Internacional
Terremoto na Indonésia deixa mais de 30 mortos

Pelo menos 34 pessoas morreram e centenas ficaram feridas na ilha de Sulawesi, na Indonésia, após um terremoto de magnitude 6.3 na escala Richter.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o fenômeno foi registrado a 18,4 quilômetros de profundidade e a seis quilômetros ao sul da cidade de Majene.
A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) afirmou que ao menos um hotel e um hospital na região colapsou.
Você viu?
Já segundo informações do governo indonésio, milhares de pessoas precisaram deixar suas casas e diversas construções foram danificadas pelos tremores.
A quantidade de mortos e feridos pode seguir aumentando, já que os membros das equipes de resgate alertaram que “muitas pessoas ainda estão sob os escombros”.
A Indonésia está localizada em uma área conhecida como “Círculo de Fogo do Pacífico” por causa de sua intensa atividade sísmica e vulcânica.


Internacional
ONU: forças de Myanmar matam quase 40 pessoas em repressão a protestos

As forças de segurança de Myanmar abriram fogo durante protestos contra o governo militar e mataram 38 pessoas nessa quarta-feira, disse uma enviada da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia mais sangrento de repressão às manifestações pela volta do governo eleito democraticamente.
As forças de segurança recorreram a munição letal com pouco aviso em várias cidades pequenas e grandes, disseram testemunhas, e a junta militar pareceu determinada a conter os protestos contra o golpe de 1º de fevereiro, que depôs o governo eleito de Aung San Suu Kyi.
“É horrível, é um massacre. Não há palavras para descrever a situação e nossos sentimentos”, disse o ativista jovem Thinzar Shunlei Yi à Reuters por meio de um aplicativo de mensagens.
“Hoje foi o dia mais sangrento desde que o golpe aconteceu no dia 1º de fevereiro. Tivemos hoje – só hoje – 38 pessoas mortas. Mais de 50 pessoas morreram desde o início do golpe, e muitas ficaram feridas”, disse em Nova York a enviada especial da ONU em Myanmar, Christine Schraner Burgener.
Um porta-voz do conselho militar governante não respondeu a um pedido de comentários.
Ko Bo Kyi, secretário adjunto do grupo de direitos humanos Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos, escreveu no Twitter: “Até agora, os supostos militares mataram ao menos 18”.
Em Yangon, a principal cidade do país, testemunhas disseram que ao menos oito pessoas foram mortas, uma no início do dia e sete quando as forças de segurança dispararam de forma contínua em um bairro do norte da cidade, no início da noite (horário local).
“Deve haver responsabilização e uma volta à democracia em Myanmar”, disse a União Europeia.
Internacional
Transmissão do novo coronavírus despenca após vacinação e lockdown em Portugal

Portugal conseguiu fazer despencar o número de contaminações pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) após reforçar seu programa de vacinação contra a Covid-19 e ampliar medidas de confinamento da população. O país, que chegou a ser considerado um dos melhores exemplos de combate à pandemia na Europa, viu a Covid-19 sair de controle em janeiro.
Naquele mês, Portugal passou vários dias na liderança mundial em novos casos e mortes por milhão de habitantes e fez até um pedido de ajuda internacional para cuidar de seus doentes. Agora, as taxas de contágio são as mais baixas da Europa.
A redução nas infecções foi conquistada com a imposição de um confinamento bastante restritivo. O lockdown implantado no país está em vigor desde 22 de janeiro e ainda não tem data para acabar. Mesmo com a boa notícia, especialistas e próprio governo consideram que os resultados ainda requerem atenção.
Um dos principais termômetros do estado da pandemia, o número de doentes internados caiu 73% entre 1º de fevereiro e 3 de março, passando de 6.775 para 1.827.
Você viu?
O número de mortes também segue em queda. Em 31 de janeiro, o país registrou o recorde de 303 óbitos pela doença. Em 3 de março, foram 41.
Portugal também reforçou seu programa de vacinação. A campanha de imunização, que começou com lentidão e ofuscada por denúncias de pessoas vacinadas indevidamente, engrenou e tem batido sucessivos recordes de doses aplicadas.
Até agora, o país já aplicou mais de 885 mil doses de vacina. Ele tem 10 milhões de habitantes, o que faz o percentual ficar um pouco abaixo de 10%. Cerca de 618 mil pessoas (6,2% da população) já receberam a primeira dose, e 266.716 (2,6%) já têm a vacinação completa.
De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge publicado na última sexta-feira (26), Portugal estabilizou sua taxa de transmissão do vírus (Rt) em torno de 0,66 e 0,68. Isso quer dizer que, atualmente, um grupo de 100 pessoas contaminadas em Portugal transmite o novo coronavírus para 68 pessoas, fazendo com que os números caiam com o passar do tempo.
-
Política MT01/03/2021 - 14:50
Decreto do governo estadual determina “fecha tudo” a partir das 19 horas em todos os municípios
-
Geral27/02/2021 - 09:00
Justiça decide na próxima segunda-feira sobre fechamento do comércio por 14 dias em Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial26/02/2021 - 10:25
TJ mantém prisão de pedófilo que chantageou adolescente de 13 anos em Mato Grosso
-
Curiosidades25/02/2021 - 21:59
Tatuadora chama atenção ao mostrar “saco de tinta” no braço; assista
-
Política MT25/02/2021 - 16:45
Oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158, lamenta deputado
-
Geral26/02/2021 - 06:40
Cuiabá leiloa veículos e sucatas apreendidos e não retirados por proprietários
-
Cuiabá01/03/2021 - 08:47
Aos 93 anos, ex-governador Frederico Campos morre por complicações da Covid19
-
Política Nacional26/02/2021 - 16:16
Daniel Silveira diz em depoimento que já estava com celulares quando foi preso