conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande abre pré-cadastro para vacinar lactantes contra Covid-19

Publicado


As mães que amamentam crianças de até um ano começarão a ser imunizadas contra a Covid-19 em Várzea Grande. Na noite desta terça-feira (22.06), foi aberto o pré-cadastro para as lactantes, conforme anunciou o prefeito Kalil Baracat. A inscrição deve ser feita no site oficial da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE, na segunda fase que contempla várias categorias.

Segundo o prefeito, o avanço da campanha de vacinação, abrangendo mais grupos, está vinculado ao recebimento das doses pelo Ministério da Saúde. “Gostaríamos de ter mais velocidade na vacinação e mesmo nos organizando para oferecer estrutura física e atendimento de saúde para vacinar 10 mil pessoas por dia, o volume de doses entregues pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Saúde de Mato Grosso é insuficiente. As lactantes se mobilizaram nas redes sociais e somos sensíveis ao pedido das mães, sempre respeitando as diretrizes de saúde, bem como o Plano Nacional de Imunização. (PNI) “, disse Kalil.

A decisão possui o respaldo da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) que aprovou, durante reunião realizada no dia 11.06, a vacinação contra a Covid-19 de lactantes em Mato Grosso. Dessa maneira, as próximas remessas encaminhadas pelo Ministério da Saúde já terão quantidades de doses pactuadas para este público.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, destacou que a imunização vai alcançar as mães de bebês com até um ano, portanto, no dia da vacinação, ela deve apresentar, além do documento pessoal com foto e carteira do SUS, a certidão de nascimento da criança. “Importante destacar que a cada semana, avançamos ainda mais na vacinação contra Covid-19, planejando e executando ações responsáveis para uma imunização eficiente. Montamos cinco pontos de vacinação, em sistema drive-thru e ponto fixo, além disso, todos os dias têm vacinação em Várzea Grande. Faço um chamamento para a população: ao chegar sua vez de receber a vacina, vá vacinar, não deixe de comparecer e nos ajude a combater a COVID 19”, destacou ele.

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é recomendada a vacinação contra a covid-19 para lactantes. A orientação segue o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), que se posiciona ao afirmar que, se a lactante é pertencente a um grupo no qual a vacinação é recomendada, ela deve ser oferecida. Além disso, a SBP não aconselha a interrupção da amamentação após a vacinação.

SBP destaca o benefício da vacinação da lactante, que é propiciar a proteção contra a Covid-19, diminuindo, portanto, o risco teórico de transmitir a infecção aos filhos destas mães vacinadas. Além disso, o leite materno contém anticorpos (IgA secretora contra o SARS-CoV-2) que poderiam potencialmente proteger o bebê amamentado.

Por sua vez, um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC), realizado pelo Instituto da Criança e do Adolescente, apontou presença de anticorpos em leite de colaboradoras lactantes do HC, imunizadas com vacina contra Covid-19.

Cadastro – Para realizar seu pré-cadastro, a lactante deve acessar o site oficial da prefeitura de Várzea Grande pelo www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE.  Vale destacar a atenção na inserção dos dados e das informações solicitadas, como a digitação de números de documentos, como CPF, Carteira do SUS de Várzea Grande e endereços de e-mail para não conterem erros que impeçam a validação do agendamento pela Secretaria de Saúde de Várzea Grande. A partir de três dias úteis, importante retornar ao mesmo endereço com CPF para confirmar o agendamento e se informar da data, horário e local de vacinação.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Prefeito lamenta morte do Guarda Municipal Amilton César da Silva

Publicado


O prefeito Kalil Baracat , o secretário de Defesa Social, coronel Alessandro Silva, e o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alisson Baracat,  lamentam com pesar a morte do Guarda Municipal aposentado Amilton César da Silva,44 anos, vítima de um acidente de trânsito no bairro Tijucal , em Cuiabá.  Com o destacados serviços na GM de Várzea Grande, Amilton  foi uma excelente pessoa, de bom coração, um grande profissional, que se aposentara  por problemas de saúde.

Amilton deixa esposa, três filhos e muitos amigos que lamentam sua partida.

Ele será velado a partir da meia-noite deste sábado, na sala Tulipas, na Capela Jardim, e o sepultamento está previsto para  às 8h do domingo (25.07), no cemitério Parque Bom Jesus, no bairro Parque Cuiabá, na capital.

Continue lendo

Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande lamenta morte da servidora Joenice Alves nesta manhã

Publicado


Com mais de uma década de serviços prestados à administração pública de Várzea Grande, a servidora da Secretaria Municipal de Planejamento, Joenice Maria da Conceição Alves, morreu na manhã de hoje (24.07), após sequelas de AVC, sofrido nesta semana.

O prefeito Kalil Baracat, o secretário de Planejamento, João Carlos Cardoso, e servidores municipais lamentam profundamente a morte de Nice, como era carinhosamente chamada pelos colegas, e destacam sua personalidade gentil, pró-ativa, competente e sensível. 

Nice deixa esposo, duas filhas e muitos amigos, que a admiravam.

O velório está marcado para às 14h, deste sábado (24.07), no Cemitério Recanto da Paz, onde ocorre o sepultamento às 17h. 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana