A Rodovia Transpantaneira é um ponto crucial na ligação entre Cuiabá e Corumbá, apesar de não as conectar diretamente. A estrada, que se estende por cerca de 145 km a partir da cidade de Poconé (aproximadamente 100 km de Cuiabá), é a principal via de acesso ao coração do Pantanal de Poconé.
A ideia de uma ligação rodoviária direta pelo Pantanal surgiu a partir da década de 1960, em um contexto de integração nacional incentivado pelo governo federal (Plano de Integração Nacional e políticas de ocupação do Centro-Oeste). A “Transpantaneira” foi idealizada como um corredor de integração não apenas entre Cuiabá e Corumbá, mas também como eixo de desenvolvimento econômico, fomentando o turismo, a pecuária e a circulação de mercadorias.
A obra foi planejada em trechos, com pontes de madeira sobre os inúmeros corixos e vazantes, adaptando-se à dinâmica sazonal das cheias e secas do Pantanal. No entanto, o traçado nunca se completou integralmente até Corumbá — o segmento mais conhecido é o que liga Poconé a Porto Jofre, no Mato Grosso, servindo hoje como acesso turístico e não como eixo de tráfego intenso.
No entanto, a Transpantaneira oferece uma perspectiva única dessa conexão. Ela foi construída com o propósito de atravessar a planície pantaneira, facilitando o transporte de gado e o acesso a fazendas isoladas, o que demonstra a importância histórica da pecuária na região. Embora o projeto original de ligar Poconé a Corumbá nunca tenha sido concluído, a estrada se tornou fundamental para o turismo de natureza e para a pesquisa científica.
A Transpantaneira é, em si mesma, uma atração. Ao longo de seu percurso, ela conta com mais de 120 pontes, hoje todas de concreto, e permite a observação de uma vasta vida selvagem/pantaneira, incluindo jacarés, capivaras, araras e, com sorte, onças-pintadas.
Sua importância histórica está diretamente ligada à exploração econômica e, mais recentemente, à valorização do ecoturismo. Ela se tornou a porta de entrada para a maior planície inundável do mundo e um símbolo da interligação do Pantanal com as áreas urbanas circundantes.
Atualmente, existe um projeto para a construção de uma ponte sobre o Rio São Lourenço, que ligará a Transpantaneira à MS-214, criando uma rota direta entre Porto Jofre e Corumbá. Quando concluída, essa nova estrada reduzirá a distância da viagem para aproximadamente 300 a 400 km.
Yale Sabo Mendes é juiz de direito, mestrando em Ciências Políticas e Relações Internacionais