TRÍPLICE VIRAL

Unimed Cuiabá alerta para vacinação após casos de Sarampo confirmados em MT

· 2 minutos de leitura
Unimed Cuiabá alerta para vacinação após casos de Sarampo confirmados em MT
O imunizante está disponível para venda no Núcleo de Vacinação da cooperativa

Um surto de sarampo levou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a emitir um alerta em agosto deste ano, após registrar aumento de 34 vezes no número de casos em relação a 2024. Ao todo, dez países das Américas confirmaram mais de 10 mil ocorrências da doença e 18 mortes neste ano.

A baixa cobertura vacinal é apontada como principal fator para a alta incidência. Altamente contagioso, o sarampo preocupa autoridades de saúde no país, que intensificaram ações de vigilância e campanhas de imunização.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível no Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá, que alerta para a importância de manter a caderneta de vacinação em dias.

O pediatra e infectologista Sandoval Carneiro alerta para os riscos da doença.

“Ainda não temos casos registrados em Cuiabá, mas já nos serve de alerta, considerando que Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia que tem já vários casos confirmados. A imunização é a forma mais segura de evitar o vírus”, disse ele.

O especialista destacou que o sarampo é altamente contagioso e se espalha pelo ar por meio de secreções e pode infectar pessoas de todas as idades. Entre os sintomas estão:

• Febre alta;
• Manchas avermelhadas pelo corpo;
• Congestão nasal;
• Irritação nos olhos.

Em situações mais graves, pode evoluir para pneumonia, encefalite, diarreia intensa e até cegueira, sobretudo em crianças desnutridas e indivíduos imunocomprometidos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 23 casos importados de sarampo em 2025, todos em pessoas sem histórico de vacinação ou com viagem internacional recente.

Em Mato Grosso, o município de Primavera do Leste registrou três casos de Sarampo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo a pasta, os infectados não tinham registros de vacina e tinham feito uma viagem recente à Bolívia, onde tiveram contato com pessoas que estavam com a doença. Os pacientes diagnosticados estão fora de perigo e a situação está sob controle.

Em Várzea Grande, uma menina de nove anos está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde, após um exame apontar que ela teve contato com o vírus do sarampo. A criança testou positivo no teste IgM, que indica infecção recente, mas ela ainda precisa obter o resultado do exame IgC para saber se ela desenvolveu a doença. Até o momento, a cidade industrial registrou nove casos, nos quais oito foram descartados.

Somente neste ano, 70 casos da doença foram notificados no estado.

Como se vacinar

A vacina Tríplice Viral (contra o sarampo, rubéola e caxumba) está disponível para crianças a partir dos 12 meses de vida. Os interessados em se vacinar devem procurar o Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá, portando documento de identificação e cartão de vacina – caso não possua, será fornecido pela equipe na hora do atendimento. Para informações sobre agendamento, disponibilidade de vacinas e orientações específicas, acesse os canais oficiais da Unimed Cuiabá ou entre em contato com a Central de Atendimento.