Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Justiça MT

Tribunal de Justiça recebe acadêmicos de Comunicação Social da UFMT

Publicado

Alunos do 5º ao 8º semestre do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estiveram na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, nessa quarta-feira (26 de abril), para uma visita às instalações da instituição. A iniciativa de estreitar as relações entre o Poder Judiciário e as instituições de ensino superior, que ofertam cursos de comunicação social, faz parte da política de integração promovida pelo coordenador da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, Ranniery Queiroz.
 
“Essa aproximação da sociedade com o Poder Judiciário é importantíssima para os dois lados. A sociedade precisa sim ter acesso ao Judiciário e saber que estamos prontos e receptivos e, por outro lado, essa dinâmica de troca também nos permite compreendermos que apenas com o exercício humilde da convivência aberta, poderemos cumprir nosso trabalho, cada vez mais alinhados àquilo que a população espera de nós. É o exercício da sensibilidade. O aprendizado é sempre uma via de mão dupla”, afirmou o coordenador.
 
Com o convite, os alunos, acompanhados da professora Mariângela Sólla López, puderam conhecer a rotina de trabalho do Tribunal de Justiça e principalmente as atividades desenvolvidas pelos setores ligados à comunicação institucional.
 
Em visita às redações do Portal do TJ, TV.JUS e Mídias Sociais, o grupo foi recepcionado pelos diretores Vlademir Cargnelutti (Comunicação e Identidade Visual) e Álvaro Marinho (Imprensa e Novas Mídias), e pela gerente de Mídias Sociais, Ana Cristina Serra. No bate-papo, Vlademir deu detalhes sobre a dinâmica de produção das redações e o papel estratégico que deve ser assumido pela assessoria dentro da instituição.
 
“Quero muito que vocês considerem a possibilidade de entrar no mercado de trabalho atuando na assessoria de comunicação. Existem inúmeros temas que podem ser explorados por vocês já na conclusão de curso, como uma forma de conhecerem as possibilidades de atuação profissional trazidas pela assessoria.”
 
O diretor ainda complementou que a construção de uma imagem institucional sólida passa obrigatoriamente pelas atribuições da assessoria de comunicação, que deve estar preparada para propor inovações e até mesmo alterar os rumos da comunicação, caso necessário.
 
Para a aluna de Jornalismo, Letícia Haddad, a oportunidade de conhecer as atividades no momento em que elas são realizadas traz o conhecimento que apenas o aprendizado teórico não é capaz de dar. “O contato com jornalistas, a troca de experiência e os relatos do dia a dia de uma redação nos fizeram compreender a profissão na prática. Foi interessante entender como se dá a sistemática da comunicação no tribunal, a rotina dos desembargadores, as atribuições da Corregedoria e como tudo isso é conectado”. Letícia é aluna do 7º semestre e atua como estagiária na Secretaria de Estado de Comunicação.
 
Emocionada com o retorno à antiga casa, a professora Mariângela Sólla relembrou fatos do período em que atuou na Coordenadoria de Comunicação e Corregedoria-Geral da Justiça, entre os anos de 2005 e 2018, e as mudanças conceituais ocorridas na comunicação do Poder.
 
“Como é bom retornar ao local onde fui acolhida e rever tantos amigos construídos ao longo dos anos, colegas de trabalho, ex-alunos queridos, e rememorar toda essa convivência gostosa. Hoje tivemos a oportunidade de apresentar aos alunos, nossos futuros profissionais, como a cultura da boa comunicação, transparente e ética, é essencial para a vida profissional, e a oportunidade de eles conhecerem a vida como ela é, com seus desafios e conquistas. Tudo isso tem um valor que não pode ser medido.”
 
O aluno do 6º semestre, Moisés de Lima, agradeceu a oportunidade da visita e de interação com a equipe, que segundo ele, deu ainda mais motivação para conclusão do curso e entrada no mercado de trabalho. “Conhecer jornalistas experientes de perto, desempenhando seu trabalho, simplesmente agrega valor ao nosso estudo, principalmente nesse momento que estamos ansiosos e sedentos por conhecimento. Parabéns à equipe do tribunal pela iniciativa”.
 
Durante a visita, os alunos também foram recebidos pela assessora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça, Alcione dos Anjos, e pelo jornalista Johnny Marcus, da Rádio TJ.
 
Os alunos ainda percorreram o Espaço Memória, onde tiveram acesso à história do Poder Judiciário de Mato Grosso e receberam exemplares do Glossário Jurídico – TJ Responde, com definições simplificadas de conceitos jurídicos, em uma linguagem simples e acessível à população.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Coordenador de Comunicação, Ranniery Queiroz recepciona os alunos durante visita à Coordenadoria. Segunda Imagem: Os diretores Vlademir Cargnelutti e Álvaro Marinho recebem o grupo na redação do Portal TJ. Terceira Imagem: Aluna Letícia Haddad do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso. Quarta Imagem: Professora Mariângela Sólla acompanha a visita dos alunos. Quinta Imagem: Aluno Moisés de Lima do 6º semestre de Jornalismo.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana