Um homem e duas mulheres foram presos transportando 18 kg de skunk, conhecida como super maconha, na tarde de terça-feira (15), na BR-364, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). A droga estava na bagagem do trio, em um ônibus interestadual que cumpria a rota entre Humaitá (AM) e São Paulo (SP).
Segundo informações da PRF, por volta das 17h, no km 211 da BR-364, a equipe abordou o veículo. Durante a inspeção com a ajuda do cão farejador K9 Zion, o animal indicou a possível presença de drogas em uma mochila localizada embaixo do assento. Questionado, o passageiro afirmou que transportava entorpecentes. Na abertura da mochila, foi confirmada a presença de aproximadamente 7,85 kg de skunk.
O indivíduo alegou ter sido cooptado por meio de uma rede social para buscar a droga em Porto Velho e transportá-la até sua cidade de residência, no interior de São Paulo, mediante o pagamento de quantia em dinheiro. Dando continuidade à fiscalização, o K9 Zion prosseguiu sua inspeção no bagageiro do mesmo ônibus, onde novamente sinalizou para a possível presença de entorpecentes em duas malas.
Ao serem abertas, as bagagens também continham skunk. As duas proprietárias das malas foram identificadas e indicaram o transporte da substância ilícita. Elas afirmaram ter pegado a droga em Manaus e que a levariam até uma cidade no interior de São Paulo. Com as duas mulheres, foi apreendido um peso aproximado de 11 kg de skunk. Uma das passageiras estava acompanhada de seu filho de um ano, encaminhado ao Conselho Tutelar de Rondonópolis.
Ambas as ocorrências foram apresentadas à Polícia Civil de Rondonópolis para as providências legais. A atuação do K9 Zion foi fundamental para o sucesso dessas apreensões, reforçando o compromisso da PRF no combate ao tráfico de drogas nas rodovias federais.