O demonstrativo de fluxo de caixa da Unimed Cuiabá, relativo ao ano passado, revelou gastos de R$ 31,7 milhões com serviços de terceiros relativos a trabalhos advocatícios, auditorias, consultorias e serviços técnicos. Se comparado com o mesmo período de 2023, constatou-se um aumento apenas com este grupo de despesa de aproximadamente 45%, saltando de R$ 21,9 milhões, em 2023, para R$ 31,7 milhões, em 2024.
Por outro lado, a cooperativa de saúde privada reduziu investimentos em propaganda e marketing. Em 2023, a Unimed consumiu R$ 13,5 milhões com mídia. Já no ano passado, a redução foi drástica, caindo para R$ 6,8 milhões.
Ainda de acordo com o balanço anual, a qual o Portal O Documento e a TV Cuiabá tiveram acesso, a Unimed só obteve resultado positivo (sobras e lucros), em 2024, na ordem de R$ 53 milhões, por conta da venda de ativos e direitos. Como exemplo, pode-se nominar a venda da operação do setor de Oncologia, que gerou resultado positivo de R$ 62,8 milhões.
Sem registrar resultado satisfatório na sua atividade principal, planos de saúde, a instituição está em processo de “Direção Fiscal” pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso pode implicar, inclusive, na alienação compulsória na carteira de clientes da Operadora, o que pode representar a descontinuidade das atividades da Unimed Cuiabá (assunto a ser abordado na próxima semana).
