conecte-se conosco


Cuiabá

Ucamb prepara para o fim do ano a maior eleição comunitária, com mais de 200 mil votantes

Publicado

Édio Martins,presidente da Ucamb: tarefa de fazer a maior eleição Comunitária do Estado

REDAÇÃO

A União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares(Ucamb) está reparando para os meses de novembro e dezembro deste anoa maior eleição comunitária da história de Mato Grosso, com a perspectiva de mais de 200 mil eleitores (moradores dos bairros) para
escolha dos novos e  respectivos presidentes das associações comunitárias.

As inscrições para chapas permanecem abertas até o próximo dia 15, disse o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, que montou um plano especial para atendimento e orientações a comunitários, candidatos e imprensa, na sede da Ucamb, na avenida XV de Novembro, 44, no bairro do Porto, em Cuiabá. A Ucamb também disponibilizou o telefone 3624-9680, das 08:00 as 12:00 das 14:00 as 18:00, de segunda-feira a sexta feira, para que quaisquer dúvidas sejam esclarecidas.

Diante do volume de eleitores e candidatos envolvidos no pleito, a Ucamb fará as eleições em duas etapas. No dia 24 de novembro, votam os eleitores dos bairros das regiões Norte e Leste, já as eleições da região Oeste serão no dia 1º de dezembro.

Leia Também:  Prefeitura cria ferramentas para fotalecer transparência nos Conselhos Municipais

O processo democrático do movimento comunitário tem provocando intensa articulação nos bairros e acontece fora de ano eleitoral convencional por determinação dos Estatutos da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb), Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab) e da Confederação Nacional
de Associações de Moradores (Conam).

O presidente Ucamb, Édio Martins de Souza, explica que as eleições dos bairros acontecem fora do período eleitoral para não ser contaminada pela influência de partidos e grupos políticos ligados avereadores e deputados. “Sempre existe a participação de pessoas
ligadas a políticos ‘A’ ou ‘B’, mas, sem dúvida, fora do ano eleitoral, a influência é muito menor”, observou ele. Diante da necessidade da credibilidade e legitimidade do pleito, a Ucamb também faz apuração de todas as candidaturas, já que só podem concorrer
candidatos que não estejam processados e que se enquadrem na lei de ‘Ficha limpa”.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Projeto exige que seja subterrâneo cabeamento de linhas de transmissão

Publicado

As redes de infraestrutura de transmissão de energia elétrica, de telefonia a cabo e de outros cabeamentos deverão ser exclusivamente subterrâneas, no município de Cuiabá. É o que dispõe o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Toninho de Souza (PSD) na Câmara Municipal de Cuiabá.
“A lei vai garantir mais segurança à população, acaba com a poluição visual possibilita mais eficiência ao serviço. Fios soltos podem ser fatais ao atingir pedestres ou automóveis, quedas de árvores ou meros desprendimentos ocasionados pelo vento”, explica.
Ainda de acordo o Projeto de Lei o cabeamento poderá ser passado sob as calçadas, onde possível, a fim de facilitar eventuais reparos. Já a colocação de dutos para implantação da rede subterrânea deverá ser precedida de concessão, permissão ou autorização do município.
“Tudo deverá ser feito em conformidade com a legislação municipal que disciplina os serviços de infraestrutura e que utilizam o solo e o subsolo de propriedade municipal. Precisamos “ordenar e otimizar a ocupação das vias e preservar a paisagem urbana e a segurança ambiental”.
Os custos para a implantação serão de responsabilidade exclusiva das concessionárias de serviços públicos, das empresas estatais e das prestadoras de serviços, inclusive aqueles decorrentes de danos nas áreas do enterramento de cabos, bem como a reconstituição de calçadas, recapeamento de vias, guias e sarjetas ou qualquer outro item do mobiliário urbanístico.
O Poder Executivo poderá estabelecer novos critérios para que as concessionárias, empresas estatais e prestadoras de serviço atualizem seus sistemas com a finalidade de implantar o cabeamento em locais prioritários como regiões centrais, pontos turísticos, praças, grandes avenidas e áreas de lazer ou com grande circulação de pessoas.
“As vantagens são muitas, desde a confiabilidade do sistema, a segurança ao cidadão e o impacto visual. A rede de transmissão subterrânea está a salvo de interferência climáticas, como chuva e ventos, os grandes causadores de desligamentos na rede, finalizou Toninho de Souza.
Verônica Rakel – Assessoria de Imprensa

Leia Também:  Projeto prevê brinquedos a pessoas com deficiência
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Dr. Xavier comemora reativação do Centro de Saúde do Novo Terceiro e PSF do Jardim Independência

Publicado

Dentro de mais alguns dias, o Centro de Saúde do Novo Terceiro e o PSF do Jardim Independência abrirão suas portas novamente aos usuários SUS da capital, após longa paralisação de anos, em função de falência das empresas contratadas para promover os serviços de reforma e ampliação
O vereador Dr. Xavier afirmou hoje (17) que se sente duplamente vitorioso por conseguir avançar em várias empreitadas na área de Saúde Pública do município. Os serviços de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Novo Terceiro e do PSF do Jardim Independência foram citados como pontos cruciais para estabilizar demandas graves que o setor enfrenta dia a dia. Também citou a breve inauguração da Upa do Verdão, outro projeto que batalhou firmemente para ser viabilizado desde o início do seu mandato parlamentar.
“Com saúde não se brinca jamais! Pois prevenir é sempre melhor do que remediar”, são lemas que defendo sempre. Daí o meu empenho político para a construção da UPA do Verdão e reforma geral de todas as unidades de Saúde do município. Projetos que devem abranger sempre a implantação de setor odontológico. O Centro de Saúde do Novo Terceiro, por exemplo, terá duas cadeiras. É o dentista da família estreitando laços com a comunidade”, explicou.
Dr. Xavier disse ter observado quase um “caos” diário nas unidades clínicas que abrangeram o atendimento anteriormente prestado pelo Centro de Saúde do Novo Terceiro e Jardim Independência. “Ocorreu visível sobrecarga no Posto de Saúde da Cidade Verde e Cidade Alta. Pelo espaço exíguo de ambos os núcleos clínicos, não é possível acomodar confortavelmente a quantidade de pacientes e respectivos funcionários realocados. Então, a necessidade de que retornem às suas unidades de origem o quanto antes sempre foi imperiosa. Felizmente, isto acontecerá agora em breve”.
O vereador ainda discorreu sobre a maratona que empreendeu junto à Secretaria Municipal de Saúde para que o órgão resolvesse urgentemente o impasse burocrático gerado pela falência das empresas contratadas para os serviços de reforma. “Deixei claro os prejuízos que os usuários SUS vinham sofrendo por causa disso. E ainda acompanhamos o desenrolar do processo de construção da Upa do Verdão, que se constituirá em mais uma moderna referência clínica de Urgência e Emergência na Região Oeste da capital”.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

Leia Também:  Abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será no dia 16

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana