'VERANICO'

Tempo seco deve se intensificar esta semana e Cuiabá pode registrar temperatura de 40°C

· 1 minuto de leitura
Tempo seco deve se intensificar esta semana e Cuiabá pode registrar temperatura de 40°C

A partir desta semana um novo "veranico" vai se instalar sobre o Brasil. Com isso, depois de um frio intenso, as temperaturas voltam a subir. As máximas podem se aproximar de 30°C em várias capitais, e até atingir 40°C em cidades como Cuiabá.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno ganha força a partir de terça-feira (19), quando o calor deve se espalhar pelo Centro-Oeste, Sudeste e até por áreas do Sul. A expectativa é de temperaturas acima da média de agosto e, por consequência, um

O calor deve se espalhar pelo Centro-Oeste, Sudeste e norte do Paraná, acompanhado de baixa umidade relativa do ar.

Entre terça-feira e quarta-feira (20), o calor se intensifica no Centro-Oeste, no interior do Sudeste e no norte do Paraná, com máximas que podem ultrapassar os 35 °C em várias áreas.

Cuiabá tem previsão de chegar aos 40 °C no pico do fenômeno, enquanto São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) devem registrar tardes acima dos 30 °C.

De acordo com especialistas, a combinação de calor intenso e baixa umidade aumenta os riscos à saúde, como desidratação e problemas respiratórios, especialmente entre crianças e idosos.

Veranicos são fenômenos típicos do inverno ou do outono, caracterizados por dias seguidos de calor acima da média, mas não configuram ondas de calor. O país já registrou dois eventos semelhantes neste ano, e o terceiro se aproxima, trazendo temperaturas acima da média para o período.