do prefeito Kalil Baracat de acolher a todos que desejarem estudar, respeitando as regras de quantitativo, de qualidade do ensino e principalmente de biossegurança por causa da pandemia da COVID 19.

No dia 14, a Rede Pública Municipal, inicia o prazo para cadastro de pré-matrícula das vagas remanescentes e que não foram ocupadas no decorrer do processo de matrícula.

De acordo com Sílvio Fidelis, a Secretaria de Educação efetivou até o momento, 6.338 cadastros durante o período de inscrição online para a inserção de novos alunos. “O procedimento das inscrições para alunos novos ocorreu de 4 a 7 de janeiro sendo 100% online, e foram efetuadas diretamente no Portal da Prefeitura de Várzea Grande, e sem nenhuma ocorrência registrada, nem a necessidade de deslocamento por parte das pais e responsáveis pelos alunos, até a unidade escolhida. Estamos ampliando esse processo de matrículas e dando uma segunda chance”.

Silvio Fidelis explicou que os responsáveis pelos alunos novos receberam email com a confirmação do cadastro e já agendaram na unidade escolhida, a data e horário para a efetivação da matrícula. “Esse procedimento tem sido feito de forma transparente e de forma preventiva diante deste novo momento da pandemia. É importante lembrar que todas as unidades escolares, adotaram padrões de biossegurança para minimizar ao máximo o fator de contaminação”, explicou.

Segundo ele, além dos cadastros de alunos novos, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está também realizando o processo de transferência escolar para os alunos que desejam migrar para outras unidades escolares das Redes Públicas Estadual ou Privada.  

O retorno das aulas presenciais está previsto para o mês de fevereiro, porém vai depender ainda de uma nova regulamentação de protocolos e medidas de segurança a serem editadas pelo município.

Já o calendário Escolar de 2021 das unidades escolares pertencentes à Rede Pública Municipal deverá atender 200 dias letivos e a carga horária mínima de 800 horas, salvo novas orientações, diante do cenário de excepcionalidades, que impossibilite o retorno as aulas.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Várzea Grande vacina idosos em domicílio e acima de 75 anos a partir de amanhã

Publicado


Legenda:

Novamente Várzea Grande avança na imunização de sua população contra a COVID 19 e inicia nesta sexta-feira, 05 de março a vacinação em primeira dose para idosos de 75 até 80 anos. Já no sábado, será a vez dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção que não puderam ir aos “Dias D” realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Nossa missão não é apenas discutir regras de funcionamento, mas sim buscar soluções, e a que se demonstra mais eficiente neste momento são as vacinas que estão demonstrando resultados, que é o esperado pela população”, ponderou o prefeito Kalil Baracat reforçando que em Várzea Grande não faltará atendimento médico nem medicamento para quem procurar as unidades de saúde.

Kalil reforçou estar preparado para adquirir vacinas, mas tem encontrado dificuldades de vencer a burocracia. “Infelizmente ainda existem disputas políticas, quando deveria haver unidade de ações para que os efeitos fossem mais prolongados e atendessem a população, que é nossa meta”, explicou o chefe do Executivo Municipal sinalizando que as prioridades aqui, seguindo critérios médicos e técnicos é pela vacinação contra a COVID 19, regras de biossegurança como distanciamento social e uso de máscara, álcool em gel e água e sabão e tratamento intensivo com medicamentos para aqueles contaminados pela enfermidade.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros sinalizou que todos os esforços estão direcionados em conter a pandemia da COVID 19 e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande está cumprindo a risca as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do prefeito Kalil Baracat, aliado com o Governo Mauro Mendes.

“Nós estamos fazendo o enfrentamento da pandemia com os instrumentos que temos. Essa é nossa principal meta. Injunções ou conjecturas políticas em nada ajudam, por isso, estamos focados na vacinação e principalmente em dar transparência e efetividade as medidas necessárias para atender a população”, disse Gonçalo Barros.

Ele informou ainda que além da vacinação amanhã no drive thru no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG e da brigada de atendimento no sábado, que pode se estender também no domingo para cumprir a meta de vacinação daqueles idosos acamados, que vivem sozinhos ou com dificuldades de locomoção, no próximo dia 09 de março, terça-feira, idosos já vacinados com a CoronaVac com a primeira dose em 13 de fevereiro vão receber a segunda dose, dentro do prazo previsto pelo fabricante da vacina que é entre 14 a 28 dias da primeira aplicação.

“Temos resguardada a vacinação de todos em Várzea Grande, ou seja, quem recebeu a primeira dose, pode ter a certeza de que temos em estoque a segunda dose guardada para se cumprir os prazos estabelecidos pelos fabricantes. Esta é uma decisão do prefeito Kalil Baracat para não se perder”, frisa o secretário.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou como importante o foco das decisões estarem voltadas para o controle da pandemia evitando a proliferação da COVID 19 e aproveitou para fazer um agradecimento especial para os profissionais.

“Aliás gostaria de expressar meu reconhecimento e respeito para com os profissionais de saúde que se dedicam diuturnamente para salvar vidas humanas, assim como aqueles outros profissionais da segurança pública, da fiscalização, da área social, enfim todos que trabalham em prol de uma Várzea Grande melhor e mais humana para com sua gente”, disse Kalil Baracat.

Continue lendo

Várzea Grande

Parceria entre Prefeitura e Univag garante mais ações na área da Educação

Publicado


Legenda:

O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, e o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, se reuniram nesta quarta-feira (03.03) com o vice-reitor do Centro Universitário de Várzea Grande – Univag, Flávio Foguel, para tratar de parcerias na área de Educação que prevê a continuidade de projetos e mais ações na rede pública municipal.

Conforme explicou o secretário, uma das ações será a continuidade do Projeto Integrador em Arquitetura, realizado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag. O projeto vai proporcionar melhorias com a revitalização de ambientes na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Albella Curvo de Moraes, localizada no bairro Mapim, com a elaboração e edificação de projeto arquitetônico.

A parceria da Secretaria de Educação de Várzea Grande com o curso de Arquitetura e Urbanismo já proporcionou melhorias nas escolas municipais Júlio Correa (bairro São Mateus),  Antônio Norberto de Barros (Nova Esperança), Mariana Rodrigues de Azevedo (Mapim), Miguelina de Campos Silva (Jardim Paula II), Manoel Antônio (Santa Cecília), Eleuza Maria de Souza Santos (Residencial Noise Curvo de Arruda.

Outra parceria firmada entre Prefeitura e UNIVAG será para estágio dos alunos do curso de Pedagogia em unidades de ensino da rede municipal, tanto nas aulas remotas como também nas híbridas. As ações da parceria serão coordenadas pelos profissionais da Superintendência Pedagógica da Smecel.

Segundo o secretário, foi discutido também sobre uma possível parceria para ações envolvendo os cursos da área de saúde, como o de Medicina e Fisioterapia. No próximo dia 10, às 14h, está programada uma visita da equipe da área de saúde do Univag ao Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho”, que é referência em Mato Grosso no atendimento especializado nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e psicoterapia, ofertando várias atividades para crianças com variados tipos de transtornos e dificuldade de aprendizagem.

Ainda durante a visita, o vice-prefeito José Hazama parabenizou a equipe do Univag pela parceria com a prefeitura por ocasião da pandemia, que tem permitido a disponibilização do espaço da Clínica Integrada, localizada no bairro Cristo Rei, para a realização da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana