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Cuiabá

Três séculos da história de Cuiabá foram lembrados durante a Sessão Solene no Congresso Nacional

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A comemoração dos 300 Anos de Cuiabá foi pauta da Sessão Solene desta sexta-feira (05), no Congresso Nacional, requerida pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e pelo senador Wellington Fagundes. Secretários, prefeitos, vereadores e líderes comunitários foram prestigiar esse importante momento da história da calorosa cidade verde, nesses três séculos de história.

Emocionado, o prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu a iniciativa dos parlamentares por trazer para o palco mais apropriado, o Senado da República, a homenagem à capital mato-grossense. “Foi um momento apropriado para glorificar o passado dessa terra de muitas lutas, desafios e vitórias e exaltar o presente de uma cidade moderna, sustentável, desenvolvimentista e humana. Além de discutir o futuro de uma cidade tricentenária que tem no seu povo a maior força, virtude, devoção, honestidade e solidariedade”, declarou o chefe do Executivo Municipal.  

“Esse é o desafio para os agentes públicos, assim como eu, que tem o orgulho de estar gerindo o destino da Cuiabá dos 300 anos e preparar para o futuro com base na sustentabilidade, geração de emprego e renda, respeito ao meio ambiente e no imenso potencial econômico, que ainda é um gigante adormecido, mas estamos escrevendo em várias mãos, com apoio dos entes federados e principalmente, com a participação efetiva da sociedade civil organizada. Essa é a nossa meta para a Cuiabá dos 300 Anos, a discussão e o planejamento da Cuiabá +300”, completou.

Estudioso e amante da história brasileira, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto também contou e apresentou um pouco sobre sua terra natal, onde cresceu e hoje está podendo trabalhar para contribuir com o desenvolvimento da cidade. “É preciso manter vivas as tradições, seu patrimônio histórico e cultural tão fundamentais para a formação da identidade deste povo. Em Cuiabá, o Brasil se encontra, pois 50% da população é formada por imigrantes. Quero parabenizar a minha cidade, talvez a mais antiga do Centro-Oeste e do Norte. Tenho orgulho em poder representar a rica e bela cidade verde”, acrescentou o deputado.

A capital de Mato Grosso foi fundada no dia 8 de abril de 1719. “Cuiabá tem uma rica história, com belezas naturais incríveis, um povo bonito e trabalhador. E, ao completar 300 anos, assume o perfil de cidade moderna, com uma população de mais de 600 mil habitantes. É centro político, administrativo, econômico e de serviços do Estado”, disse o senador Wellington Fagundes, ao justificar a autoria do requerimento.

O movimento comunitário também marcou presença na sessão de homenagem a Cuiabá que teve sua história lembrada e contada de diversas maneiras e por diferentes segmentos. A cultura, tradição, hospitalidade, culinária e danças foram retratadas em cada fase histórica. “A capital de Mato Grosso tem muita representatividade no Congresso, pois foi uma das capitais brasileiras que mais cresceu e se desenvolveu nos últimos anos. Por ser cuiabano de “tchapa e cruz” fico grato e estou muito alegre em estar fazendo parte dessa trajetória”, afirmou o líder comunitário, Edmilson Souza, o Neno.

Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Luís Claudio se fez presente. Por ser cuiabano de “pau fincado”, ou seja, que escolheu a Capital como sua terra do coração, optou pela carreira pública para trabalhar e contribuir com projetos que ajudem em um crescimento cada vez mais acelerado do município que o acolheu quando mais precisou. “Me orgulho e já me considera um cuiabano. Parabéns Cuiabá, por suas lindas histórias e tradições que se mantém firmes ao longo da história”, disse o vereador.

“É tamanha a satisfação em receber esse reconhecimento como a cidade que vem crescendo e ganhando espaço entre as capitais brasileiras. Estou muito feliz com tamanha honraria prestada à nossa terra. Iremos celebrar os avanços e conquistas da cidade que é considerada a “capital inteligente” do País. Quero registrar a minha emoção, em estar aqui e celebrar a nossa menina Cuiabá”, concluiu Pinheiro.  

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Cuiabá

Prefeito acompanhará vistorias da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal às obras do VLT

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Nesta sexta-feira, 8, o  prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhará o trabalho de fiscalização da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, às obras inacabadas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, a partir das 7h30. A Comissão é presidida pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA). 

O prefeito acompanhará a Comissão a três locais destinados a passagem do modal de transporte na capital, sendo a primeira parada na Avenida Palmiro Paes de Barros – viaduto que dá acesso a cidade de Santo Antônio do Leverger), a segunda vistoria será na  Avenida Fernando Corrêa da Costa – viaduto Jornalista Clóvis Roberto, a terceira visita será feita às obras na Avenida Historiador Rubens de Mendonça – viaduto Jamil Boutros Nadaf).

Na cidade de Várzea Grande, a vistoria será realizada na Avenida da FEB – próximo ao aeroporto Marechal Rondon. Às 9h30, a Comissão chegará ao Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) do VLT Cuiabá-Várzea Grande (antiga Vila Militar, em Várzea Grande), onde atenderá a imprensa às 11h30.

A visita da Comissão foi articulada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, e aprovada na Câmara Federal em maio de 2022, após requerimento apresentado pelo deputado federal  Gutemberg Reis (MDB-RJ) e subscrito pela deputada Christiane de Souza Yared (PP-PR).

Serviço:

Pauta: Vistoria Comissão de Viação e Obras

Quando: 8 de julho 

Horário de início:7h30 

Coletiva: 11h30, no Centro de Manutenção e Controle Operacional do VLT (Várzea Grande)

Cronograma 

7h30 – Comitiva oficial vistoria nas obras do VLT – Cuiabá / Várzea Grande: percurso VLT

1ª parada – Av. Palmiro Paes de Barros – Viaduto que dá acesso a Santo Antônio do Leverger

2ª parada – Av. Fernando Correa da Costa – viaduto Jornalista Clóvis Roberto

3ª parada – Av. Historiador Rubens de Mendonça – viaduto Jamil Boutros Nadaf

4ª parada – Av. da FEB – próximo ao aeroporto Marechal Rondon

9h30- Chegada da Comissão Parlamentar ao Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) do VLT Cuiabá-Várzea Grande (antiga Vila Militar, em Várzea Grande)

Imersão nos trens do VLT

Exposição técnica do engenheiro responsável pelas manutenções dos trens

11h30– Coletiva de imprensa no local

12h – Almoço 

14h – Visita ao gabinete do prefeito de Várzea Grande

15h – Reunião técnica no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT)

16h30 – Visita ao gabinete do prefeito de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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Cuiabá

Conferência Municipal oferece espaço democrático para debate técnico sobre VLT xBRT

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Durante a abertura da Conferência Municipal VLT x BRT, na manhã desta quinta-feira (07), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios- AMM, o anfitrião do evento, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que o objetivo da realização desse encontro é para apresentar as vantagens e ou desvantagens dos dois modelos. 

Mais de 250 pessoas participaram do evento nesta manhã, entre autoridades como o presidente do Creci MT, Benedito Odário, presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, presidente da Ucamb, Édio Martins, diretoria da OAB-MT, presidente da Femab, Walter Arruda, e diversos representantes e líderes comunitários.

“Essa Conferência Municipal é voltada exclusivamente para o povo e para a sociedade. Não é para nenhuma autoridade, prefeito, vereador ou governo. É uma contribuição que a Prefeitura de Cuiabá, com a realização desse encontro, dá para colocar luz no debate sobre a escolha do melhor modal de transporte. O Brasil está colocando luz, para que Cuiabá possa sair das trevas desse embate que já dura cerca de dez anos, com 44 vagões parados e um projeto já aprovado”, declarou o prefeito.

Em sua fala, Emanuel Pinheiro reforçou dizendo que, a promoção dessa discussão, é para que a população de um modo geral, possa conhecer quanto já foi gasto de fato com o projeto do VLT, que prazo vai levar para conclusão da obra, qual será a forma de operacionalização, valor da tarifa.

“É um evento para debater o que será o VLT e o BRT. É um espaço para esclarecimento sobre o que realmente interessa, qual o melhor modal a fim de promover a cidadania e dignidade para quem depende do transporte público”, pontuou o prefeito.

O vice-prefeito José Roberto Stopa disse que a Conferência é um espaço para esclarecimento de dúvidas e informações técnicas. “Claramente a Prefeitura de Cuiabá defende o VLT. Nós temos a certeza de que esse é o melhor caminho. É o modal mais moderno, eficiente e sustentável. É inadmissível deixar para trás mais de um bilhão de reais. Deixar um sistema moderno e mudar para um modelo conservador. As grandes capitais estão deixando o BRT e migrando para o VLT. Por isso, esperamos com essa conferência deixar tudo bem esclarecido”, ponderou Stopa.

Presente ao evento, o engenheiro e secretário municipal de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego explicou que, da forma em que estão apresentando o funcionamento do BRT é bem diferente. “Esse modelo é exclusivo para ônibus. Da forma em que estão colocando que terá acesso para outros veículos como ambulâncias, não será um corredor exclusivo. O VLT é uma linha exclusiva, proporcionando um tráfego ágil e moderno”, destacou Juarez.

Outro fato importante e que deve ser explicado, conforme o secretário, é em relação a composição tarifária. Esse levantamento é semanal, tendo como base o número de passageiros por dia. “As questões relacionadas a valores da tarifa, é bem relativo. No mês de agosto, o valor era de R$ 8,00 e hoje está R$ 6,00. Entretanto, no mês de agosto, eram transportados cerca de 70 mil usuários. Hoje são mais de 205 mil passageiros”, explicou Juarez.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná, informou que o legislativo municipal não está de braços cruzados sobre os modais de transporte. “Se formos analisar friamente , nós não dependemos do transporte. É a população que precisa ser ouvida. Estamos à disposição e agradecemos em nome da Câmara de Cuiabá, parabenizá-lo, pela iniciativa, sempre voltada para o bem estar da população cuiabana”, disse o vereador.

Entidades de diversas classes representativas foram convidadas. O presidente do Conselho de Corretores de Imóveis de Mato Grosso- Creci, professor Benedito Odário foi claro e objetivo ao dizer que a classe imobiliária defende a continuidade do projeto do VLT. “Costumo dizer que os corretores de imóveis, as imobiliárias de Cuiabá são os grandes responsáveis por terem vendido na época da Copa do Mundo, em 2014, por terem vendido a ideia, comercializado os imóveis na espera de um modal de transporte eficiente, moderno e humano.  O mercado imobiliário considera um retrocesso o BRT, considera o modelo como um ônibus melhorado”, defendeu.

“O comércio é o maior empregador de Mato Grosso. Nós deixamos de perguntar para aquele que depende do transporte coletivo para locomoção diária, não foi consultado. Essa consulta pública já devia ter sido realizada. Nós não apoiamos nenhum lado político. Nós defendemos os nossos trabalhadores, que merecem um transporte de qualidade e seguro. Nós somos a favor da população cuiabana e varzeagrandense. Se o primeiro mundo merece, nós de Mato Grosso vamos retroceder e falar em BRT? É um retrocesso muito grande”, questionou o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Júnior.

O diretor e representante da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB MT, Helmut Daltro, considera a discussão mais do que válida. “Debates que trazem como linha de ação o bom diálogo, principalmente em questões sensíveis à sociedade, sobre o caso dessa discussão técnica sobre o VLT ou BRT. A OAB está sempre à disposição da Prefeitura de Cuiabá para servir de balizador. Esperamos que seja escolhido o melhor e o modelo mais recomendado do modal de transporte que atendam os anseios da sociedade”, argumentou Helmut.

O senador José Medeiros parabenizou a iniciativa do prefeito em colocar em debate o assunto VLT. “O VLT é um assunto que tem tomado dimensão nacional. Vários segmentos voltaram os olhos para a capital de Mato Grosso, mas não de forma positiva. Por isso que te parabenizou, em colocar pela primeira vez, o assunto num debate técnico. Sou a favor daquele que não quer jogar um bilhão no mato’”, disse Medeiros.

“Dar a oportunidade da população conhecer de fato e de direito. O que é esse modal, vantagens e desvantagens. Uma situação que se arrasta há mais de dez anos e nada definido. A Conferência é realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Nós defendemos o VLT, mas o mesmo espaço, nesse ambiente técnico foi colocado à disposição para quem defende o BRT. Queremos virar a página”, finalizou Pinheiro.

Mais de 250 pessoas, entre autoridades como o presidente do Creci MT, Benedito Odário, presidente do Crea-MT, Juarez Samaniego, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, presidente da Ucamb,Édio Martins, diretoria da OAB-MT, presidente da Femab, Walter Arruda e diversos representantes e líderes comunitários.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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