conecte-se conosco


Política MT

Ulysses Moraes realiza fiscalização no hospital de Campo Novo do Parecis

Publicado


.

Foto: Fernanda Elisa Trindade / Assessoria de Gabinete

O deputado Ulysses Moraes realizou mais uma fiscalização, dessa vez no Centro Hospitalar Parecis, no município de Campo Novo do Parecis. A intenção é acompanhar como estão sendo aplicados os recursos nos municípios de Mato Grosso para o combate à Covid-19, bem como garantir melhorias e segurança aos profissionais da saúde.

A visita a unidade hospitalar ainda foi acompanhada pelo presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antônio César Brolio, pelo prefeito da cidade, Rafael Machado e outros representantes do hospital. Vale ressaltar que o sindicato, em parceria com a Associação Abrace Essa Causa, com Elisangela Brolio na diretoria e outras entidades, doaram R$ 1,2 milhões ao Centro Hospitalar Parecis.

“Através desse recurso, da iniciativa privada, foi possível fazer semi Unidades de Terapias Intensivas (UTI) equipadas com respiradores para atender pacientes com coronavírus no município”, disse Moraes.

Vale destacar que após denúncias dos profissionais da saúde, o deputado está percorrendo os hospitais do Estado para investigar e garantir melhorias para estes trabalhadores. “Precisamos ficar de olhos abertos nas estruturas dos hospitais, nas instalações de equipamentos, bem com nas condições de trabalho dos profissionais da saúde de Mato Grosso. São milhões em recursos que estão vindo para o estado e municípios, por isso precisamos fiscalizar”, acrescentou o parlamentar.

Além disso, Ulysses Moraes está realizando fiscalizações em dispensas de licitações feitas por municípios com a justificativa do coronavírus. “Se você é profissional da saúde pode nos avisar tudo o que estiver acontecendo na Saúde da sua cidade. Estamos percorrendo todo o Estado e verificando como estão sendo aplicados os recursos ao combate do Covid-19”, garantiu o deputado.

Fonte: ALMT

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Em reunião, ministro garante a Mauro Mendes retomada das obras de duplicação da BR-163 de Cuiabá a Sinop

Publicado


Trecho é importante para o transporte de grãos e para logística de Mato Grosso como um todo [F – Ricardo Botelho]

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garantiu ao governador Mauro Mendes que as obras da duplicação da BR-163 serão retomadas “o mais rápido possível”.

A fala ocorreu durante reunião em Brasília, na última quarta-feira (1), que também contou com a participação do deputado federal Neri Geller, representando a bancada federal de Mato Grosso.

No encontro, Mendes destacou a importância dessa rodovia para Mato Grosso, uma vez que é um dos principais meios de escoamento da produção agrícola do Estado. “Falamos sobre a BR-163, a concessão e os problemas que temos enfrentado. O ministro mostrou o planejamento que o Ministério tem para os próximos meses e, com isso, será possível resolver esse problema da duplicação de Cuiabá até Sinop. Acreditamos no trabalho do ministério, do ministro, e que o Governo Jair Bolsonaro vai dar uma solução rápida para a conclusão dessa duplicação”, relatou o governador.

De acordo com o ministro, a previsão é que até o próximo ano a duplicação já esteja em andamento. “Em relação à BR-163, estamos firmes no compromisso de retomar o mais rápido possível. Estamos perto do desfecho. Com certeza no ano que vem já estaremos com as obras acontecendo”, disse Freitas

Infraestrutura

O governador também questionou sobre outras obras de interesse da população mato-grossense, como a BR-158, que há anos está “travada” por conta de um trecho que passaria dentro de reserva indígena, e também sobre as ferrovias.

“Sobre a BR-158, o ministro confirmou para nós que vai sair pelo contorno, ou seja, por fora da reserva indígena, que é a forma mais rápida, efetiva e eficiente de dar continuidade nessa obra. Também falamos da BR-242, da Ferrogrão, da Fico, da Ferronorte, que são assuntos importantes para o nosso estado que é um grande exportador e precisa de uma logistica eficiente”, comentou.

O ministro adiantou que haverá boas novidades para Mato Grosso nesse âmbito. “A Fico vai se tornar uma realidade em contrato ainda este ano, e ano que vem a gente deve ter a obra já andando. Nessa sexta-feira (3) vamos entregar 8 pontes na BR-242. Estamos animados com o que vem pela frente para o Estado de Mato Grosso, que demanda muita infraestrutura”, concluiu.

 

Continue lendo

Política MT

Durante visita a hospital, deputado lamenta por governo de MT deixar UTIs ficarem super lotadas

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) visitou, na manhã de sexta-feira,(26/06), o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. No local, com o objetivo fiscalizar e entender a situação do enfrentamento à Covid-19, o parlamentar tomou conhecimento que os efeitos da pandemia do novo coronavírus está atingindo, drasticamente, além da sociedade, o quadro de funcionários da entidade. 

De acordo com os relatos da diretora da Santa Casa, Patrícia Dourado Neves, uma das grandes dificuldades do setor de saúde no estado é a falta de pessoas capacitadas para trabalharem na linha de frente no combate ao novo coronavírus, pois praticamente todos os dias o sistema de saúde sofre baixa em seu quadro de profissionais. 

” Aqui temos casos de profissionais que estão há quatro meses sem contato com os filhos, com problemas psicológicos, colegas que perderam familiares e até a própria vida para a doença. Não é qualquer pessoa que está habilitada para manusear um respirador por esse motivo há uma grande deficiência de profissionais para atuar nas unidades de saúde, e isso acaba resultando em trabalhadores sobrecarregados e doentes”, lamentou Patrícia. 

A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá dispõe leitos de 40 UTI adulto, dez de UTI infantil, 27 enfermarias e todas estão lotadas.  

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, estão afastados do trabalho 1.504 servidores, por fazerem parte do grupo de risco (maiores de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas). 

Em toda a rede de saúde do município estão afastados 208 médicos, 96 enfermeiros, 153 auxiliares de enfermagem e 140 técnicos de enfermagem. Este número não inclui os servidores que estão afastados temporariamente por contraírem a Covid-19.

“Parabéns aos profissionais da saúde da Santa Casa, que estão sendo verdadeiros guerreiros na tentativa de salvar vidas. Já com relação ao governo do estado, infelizmente, fica o sentimento de tristeza por saber que o nosso governante permitiu que nossas UTIs estivessem super lotadas antes do pico da pandemia do coronavírus” disse Nascimento durante a visita.

O parlamentar ainda ressaltou que “diante do crescimento dos casos do coronavírus em Cuiabá e em todo o estado,  peço a colaboração e o empenho de toda a população para não aumentar ainda mais a superlotação nos hospitais, não deixar de usar máscara, fazer a higienização com álcool em gel, manter o isolamento social, evitado aglomerações, e sair apenas para realizar tarefas estritamente necessárias”, pediu o deputado. 

Fonte: ALMT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana