conecte-se conosco


Internacional

"Temos de aprender a viver da energia que vem do sol", diz cientista

Publicado

O americano John Goodenough, Prêmio Nobel de Química deste ano, disse que quando contribuiu para o desenvolvimento das baterias usadas em telefones celulares, notebooks ou carros elétricos (íon de lítio) não imaginava a importância que viriam a ter. Destacou que elas hoje têm grande importância, onde quer que sejam usadas, feitas de íon de lítio ou de outros materiais. O prêmio, anunciado hoje (9), foi concedido a Goodenough, de 97 anos, juntamente com o britânico Stanley Whittigham e o japonês Akira Yoshino.

“Temos de aprender a viver da energia que vem do sol e só conseguiremos fazer isso se aprendermos a armazenar a energia. Por isso, precisamos de baterias”, acrescentou.

Sobre o reconhecimento por parte da academia sueca, Goodenough diz que receber o Nobel “é uma boa razão para viver até os 97 anos”.

A Academia Sueca disse que esses cientistas contribuíram para um “mundo recarregável”.

*Emissora pública de televisão de Portugal

 

Edição:

Fonte: EBC Internacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Internacional

Turquia concorda em suspender ação militar na Síria

Publicado

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, declarou que a Turquia concordou em suspender sua operação militar no norte da Síria durante 120 horas.

Pence fez o comentário depois de se reunir com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na Turquia, nessa quinta-feira (17).

Pence disse que o presidente Donald Trump concordou em não impor sanções adicionais, caso a Turquia honre o cessar-fogo. O vice-presidente acrescentou que Trump também concordou em suspender as atuais sanções, caso a Turquia pare totalmente com a ação militar.

Em antecipação às observações de Pence, Trump usou o Twitter, citando um acordo que foi conseguido na reunião. Ele agradeceu Erdogan, afirmando que ” milhões de vida serão salvas”.

Forças curdas

As forças curdas disseram que vão aceitar a proposta de cessar-fogo que lhes permitiria sair das áreas fronteiriças, no norte da Síria, enquanto a Turquia suspenderia sua ofensiva militar na região.

As forças curdas divulgaram declaração, nessa quinta-feira, depois que os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo no mesmo dia.

Leia Também:  Dorian: cerca de 2.500 pessoas continuam desaparecidas nas Bahamas

Elas disseram que concordaram com o cessar-fogo em algumas áreas e implementaram o acordo às 22h do mesmo dia. Acrescentaram que vão cumprir as determinações estabelecidas pelo processo de cessar-fogo e, ao mesmo tempo, exigiram que a Turquia cumpra o mesmo acordo.

Um comandante curdo, envolvido nas campanhas militares contra os militantes do Estado Islâmico, disse à mídia local que só aceitará o cessar-fogo depois de a Turquia se retirar do norte da Síria.

A Turquia afirma que o acordo não exige que suas tropas saiam da região.

 

 

 

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Internacional
Continue lendo

Internacional

Milhares de manifestantes marcham até Barcelona em dia de greve geral

Publicado

Lojas vandalizadas, caixotes do lixo e carros em chamas, confrontos com a polícia e agressões entre grupos de extrema-direita e manifestantes antifascistas. Foi assim a quarta noite consecutiva de protestos na Catalunha, com mais incidência em Barcelona. Esta sexta-feira (18), os protestos já levaram à interrupção de várias estradas e ao cancelamento de voos. Em dia de greve geral, espera-se que esta sexta-feira ocorra a maior manifestação dos últimos anos a favor da independência na região.

A tarde de quinta-feira (17) passou sem grandes incidentes, mas no início da noite e ao longo da madrugada o ambiente se agravou, com intensos confrontos entre a polícia e os manifestantes.

Houve vários carros incendiados, confrontos com a polícia e agressões entre manifestantes durante a noite. 
 
A condenação pela justiça de líderes que lutam pela independência foi o motivo para a onda de manifestações violentas.

Cortes de estradas e voos cancelados

Esta sexta-feira está também marcada por cortes de autoestradas e várias vias na Catalunha, entre as quais a N2, próximo da fronteira entre Espanha e a França, informou o Ministério do Fomento.

Leia Também:  Embaixada dos EUA reafirma apoio ao Brasil na OCDE

Na cidade de Barcelona várias vias foram já parcialmente fechadas à circulação por causa das manifestações que se vão prolongar durante todo o dia.

Pelo menos 100 pessoas foram detidas e quase 200 agentes da polícia ficaram feridos desde o início dos protestos.

O caos também se instalou no aeroporto de Barcelona, com mais de meia centena de voos cancelados devido à greve geral.

Segundo as autoridades (Guardia Urbana), o trânsito vai ser restrito na Avenida Meridiana e a Ronda del Litoral, assim como numa das entradas de Barcelona, em Lobregat.

Há pouca disponbilidade de ônibus e trens, que estão funcionando precariamente. 

 

Fonte: EBC Internacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana