conecte-se conosco


Política MT

Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros é espaço importante para cultura local

Publicado

Foto: Marcos Lopes

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro. A Assembleia Legislativa reconhece a importância desse espaço de cultura e por isso possui o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, local reconhecido por receber peças, shows, palestras e seminários e que também promove outros eventos de finalidade cultural e educativa.

Desde 2017, a celebração ganhou um complemento e passou a ser também o Dia Nacional do Teatro Acessível como forma de levar ao público geral a demanda de pessoas com deficiência por espaços de cultura com acessibilidade física e comunicativa. “O teatro atende todos os requisitos para contemplar as pessoas com deficiência, elevadores, poltronas, uma equipe completamente preparada para receber essas pessoas. A gente tem essa alegria imensa de poder acolher todos os públicos”, afirma a diretora do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.

Ela lembra ainda que a Lei Estadual nº 10.938, sancionada recentemente, foi fruto de proposta da Assembleia Legislativa. Já em vigor, o texto assegura aos acompanhantes de pessoas com deficiência o benefício da meia-entrada em eventos socioculturais realizados no estado. “Essa lei trata de pessoas com deficiência não somente física, mas também com deficiência mental e sensorial”, ressalta Daniella Paula Oliveira.

Leia Também:  Governo encomenda estudo sobre viabilidade da conclusão das obras da ZPE e VLT

A diretora do teatro também busca tornar o Zulmira Canavarros acessível para alunos de escola pública. O produtor cultural e cineasta Luiz Marchetti garante que o espaço está de portas abertas a todos e lembra que por iniciativa da equipe do local foram realizados projetos como o “Cerrado Musical”, com artistas locais de trabalho autoral e o “Cine Social”, em que alunos de escolas públicas vinham até o teatro para assistir a um filme na tela grande. “É um palco coringa”, descreve sobre a versatilidade do espaço. O foyer do teatro já recebeu também lançamentos de livros e brechós para arrecadar recursos a instituições filantrópicas.  

Outro orgulho para o Teatro Zulmira Canavarros é o de ser o principal local de apresentações da Orquestra CirandaMundo, lembra Luiz Marchetti. “Eles [jovens integrantes da orquestra] percebem o poder da música dentro dessa acústica [do teatro]. O CirandaMundo dentro do Zulmira Canavarros mostra o potencial até de uma carreira”, completa.

Cotidiano – Toda a movimentação é possível graças ao trabalho de pessoas como Zeid Alabi, responsável pela logística, e dos técnicos de luz e som, respectivamente, Marcio Vinicius de Araújo Camargo e Jair da Silva Souza. Alabi faz a escala de serviço a partir da agenda do teatro, cuida do espaço, conversa com produtores, mantém o espaço em perfeitas condições de uso e organiza os reparos quando necessários.

Leia Também:  Licitação para obras do anel viário de Rondonópolis tem data definida

Já os técnicos Marcio Vinicius Camargo e Jair Souza estão presentes em todos os eventos. Quando o Zulmira vai receber algum espetáculo ou palestra trabalham normalmente das 8h às 23h para que tudo corra bem. Passam muitos fins de semana no espaço e dizem ser muito felizes dessa maneira. “Amo, não vivo mais sem”, garante Souza. “Buscamos sempre fazer algo diferente e sempre melhorar”, conta Camargo.

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros funciona em parceria com a Assembleia Social (antiga Sala da Mulher). Por isso, muitas vezes o ingresso para os eventos realizados no espaço envolve a entrega de alimentos e outros produtos. As doações são encaminhadas a instituições cadastradas, como hospitais e abrigos.

Fonte: ALMT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

PSDB oficializa pré-candidatura de Nigro a prefeito de Cuiabá

Publicado

O empresário Carlos Nigro, anunciado como pré-candidato tucano ao Alencastro

Os deputados estaduais Carlos Avalone e Wilson Santos anunciaram na noite desta segunda-feira (9), o nome do empresário Luiz Carlos Nigro como o candidato do PSDB à prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2020. A decisão foi tomada em reunião do Diretório Municipal do PSDB, com a presença do vereador e presidente do diretório, Ricardo Saad, e do presidente do Diretório Estadual, Paulo Borges.

“Estamos firmes nesta pré-candidatura e com certeza vamos trabalhar muito para poder alinhar, junto com o partido, o crescimento, novamente do PSDB, como grande partido que é e que sempre foi no Brasil e, principalmente, no estado de Mato Grosso e Cuiabá. Vamos trabalhar juntos para capitanearmos novos candidatos a vereador e que possamos somar nesta candidatura importante para Cuiabá”, afirmou Nigro após a definição do seu nome.

O presidente do diretório municipal, vereador Ricardo Saad, disse que um “partido do tamanho do PSDB não poderia ficar sem uma candidatura majoritária”. Já o tucano Wilson Santos recordou a trajetória do partido em Mato Grosso e destacou o fato de o empresário Nigro ser primo do ex-governador Dante de Oliveira.

Leia Também:  STF invalida norma que permitia progressão de servidores de Mato Grosso com diplomas de países do Mercosul

“Hoje ficou decidido que Luiz Carlos Nigro é nosso pré-candidato para disputar a prefeitura de Cuiabá em 2020. Precisamos desenhar o futuro da nossa capital e nada melhor que um homem experiente na vida privada e na vida pública, primo de Dante de Oliveira com raízes em Cuiabá para nos ajudar nesse trabalho. Esse é o começo da nossa bela caminhada”, adiantou.

Continue lendo

Política MT

Sefaz prevê pagamento do 13º salário com recursos recuperados de grandes sonegadores

Publicado

Conforme Rogério Gallo, o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais depende da entrada de recursos no caixa

O secretário estadual de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo, afirmou na manhã de segunda-feira (9) durante entrevista ao Bom Dia MT, da TV Centro América, que o pagamento do 13º salário dos servidores públicos está condicionado a entrada de dinheiro no caixa do estado. Conforme Gallo, até o final desta semana o governador Mauro Mendes (DEM) deve anunciar a data em que o pagamento será feito. “Estamos falando desde o início que nós vamos cumprir com as nossas obrigações junto ao servidor público independente de qualquer recurso que venha do governo federal. As nossas perspectivas são muito boas, mas eu peço um pouquinho mais de paciência ao servidor público para passar uma informação precisa”, afirmou Gallo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sefaz, os recursos aos quais o secretário se refere diz respeito ao Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). A busca pela conciliação com as empresas devedoras tem como objetivo reduzir o número de ações judiciais e também fazer com que o dinheiro público retorne, em um curto espaço de tempo, aos cofres do estado. A maioria desse dinheiro, que o Cira busca recuperar, tem por natureza o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS).

Leia Também:  Licitação para obras do anel viário de Rondonópolis tem data definida

Nesta terça-feira (10), o Governo do Estado libera em uma única parcela, o pagamento dos salários e proventos do mês de novembro dos servidores  ativos, aposentados e pensionistas.  O pagamento dos salários vai injetar na economia estadual de mais de R$ 500 milhões, que é o valor total da folha. “Isso é reflexo de todas as medidas que foram adotadas, de ajuste fiscal, muitas vezes demonizadas, mas que visa exatamente isso, trazer equilíbrio, que melhora a vida do servidor público e da população”, concluiu Gallo.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana