conecte-se conosco


Política Nacional

Terça-feira é o último dia de inscrição no Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Publicado


.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Parlamento Jovem Brasileiro 2019 - Sessão Plenária e entrega dos Diplomas
Parlamento Jovem Brasileiro, edição 2019

Termina nesta terça-feira (30) o prazo de inscrição para o Parlamento Jovem Brasileiro deste ano, programa da Câmara dos Deputados voltado à “educação para democracia”. A iniciativa está na 17ª edição e oferece a estudantes do ensino médio de todo o País a oportunidade de simular o dia a dia de trabalho dos deputados federais.

O calendário deste ano sofreu alterações por causa da pandemia do novo coronavírus. Foram três meses de inscrição, que começaram em 30 de março. Os interessados em participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2020 ainda podem se inscrever nesta terça: basta elaborar um projeto de lei e enviá-lo, juntamente com uma cópia do documento de identidade, por meio do portal camara.leg.br ou pelo whatsapp exclusivo – (61) 3216-1867 – para quem não tem acesso à banda larga.

O programa é aberto a jovens de 16 a 22 anos de idade devidamente matriculados no ensino médio de escolas públicas ou particulares. Quem cursa o ensino técnico integrado ao ensino médio ou está cursando o ensino médio no EJA, a modalidade “educação de jovens e adultos”, também pode participar.

Ao longo de julho, será feita a pré-seleção estadual. Agosto e setembro serão reservados para a seleção final, enquanto outubro e novembro serão meses de preparação à distância dos selecionados. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e simulam todo o processo legislativo, elaborando projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o País.

Várias propostas surgidas no Parlamento Jovem Brasileiro já foram formalmente aproveitadas como projeto de lei pelos deputados federais. É o caso da deputada Tabata Amaral (PDT-SP), que encampou uma proposta da jovem estudante Raphaele Godinho apresentada no Parlamento Jovem de 2017.

“Recebi com muito carinho o projeto que a Raphaele Godinho me entregou para que a gente pudesse criar uma semana de valorização das mulheres que fizeram história. Conforme combinamos, eu apresentei o projeto junto com outros projetos de minha autoria para que a gente fizesse uma discussão ampla de projetos que pudessem dar mais dignidade, igualdade e respeito para as mulheres”.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Geórgia Moraes

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

Plenário aprova texto-base de MP que flexibiliza regras de licitações durante pandemia

Publicado


.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 926/20, que flexibiliza regras de contratação, inclusive para os casos de dispensa de licitação, durante a pandemia de Covid-19. A MP também confirma a competência legal de governadores e prefeitos para impor restrições como isolamento, quarentena e restrição de locomoção.

De acordo com o projeto de lei de conversão do deputado Júnior Mano (PL-CE), para adotar as medidas de restrição no transporte de pessoas entrando no País ou saindo dele e também na locomoção entre os estados, a autoridade deve seguir recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso vale para rodovias, portos e aeroportos.

Os deputados analisam agora os destaques apresentados pelos partidos ao texto.

Mais informações em instantes

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Continue lendo

Política Nacional

Bolsonaro com Covid-19: Novo teste do presidente é adiado

Publicado


source
Jair Bolsonaro está isolado no Palácio da Alvorada
Reprodução/TV Brasil

Jair Bolsonaro está isolado no Palácio da Alvorada

A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência informou, na tarde desta terça-feira (14) ao iG, que não há previsão para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realize o próximo teste de Covid-19 . Nesta segunda (13), ele afirmou que realizaria um novo teste nesta terça .

Bolsonaro foi diagnosticado com Covid-19 no último dia 7. Ele está em isolamento no Palácio da Alvorada, onde mora. Nesta segunda, em entrevista à CNN, ele afirmou que permanece em seu quarto e apenas sai para o escritório quando faz videoconferências ou precisa despachar.

A Secom afirmou que Bolsonaro segue evoluindo e está sob acompanhamento da equipe médica da Presidência da República.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana