conecte-se conosco


Geral

Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante serviço em telhado de casa em Várzea Grande

Publicado

Um trabalhador de 48 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica, seguido de ataque cardíaco, quando consertava a calha no telhado de uma casa no bairro Vila Ipase, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (13).

O companheiro de trabalho de Jucelino Soares da Silva acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ele não resistiu e morreu ainda no local do acidente.

De acordo com a Polícia Militar, Jucelino e outro trabalhador foram contratados pela moradora para fazer um reparo na calha da casa. Jucelino usava uma máquina de solda, a qual teria ocasionado a descarga elétrica.

Segundo a polícia, foram feitos todos os procedimentos de reanimação, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada e estava no local. As causas do acidente serão investigadas.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Centro de Triagem volta a funcionar aos sábados; de 121 mil pessoas atendidas, 20 mil testam positivo para Covid

Publicado

Medida já começa a vigorar nesta semana, após a alta na procura pelos serviços ofertados no local [Foto – Christiano Antonucci]

O Centro de Triagem Covid-19, instalado na Arena Pantanal, retorna os atendimentos aos sábados. A medida já começa a vigorar nesta semana, após a alta na procura pelos serviços ofertados no local.

Com a ampliação nos dias de funcionamento, o atendimento no Centro de Triagem será de segunda a sábado, exclusivamente das 7h às 17h. O número de senhas distribuídas será mantido em até 900 por dia, sendo 500 senhas emitidas pela internet – por meio do link triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, explica que a medida se fez necessária diante do aumento da procura pelo serviço disponibilizado no Centro de Triagem.

“Para suprir essa demanda, decidimos retornar com o funcionamento aos sábados. Essa ação é importante no enfrentamento do coronavírus, pois contribui para o diagnóstico e tratamento de um maior número de pessoas. A ação tende a diminuir a transmissibilidade do vírus, já que o paciente detectará a doença em tempo hábil, cumprirá a medida de isolamento e seguirá o tratamento orientado pelo médico”, entende o gestor.

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu até o dia 3 de março de 2021, 121.791 mil pessoas. Desse total, 20.624 testaram positivo para o novo coronavírus, 66.818 tiveram o resultado negativo e 34.349 apresentaram quadro suspeito da Covid-19.

No mesmo período, foram realizadas 9.035 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença. Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 54.973 medicamentos. Os remédios são fornecidos somente após realização de consulta e prescrição médica.

O Centro de Triagem é um reforço para a rede de Atenção Básica dos municípios, que é uma atribuição das gestões municipais. Esse auxilio visa ao atendimento de pessoas que apresentam sintomas leves da doença. Para os casos graves, que necessitam dos recursos de uma internação, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.

Novo teste

O Centro de Triagem já utiliza há um mês o teste de pesquisa de antígeno, considerado mais efetivo pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19. Em vez de uma análise do sangue, o teste faz a análise da secreção da nasofaringe. Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado.

 

Continue lendo

Geral

Várzea Grande irá editar decreto e comércio e igrejas terão horários reduzidos; toque de recolher será às 21 horas

Publicado

Mudanças atendem pedido do Ministério Público. Novo decreto deve ser publicado ainda hoje

Em resposta à notificação encaminhada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a Procuradoria-Geral do Município de Várzea Grande informou que realizará a edição do Decreto 22/2021, que trata das medidas restritivas para prevenção à Covid-19. A administração municipal decidiu pela uniformização das normas de restrição que estão estabelecidas no Decreto Estadual, conforme recomendado pelo MPMT.

Na notificação, o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges Pereira recomendou que os dispositivos do Decreto Municipal 22/2021 que flexibilizam as medidas mais restritivas já definidas pelo Decreto Estadual 836/2021 fossem revogados. Além disso, orientou que prevalecesse a norma mais restritiva nos casos de conflito entre os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal.

Na Cidade Industrial, o decreto permitia o funcionamento dos supermercados e mercados nos sábados até as 19 horas, e não como o Estado, que determinou o fechamento até ao meio-dia. Também permitiu que as igrejas e templos possam funcionar até as 20 horas, ou seja, uma hora antes de iniciar o Toque de Recolher, que vai das 21 horas até as 5 horas da manhã do dia subsequente.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana