conecte-se conosco


Tecnologia

TIM lança 5G ‘puro’ em Brasília com promoção para clientes do pós-pago

Publicado

TIM lança 5G “puro” em Brasília com promoção para clientes do pós-pago
Bruno Ignacio

TIM lança 5G “puro” em Brasília com promoção para clientes do pós-pago

Nesta terça-feira (5), a TIM anunciou o lançamento de sua rede 5G “pura” , ou Standalone, na cidade de Brasília. A inauguração da nova geração de rede móvel vai ocorrer na quarta-feira, 6 de julho, seguindo a liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo a operadora, a ativação inicial contará com 100 antenas, prometendo alcançar 50% da capital federal. Conforme informou a TIM em comunicado, o plano é expandir esse número para 164 antenas dentro dos próximos dois meses, atingindo 65% da população de Brasília.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

De acordo com o CEO da companhia, Alberto Griselli, o 5G “puro” da TIM deve chegar “em breve” às demais capitais do Brasil, seguindo o cronograma da Anatel.

O 5G da TIM vai estar disponível a partir de amanhã nas principais regiões do Distrito Federal, como Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, Setor de Indústria e Abastecimento, Taguatinga e Vicente Pires. A operadora promete expandir a cobertura “em breve” para as demais regiões do DF.

A tecnologia SA, ou Standalone, oferece uma rede 100% dedicada ao 5G, por isso também é chamado de 5G “puro”. Há também o 5G NSA, ou Non-Standalone, com núcleo compartilhado com 4G. A TIM passará a transmitir tanto o 5G SA e o 5G NSA através da frequência de 3,5 GHz na capital federal.

Ambas as arquiteturas de rede oferecem uma velocidade consideravelmente maior que o 4G. Segundo a TIM, a taxa de transferência de dados pode ser até 100 vezes maior. No entanto, o 5G SA conta com uma latência bem menor na conexão.

Celular com logo da TIM
TIM (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

5G da TIM custará R$ 20 adicionais por mês

Para os clientes com planos pós-pago (TIM Black) individual ou familiar, o acesso ao 5G SA (Standalone) pode ser ativado no canal Meu TIM, nas lojas físicas, ou ainda pela central de atendimento.

É necessário contratar um pacote adicional de 50 GB que, no primeiro ano, é grátis. Depois do período, o acesso ao 5G puro custará R$ 20 por mês. A TIM afirma que, em breve, deve lançar um pacote similar para o plano controle, com 20 GB extras pela mesma tarifa mensal adicional.

A operadora também afirma que todas as linhas pré, pós e controle podem acessar o 5G NSA sem ter que mudar de plano. Além disso, tanto para a rede SA quanto NSA, não há a necessidade de troca de chip. Atualmente, o pacote de 50 GB só está disponível para a contratação em Brasília.

É importante se atentar aos dispositivos compatíveis com as redes 5G SA e NSA. Segundo a TIM, 70% dos smartphones vendidos pela operadora são compatíveis com a nova rede. Além disso, 1,4 milhão de clientes da empresa já possuem celulares 5G. Alguns exemplos de aparelhos que aceitam a nova tecnologia são:

  • Samsung : Galaxy Z Flip 3, Galaxy Z Fold 3, Galaxy S22, S22 Plus, S22 Ultra, Galaxy A73 5G
  • Motorola : Moto G200, Edge 20, Edge 30, Edge 30 Pro, Moto G82

Vale destacar que os iPhones ainda não são compatíveis com o 5G SA, apenas com o 5G NSA, até que a Apple realize o update necessário nos aparelhos.

Além da TIM, a Claro também anunciou recentemente que está pronta para lançar sua rede 5G “pura” em Brasília. A operadora adotou a marca “5G+” para se referir à sua oferta de rede 5G Standalone, mas também oferecerá a arquitetura NSA, usando tanto a frequência 3,5 GHz quanto a 2,3 GHz.

Colaborou: Lucas Braga

TIM lança 5G “puro” em Brasília com promoção para clientes do pós-pago

Fonte: IG TECNOLOGIA

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia

WhatsApp vai permitir recuperação de mensagem apagada

Publicado

WhatsApp terá novo recurso
Unsplash/Mourizal Zativa

WhatsApp terá novo recurso

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite que usuários revertam a exclusão de mensagens. A descoberta foi feita pelo WABetaInfo, que encontrou a novidade na versão beta (de testes) do mensageiro.

O recurso funciona de forma similar à opção de desfazer o envio de um email no Gmail. Assim que uma mensagem é excluída (seja para você ou para todos), aparece um aviso flutuante na parte inferior da tela escrito “mensagem deletada” e um botão de “desfazer”.

É possível desfazer a ação apenas por alguns segundos, já que o aviso flutuante some da tela rapidamente. A novidade pode ser bastante útil, por exemplo, para quando um usuário exclui uma mensagem apenas para si por engano, quando ela deveria ser excluída para todos na conversa.

Por enquanto, o WhatsApp não confirmou oficialmente a criação do recurso. Por isso, não é possível saber se a novidade será liberada para todos os usuários e nem quando isso poderia acontecer.


Fonte: IG TECNOLOGIA

Continue lendo

Tecnologia

Game Pass recebe Immortals Fenyx Rising em 2ª leva de agosto

Publicado

Game Pass tem novos jogos
Divulgação

Game Pass tem novos jogos

O Xbox Game Pass divulgou sua segunda leva de títulos para o mês de agosto. O maior destaque do anúncio fica por conta de Immortals Fenyx Rising, que chega sem custo adicional para assinantes do serviço. Além dele, mais sete jogos serão incluídos no catálogo até o dia 31. Confira, a seguir, mais detalhes sobre os jogos grátis do Game Pass.

Immortals Fenyx Rising é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Ubisoft que te coloca entre as maiores lendas da mitologia grega. O game de mundo aberto tem elementos de RPG e traz uma série de puzzles que te permite avançar na história — caso decifre, é claro.

Na trama, você habita a região fictícia de Forjalis, onde, no controle da jovem Fenyx, deve chegar até o Olimpo e derrotar Tifão, o destruidor de todos os deuses.

O título traz também diálogos cômicos nas cutscenes com o objetivo de prender a atenção do jogador até mesmo nas passagens de tempo, como constatado em nosso preview no ano de lançamento.

Para quem conhece os jogos da Ubisoft, deve se lembrar de um jogo semelhante a Immortals Fenyx Rising: Assassin’s Creed Odyssey. Sim, o jogo traz elementos semelhantes, mas em cartoon e com história mais enxuta.

Immortals Fenyx Rising chega ao catálogo do Game Pass no dia 30 de agosto para PC, Consoles e Xbox Cloud Gaming.

Outros jogos que chegam em agosto

Além do título acima, o anúncio também inclui os seguintes jogos:

  • Coffee Talk (Cloud, Console e PC) – 16 de agosto;

  • Midnight Fight Express (Cloud, Console e PC) – 23 de agosto;

  • Exapunks (PC) – 25 de agosto;

  • Opus: Echo of Starsong – Full Bloom Edition (Console e PC) – 25 de agosto;

  • Commandos 3 – HD Remaster (Cloud, Console e PC) – 30 de agosto;

  • Immortality (Cloud, PC e Xbox Series S/X) – 30 de agosto;

  • Tinykin (Console e PC) – 30 de agosto.

NBA 2K22 deixa o catálogo do Game Pass

De acordo com a Microsoft, os seguintes jogos deixam de fazer parte do catálogo do Game Pass no dia 31 de agosto de 2022:

  • Elite Dangerous (Cloud, Console e PC);

  • Hades (Cloud, Console e PC);

  • Myst (Cloud, Console e PC);

  • NBA 2K22 (Cloud, Console e PC); 

  • Signs of the Sojourner (Cloud, Console e PC); 

  • Spiritfarer (Cloud, Console e PC); 

  • Twelve Minutes (Cloud, Console e PC); 

  • Two Point Hospital (Cloud, Console e PC); 

  • What Remains of Edith Finch (Cloud, Console e PC); 

  • World War Z (Cloud, Console e PC). 

Fonte: IG TECNOLOGIA

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana