conecte-se conosco


Política MT

Thiago Silva defende volta do Polo Têxtil no Sudeste do Estado

Publicado

Thiago destaca que há produção na região para consolidação do Polo Têxtil

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Thiago Silva (MDB) defendeu uma rediscussão do projeto de desenvolvimento de polo têxtil de Rondonópolis. Na década passada, a cidade recebeu investimentos de diversas empresas no setor como a Santana Textiles e TBM, devido a um programa para a vinda de indústrias do setor. No entanto, nos últimos anos, houve uma diminuição de investimentos e grande parte dessas empresas deixou o município. “O problema é que os investimentos por diversos motivos pararam e o projeto praticamente desapareceu”, disse o parlamentar.

A Santana Textiles chegou a gerar 500 empregos e, por fim , acabou desativando a planta em Rondonópolis. Thiago destacou que pretende aprofundar um estudo de viabilidade do polo têxtil no município. “Vamos fazer um diagnóstico preciso e buscar uma solução para que a cidade volte a gerar renda e emprego no setor”, resumiu.

O parlamentar cita como exemplo o fato de Mato Grosso ser um grande produtor de algodão, mas ter um parque industrial têxtil pequeno, se comparado a quantidade que produz.  Ele lembra que, ao contrário de Mato Grosso, Santa Catarina não tem uma produção de algodão grande, mas conta com uma indústria têxtil forte. “Estive em Brusque, em Santa Catarina, e vi a força deles”, disse.

Thiago ainda reforçou que, atualmente, as condições de infraestrutura  do município são melhores que na década passada.  O deputado explicou que a cidade tem um terminal ferroviário, estrutura de transporte e condições de ensino superior e técnico para a formação de profissionais na área.

O parlamentar defende que a reforma tributária que está sendo proposta pelo Estado,  e que tramita na Assembleia, estimule a industrialização do algodão e também amplie a geração de emprego e renda.  “Na verdade temos uma série de cidades que produzem algodã,o como Campo Verde, Lucas e Primavera e nós temos Rondonópolis para industrializar essa produção. Temos que aproveitar o nosso potencial e crescer nesse setor, podemos mudar essa realidade e  trabalhar para agregar valor a nossa matéria prima”, disse.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Dr. Eugênio faz indicações ao Executivo para aquisições de ambulâncias a municípios do Araguaia

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Dr. Eugênio apresentou indicações ao Executivo estadual solicitando a aquisição de ambulâncias para os municípios de Água Boa, Campinápolis, Cocalinho e Ribeirão Cascalheira. 

Na justificativa, referente a Cocalinho, o parlamentar explica. “ A população do município de Cocalinho, quando precisa de um atendimento especializado na área de saúde, sofre sistematicamente com as dificuldades impostas pela distância de centros com melhor estrutura hospitalar. Quando é disponibilizada uma ambulância para qualquer localidade, é sem dúvida nenhuma um alento, uma mensagem de esperança para àquela comunidade”.

Nas indicações, o deputado fala sobre a importância das ambulâncias para cada uma das cidades. “As ambulâncias equipadas são importantes para o deslocamento dos pacientes mais graves. Neste cenário de pandemia, a remoção de pacientes em veículos apropriados fará grande diferença, seja aqui na capital como ou interior do estado e, com certeza, ajudará a salvar muitas vidas, sobretudo onde o acesso à rede hospitalar é mais restrito, no caso dos municípios de Água Boa, Campinápolis, Cocalinho e Ribeirão Cascalheira. A remoção com suporte pode determinar a continuidade da vida de uma pessoa”, encerrou.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

STF suspende requisição administrativa da União e manda empresa entregar respiradores ao Governo de MT

Publicado


A Procuradoria Geral do Estado deve entrar em contato com a empresa nas próximas horas para agilizar o processo de entrega dos equipamentos ao Estado

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a requisição administrativa feita pelo Governo Federal e determinou que a empresa Magnamed Tecnologia Médica S.A. forneça os 50 ventiladores pulmonares (respiradores) comprados pelo Governo de Mato Grosso.

A decisão foi proferida nesta quinta-feira (28), quando foi deferida parcialmente a tutela de urgência requerida pelo Estado, afastando todos os argumentos do Governo Federal e da empresa.

A Procuradoria Geral do Estado deve entrar em contato com a empresa nas próximas horas para agilizar o processo de entrega dos equipamentos ao Estado, que serão utilizados em leitos de UTI’s.

Entenda o caso

O Governo de Mato Grosso havia comprado e efetuado o pagamento de 50 respiradores, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Contudo, quando o Estado já aguardava a entrega dos equipamentos, o Governo Federal fez uma requisição administrativa de todos os equipamentos produzidos pela empresa, que atingiu os aparelhos de Mato Grosso.

Por esse motivo, o Estado recorreu ao STF para que fosse garantido a entrega dos respiradores. Na primeira decisão judicial, do dia 1º de maio de 2020, o ministro determinou a entrega dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Contudo, após a União recorrer a decisão foi suspensa. Agora, com a tutela de urgência concedida, o Estado deverá receber os respiradores nos próximos dias.

 

 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana