conecte-se conosco


Mato Grosso

Teatro, dança e música são destaques da programação de agosto

Publicado

O Cine Teatro Cuiabá está repleto de atrações culturais para o público neste mês de agosto. Com opções de teatro, humor, filmes e espetáculos de dança e música, o espaço terá opções para todos os gostos e idades. Entre os destaques, apresentações de capoeira, siriri, musical infantil e show de rock e de humor.

Nesta sexta-feira (02.08), às 19h, a atração é o espetáculo Capoeira Digoreste Cuiabá 300 anos, com classificação livre e entrada gratuita. Trata-se de uma apresentação envolvendo 300 ritmistas do Estado, em uma homenagem à cultura afro-brasileira e à capital do Estado. Neste sábado (03.08), às 20h, a Cia de Teatro Barata apresenta a peça Arte Barata, que aborda os conflitos vividos por um artista que reproduz obras de arte e é contratado para produzir em série e, assim, estimular a criação de novos hábitos de consumo. O espetáculo tem classificação livre.

Também voltado à valorização da cultura afro, o atual campeão do Festival de Siriri de Cuiabá, grupo Flor do Campo, apresenta o espetáculo Negritude, no dia 09 de agosto, às 20h30. Tereza de Benguela, Mãe Bonifácia, São Benedito e São Sebastião são os ícones exaltados no show, além de expressões como a capoeira, a missa dos quilombos e a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário. 

Para os amantes da dança, o Cine Teatro Cuiabá traz duas apresentações em agosto: Catastrophe e Hai-Kai, ambos protagonizados por Lucas Koester.  No dia 05 de agosto, às 20h, o público poderá conferir Catastrophe, com classificação para 14 anos. O outro espetáculo, Hai-Kai, será no dia 12 de agosto, também às 20h, e tem classificação livre.

Leia Também:  Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos em MT

O humor também está presente na programação. No dia 10 de agosto, às 20h, Nico e Lau apresenta Balaio de Gato. O espetáculo traz novas interpretações para os ‘causos’ e performances musicais, e promete muitas risadas mesmo com as confusões já conhecidas pelo público. Outra atração é o show Se perguntarem não fui eu, com Eduardo Butakka, em 18 de agosto, às 20h. A apresentação rememora os 15 anos de história do ator, que é contada com muito humor pelos personagens mais famosos do artista. Por fim, ainda haverá show de Jonathan Nemer, no dia 21 de agosto, às 20h. O humorista traz o espetáculo Constrangedor, abordando temas cotidianos para mostrar como devemos rir das situações em que sentimos constrangidos.

Para as famílias, novamente aos palcos do Cine Teatro, o show Baby Shark. O filhote de tubarão mais amado pelas crianças estará no espaço cultural dia 17 de agosto, às 17h. A classificação é livre.

De 16 a 25 de agosto, paralelamente às outras atrações, haverá a exposição fotográfica Experiências. Com entrada gratuita, a proposta da artista Mariana Ramalho é representar sentimentos humanos como amor, angústia e pressões sociais que influenciam nas emoções.

Karola Nunes lança o álbum Somos Som, no dia 31 de agosto, às 20h. A cantora e compositora mato-grossense traz um espetáculo que mescla o pop contemporâneo e ritmos brasileiros. Outra atração é o show Queen Reviving em homenagem à banda britânica, e traz um apanhado das mais famosas canções do grupo.  

Leia Também:  Efetivo exercício de professores nomeados será em 24 de outubro

No fim do mês, o público também poderá prestigiar o espetáculo Jogos de Cena – As pérolas de Dona Maria, com classificação livre. Será nos dias 30 e 31 de agosto, às 20h. O espetáculo traz a personagem tentando apresentar o número farofa-fá-fá, mas acaba irritando o diretor por causa das confusões que ela provoca durante o número.

O Cine Teatro Cuiabá mantém a programação do projeto ‘Encontros com Cinema’, lançado em 2017 para difundir produções cinematográficas que estão fora do circuito comercial. As opções são Mãe (06.08), Elena (13.08), O Ódio (20.08) e Divino Amor (27.08). Todos os filmes são exibidos nas terças-feiras, às 19h.

Outra opção infantil são as exibições de filmes por meio do projeto ‘A Escola Vai ao Cine Teatro’. As sessões ocorrem nas terças-feiras, às 9h e 15h. Para as instituições de ensino interessadas, as próximas sessões trazem Os Incríveis (06.08), Up Altas Aventuras (13.08), Detona Ralph (20.08), A Bela e a Fera (27.08).

Serviço

O Cine Teatro Cuiabá é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro de Cuiabá.

Para saber mais sobre os espetáculos, clique AQUI e confira toda a programação do Cine Teatro Cuiabá

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Setasc capacita servidores em oficina de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Publicado

Com o objetivo de orientar e sensibilizar os servidores sobre o crime de tráfico de pessoas, a Coordenadoria de Proteção á Pessoa  e Defesa  dos Direitos Humanos  da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc MT), em parceria com o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas  (Netrap), promoveu a oficina Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, nessa sexta-feira (18.10).

O tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Os números foram apresentando durante o evento.

A secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, lembrou que ação é alusiva ao Dia Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. “Essa é uma prática que ainda vem acontecendo nos quatros cantos do país e não é diferente aqui em Mato Grosso. A iniciativa é de extrema importância não só para qualificar as pessoas que trabalham diretamente com esse tema, mas para a prevenção.  A partir do momento que os servidores ficam sabendo de histórias como alerta, eles multiplicam este conhecimento para seus familiares e outras pessoas que convive”, disse.

Leia Também:  Intermat ressalta importância do diálogo e cooperação entre órgãos para regularizar sesmarias

Segundo o coordenador de Proteção a Pessoa e Defesa dos Direitos Humanos, Rodrigues de Amorim Souza, infelizmente no Brasil e em Mato Grosso não há dados ligados ao crime de Tráfico de Pessoas. “Traficar pessoas em si é reduzir o ser humano a uma condição de mercadoria”, pontuou.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Álvaro Daniel de Souza, fala da complexibilidade do tema e do desconhecimento por parte da sociedade geral e também dos agentes públicos. “O objetivo da nossa palestra é discorrer sobre a legislação que é aplicável ao crime de Tráfico de Pessoas”.

Ele também reforçou que é fundamental que os agentes públicos tenham um conhecimento mais aprofundado sobre os mecanismos jurídicos que estão disponíveis. “Temos uma legislação relativamente vasta sobre o tema e é importante difundir essas informações para que os agentes tenham conhecimento dessas ferramentas jurídicas e possam assegurar as possíveis vítimas a proteção dos seus direitos”, frisou.

Atendimento

Para que o atendimento a vítima de tráfico de pessoas seja bem sucedido, se faz necessário identificar, acessar, atender e encaminhar, de forma adequada e humanizada. Denuncie através do Disque 100 dos Direitos Humanos, que pode ser utilizado de uma forma geral e de maneira anônima. Dependendo da violência, como no caso de violência contra mulher, especificamente exploração sexual existe o Disque 180. A Policia Rodoviária Federal também tem o Disque 191.

Leia Também:  Integrantes do GMF conhecem projeto de marcenaria do Centro de Ressocialização de Sorriso

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Motoristas profissionais devem se cadastrar junto ao Detran-MT

Publicado

Como forma de ganhar uma renda extra, muitos condutores se tornam motoristas profissionais. É o caso de Luiz Eduardo Figueiredo Guimarães, 57 anos, que perdeu o emprego e trabalha como motorista de aplicativo há quase 3 anos.

“Para mim está sendo uma experiência muito boa, pois nunca tinha trabalhado como motorista, mas a renda depende de quantas horas por dia e quantas vezes na semana eu trabalho”, comenta.

Luiz Eduardo é apenas um exemplo dos 215.220 motoristas profissionais cadastrados junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) que exercem atividade remunerada no Estado.

Para o condutor que pretende exercer atividade remunerada no transporte de pessoas ou bens (motoristas de aplicativos, táxis, motoristas de ônibus, caminhões) o Detran orienta que devem realizar um Exame de Aptidão Física e Mental e passar por uma avaliação psicológica (psicotécnico).

Caso o condutor possua cursos especiais para exercer a atividade remunerada que ainda não estiverem registrados em seu prontuário no Detran-MT, também deverá apresentar o certificado para averbação.

Leia Também:  Secretaria de Saúde mobiliza municípios em mais de 200 ações voltadas ao aleitamento

Os condutores que não possuem o Curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros ou com a CNH vencida há mais de cinco anos, contados a partir da data de validade, deverão submeter-se ao Curso de Atualização para a Renovação da CNH, conforme previsto no Art. 150 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Art. 6, §3º da Resolução 168/04/Contran.

No processo de renovação, os condutores habilitados nas categorias, “C”, “D” e “E” deverão realizar o exame toxicológico preliminarmente à realização do exame médico. O exame é obrigatório, conforme a Resolução nº 583 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Após todos os procedimentos, o motorista deverá retornar ao posto de atendimento no qual o processo foi aberto para protocolá-lo. O prazo para entrega da CNH dura em média quatro dias na capital e 15 dias no interior do Estado.

“O condutor tem a opção de retirar o novo documento na sede do Detran ou solicitar a entrega pelo correio, ao custo de R$ 22, que é feito por carta registrada com assinatura do recebedor”, disse o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Leia Também:  Intermat ressalta importância do diálogo e cooperação entre órgãos para regularizar sesmarias

(Sob supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano)

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana