Um homem que ameaçou, agrediu e ateou fogo na casa da ex-companheira em Cuiabá teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (21), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM).
O suspeito, de 23 anos, não aceitava o fim do relacionamento e constantemente perseguia, ameaçava e invadia a residência da vítima, inclusive durante a madrugada.
Segundo relatos da vítima, o suspeito era usuário de drogas, com histórico de agressividade e fantasiava traições, a proibia de sair de casa, de trabalhar e de manter contato com familiares, além de agredi-la fisicamente e verbalmente de forma constante.
Em 2022, após uma das agressões, ele chegou a ser preso em flagrante e permaneceu sete meses detido, ocasião em que foram deferidas medidas protetivas de urgência em favor da vítima. Mesmo após ser solto, o suspeito voltou a perseguir e ameaçar a ex-companheira, afirmando que, “se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém”.
Em um dos episódios mais recentes, o investigado invadiu a casa da vítima, arrancou portas e ateou fogo em um colchão no quarto das crianças, enquanto observava o incêndio e ria do lado de fora.
A vítima conseguiu retirar os filhos da residência e apagar o fogo, mas continuou sendo perseguida nos dias seguintes. Já na madrugada seguinte, o suspeito retornou ao local, provocou novo incêndio, e em outro momento a agrediu violentamente com socos, puxões de cabelo e tentativas de estrangulamento, repetindo as ameaças de morte contra ela e as crianças.
Durante a agressão, a vítima conseguiu se defender, momento em que ele recuou, permitindo que ela fugisse e pedisse ajuda.
Diante da evidente situação de risco, a delegada Liliane Diogo representou pela prisão preventiva do investigado, destacando a gravidade dos fatos, a reincidência das agressões, o descumprimento das medidas protetivas anteriores e o risco concreto à vida da vítima e de seus filhos.
A ordem de prisão foi decretada pela Justiça e cumprida, nesta quarta-feira (21), pela equipe de investigadores da Delegacia da Mulher de Cuiabá. Após o cumprimento do mandado, o suspeito foi encaminhado à unidade prisional, onde permanece à disposição da Justiça.