conecte-se conosco


Cuiabá

Tradicional lavagem das escadarias do Rosário será realizada no próximo sábado (25)

Publicado

A 6ª edição da tradicional lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito será realizada no próximo sábado (25), no centro histórico de Cuiabá. A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC).

A celebração afro-cultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e ao santo negro São Benedito. O evento é organizado pela Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito e conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de estar presente neste evento tão rico e cheio de diversidades. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel no que tange a inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 6ª edição”, destaca o secretário Aluízio Leite.

O evento consta no calendário oficial de eventos culturais do município de Cuiabá (lei 6.304 de 28 de setembro 2018) e está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT). Na última edição, a celebração reuniu cerca de 900 pessoas durante a caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, xequeres, danças e água de cheiro.

“A lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um evento sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais quilombolas e povos de terreiros e religiosidade de matrizes africanas. O nosso objetivo principal é realizar uma caminhada por uma cultura de paz onde toda a comunidade independente de religião participe de forma harmoniosa e consiga realizar a troca de conhecimentos culturais”, disse a presidente da Comissão da Lavagem, Lindisey de Sá.

Confira a programação:

25/06

5h – Abertura (MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)

5h45 – Café da manhã

6h30 – Entrega das quartinhas

7h – Início do deslocamento para a igreja (São Benedito)

8h – Concentração

9h – Início da Caminhada “Por uma Cultura de Paz”

12h – Encerramento

12h15 – Recolhimento do patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)

12h30 – Deslocamento para o clube

13h – Feijoada de confraternização

17h – Encerramento do evento

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Sugestão de Pauta: 2º Encontro Municipal de Cuiabá contra LGBTQIfobia será realizado a partir das 18h30 desta quarta-feira (29)

Publicado

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência,  por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 18h30, o 2º Encontro Municipal de Cuiabá contra a LGBTQIfobia. O evento versará sobre o  tema: “Respeitando a Diversidade, lutando contra a intolerância e combatendo o preconceito”.

A atividade será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e será transmitida pelo canal oficial do Facebook da Prefeitura de Cuiabá, www.Facebook.com/prefeituracba. “Você não precisa ser LGBTQIA+ para lutar contra a “LGBTfobia”, explica a  secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

Os interessados devem fazer as inscrições por meio do endereço eletrônico- e-eventos.cuiaba.mt.gov.br.

Serviço:

O que: 2 Encontro Municipal contra a LGBTQIfobia

Quando- 29/06

Horário: 18:30

Local: Auditório da Secretaria de Educação 

Transmissão- www.Facebook.com/prefeituracba

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Hospitais Municipais adquirem equipamentos para mobilidade precoce de pacientes nas UTIs

Publicado

Hospitais municipais de Cuiabá, HMC e São Benedito, adquiriram nas Unidades de Terapia Intensiva – UTI’s, os elevadores de transferência, denominado “Maxi Move”. O equipamento é fundamental para a reabilitação de pacientes acamados e auxilia na redução da perda de função ou incapacidade dos pacientes, por meio da mobilidade precoce. É o que explica a coordenadora do setor de fisioterapia, Talita Souza.

“Hoje as duas unidades contam com o equipamento mais completo do gênero. Com ele, conseguimos obter uma solução mais segura e eficiente para as tarefas terapêuticas e básicas dos pacientes, como elevação, posicionamento e locomoção. O sistema oferece dois atributos exclusivos: o Sistema Vertical Estável – SVS e o Sistema de Posicionamento Dinâmico – SPD, que é acionado eletronicamente”, destacou a coordenadora.

Segundo ela, o elevador de transferência representa um grande avanço para a equipe da fisioterapia. “O dispositivo possibilita a transferência dos pacientes que estão em ventilação mecânica, deitados no leito, para o aparelho de elevação móvel, onde ficam sentados. Isso transmite ao paciente a sensação de melhora e interatividade com a equipe, que consegue unir um atendimento clinico individualizado com humanização”, completou.

O responsável técnico do setor de fisioterapia, Leonardo Figueiredo, pontuou outros benefícios com o uso do equipamento. “Essa locomoção do paciente altera a hemodinâmica, a atividade pulmonar e a freqüência cardíaca, acarretando em uma melhora significativa dessas funções. O elevador de transferência traz estabilidade e segurança no manuseio com o paciente, sem esse equipamento não é aconselhável realizar a mobilidade de pacientes acamados”, destacou.    

Sobre o uso do elevador de transferência, o responsável técnico do setor de fisioterapia explicou que a retirada do paciente do leito acontece diariamente, após avaliação clínica. “Todos os pacientes que estiverem hábeis, é realizada a conduta de retirar do leito para atendimento de fisioterapia motora, essa mobilidade diária também evita escaras”, enfatizou.                                                   

Segundo o diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC e o Hospital Municipal São Benedito, não é em toda rede do Sistema Único de Saúde – SUS que oferta o elevador de transferência. “Esse trabalho diferenciado para a mobilização segura do paciente não acontece na maioria dos hospitais públicos por falta do equipamento. Esse investimento foi uma determinação da gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, que preconiza a reabilitação do paciente para que tenha uma recuperação mais rápida e eficaz”, enfocou.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a retirada do paciente acamado do leito, mesmo em situação de ventilação mecânica, para induzi-lo a fazer movimento diário, é um trabalho humanizado que é possível graças à aquisição do elevador mecânico.  “Não meço esforços para a recuperação da nossa gente, esse equipamento de ponta, ofertado nos hospitais municipais, para ajudar os pacientes a saírem mais rápido das UTIs, para que tenham menos desgaste muscular. E quando for para enfermaria ou para casa, que seja em melhores condições, com menos seqüelas. São tantos os benefícios, que não consigo mensurar o quão é importante e gratificante proporcionar o tratamento adequado. A nossa gente merece!”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana