conecte-se conosco


Cuiabá

Ucamb espera registro máximo de chapas para maior eleição comunitária da história

Publicado

A União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb) espera fechar pelo menos 90% de inscrições para eleições gerais comunitárias até o dia 14, prazo estabelecido para o fim dos cadastros, quando os moradores dos bairros renovam seus presidentes comunitários e diretorias. A eleição é o maior pleito extrapartidário da história de Mato Grosso, com expectativa de 220 mil votantes.

De acordo com balanço prévio da entidade, perto de 150 inscrições de chapas já foram registradas e esse número deve chegar a 250 até o dia 15 (terça-feira). O presidente da Ucamb, Édio Martins, diz que muitos candidatos chegam ao limite do prazo e esse processo de inscrições é comum nas eleições que a entidade realiza para renovação dos quadros.

A Ucamb, acrescenta Édio Martins de Souza, montou um plano especial para atendimento e orientações a comunitários, candidatos e imprensa, na sede da Ucamb, na avenida XV de Novembro, 44, no bairro do Porto, em Cuiabá. A Ucamb também disponibilizou o telefone 3624-9680, das 08:00 as 12:00 das 14:00 as 18:00, de segunda-feira a sexta-feira, para orientações e esclarecimento de dúvidas.

Conforme o calendário, no dia 24 de novembro, votam os eleitores dos bairros das regiões Norte e Leste, e as eleições da região Oeste serão no dia 1º de dezembro. Martins lembra que as eleições são extrapartidárias e não sofre ingerência de partidos ou políticos com mandato. “Essa é e sempre foi nossa grande preocupação, separar a política partidária da política comunitária”, observou Édio Martins, lembrando que os votos serão no sistema de urnas de lona, com cédulas, com a legitimidade de uma eleição comum, com auxílio do Tribunal  Regional Eleitoral.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Prefeitura inicia vacinação contra Influenza para professores e pessoas de 55 a 60 anos

Publicado


.

Professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 60 anos já podem buscar os mais de 93 postos de vacinação de Cuiabá para se imunizarem contra a Influenza.

De acordo com a Responsável Técnica do Programa de Imunização do Município, Sandra Horn, para este início o Ministério da Saúde destinou um lote de 30 mil doses.

“Estamos iniciando essa última fase nesta semana com 30 mil doses. Outras 50 mil já haviam sido encaminhadas para concluir a segunda e terceira fases da última etapa que subsistiu os Dias D em todo o país”, explicou.

PRORROGAÇÃO

Devido à baixa cobertura vacinal do público composto por crianças de 0 a 06 anos, puérperas e gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde continuará ofertando as doses para este público.

“Continuaremos vacinando esse grupo porque a cobertura está extremamente baixa. Dessa forma quem pertencer a esse público alvo também pode buscar os pontos até o fim da Campanha”, finalizou Horn.

A vacina protege contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

Continue lendo

Cuiabá

Rede de Controle é convidada a conhecer unidades voltadas para pacientes infectados pela Covid-19

Publicado


.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) e Controladoria Geral do Município (CGM) oficializaram à Rede de Controle de Gestão Pública o convite para conhecer as unidades municipais de saúde utilizadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A medida segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, reconhecendo o importante trabalho realizado pelos órgãos de controle que compõem o grupo. 

A ideia é que a organização faça uma visita ao Hospital Referência, instalado no antigo Pronto Socorro de Cuiabá, e a Unidade de Pronto Atendimento Drº Jony Soares Ramos (Upa Verdão) que, neste momento, atua como unidade de retaguarda. O ato tem como objetivo apresentar o trabalho que o Município vem realizando no combate à pandemia e, ao mesmo tempo, fortalecer as atividades de fiscalização executado pelas entidades.

Durante a vistoria, os membros da Rede de Controle terão a oportunidade de conhecer os 225 leitos  (170 de enfermaria e 55 de UTIs) do Hospital Referência que, seguindo o princípio da economicidade e zelo aos recursos públicos, foi montado utilizando-se de uma estrutura já existente. O mesmo procedimento poderá ser feito nos 26 leitos da Upa Verdão, que já foi simbolicamente inaugurada, mas está destinada ao atendimento dos casos de Covid-19. 

“A Rede de Controle faz um excelente trabalho no campo da fiscalização da gestão pública e na consolidação das ações de controle. A PGM e CGM representam a Prefeitura dentro desse grupo e queremos estreitar ainda mais essa relação, principalmente nesse enfrentamento ao coronavírus. O que a Rede poderá verificar é que, nesse período, não só atuamos na prevenção como também nos preparamos para a fase de mitigação”, comenta o prefeito. 

O ofício foi encaminhado à coordenação da organização e assinado pelo procurador-geral do Município, Marcus Brito, e pelo controlador-geral do Município, Carlos Roberto da Costa. Nele, é destacado que Cuiabá está entre as capitais com menor número diário de novos casos e também de óbitos em decorrência da Covid-19. Além disso, ocupa a terceira colocação entre as capitais com mais leitos por 100 mil habitantes. 

A REDE

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso é composta por órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Contas (MPC), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Município (PGM), Controladoria Geral do Município (CGM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), entre outros.

Conforme o regimento interno, o colegiado tem como principais objetivos desenvolver ações direcionadas à fiscalização, ao fortalecimento e a transparência da gestão pública e combate à corrupção, bem como estimular o controle social, conscientizando a sociedade do necessário exercício permanente da cidadania. 

 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana