Conteúdo/ODOC - A vice-prefeita de Cuiabá, Coronel Vânia Rosa (Novo), afirmou nesta sexta-feira (12) que pretende estruturar a vice-prefeitura para torná-la funcional e relevante na gestão municipal. “Não dá para viver de status. Estar aqui nesse momento, como vice, quero fazer isso valer. Afinal de contas, ganho um salário para estar aqui, fui eleita e preciso ser útil”, declarou.
Ela chamou o projeto de “Casa Vice” e explicou que hoje o cargo é apenas simbólico, sem espaço próprio e com servidores lotados em outra secretaria. “Como essa atribuição vai acontecer? De forma mediada, dosada e conversada, ela não existe ainda. Se fosse fácil ter uma estrutura de vice funcionalmente com atribuição, já teríamos. Esse também é um desafio”, acrescentou.
Vânia destacou que é preciso dar autonomia real ao cargo. “Autonomia enquanto vice eu tenho, contudo não tenho atribuições, funções. Os vice-prefeitos estavam a cargo de alguma secretaria, então sendo vice, preciso trabalhar”, disse.
Ela também defendeu parcerias e articulações para captar recursos. “Estamos buscando estratégias e parcerias público-privada, articulação junto aos governos federal e estadual. Tratativa que hoje, devido à rotina demasiada do prefeito, não é focada em trazer recursos”, afirmou.
Ao comentar sua relação com Abilio Brunini (PL), após atritos na gestão, Vânia ironizou: “Nem Samantha [Iris, vereadora e esposa de Abilio] tem todas as arestas aparadas com ele”. Em seguida, ponderou sobre o tratamento recebido: “De forma funcional o prefeito não tem fechado as portas em nenhum momento para mim. Essa construção está sendo feita com as portas abertas”.
“Eu chego, e o Abilio deixa qualquer um para poder me atender, e isso tenho que reconhecer. Ele para e ouve. Ele sempre me respeitou”, completou.