conecte-se conosco


Esportes

Tainan concilia personalidade extrovertida com seriedade na arbitragem

Publicado

Aos 24 anos, Tainan já figura no quadro nacional de arbitragem. A árbitra participa até domingo (21) do 1º Curso Regional para arbitragem feminina da CBF

I Curso de Regional para Árbitras e Assistentes da Confederação Brasileira de Futebol.

Créditos: Laura Zago

“Eu sempre sonhei em ser árbitra central”, a fala de Tainan Somensi, de 24 anos, retrata um caminho ainda pouco seguido pelas mulheres. Até domingo (21), ela e mais vinte árbitras e assistentes do sul do país participam do 1º Curso Regional para arbitragem feminina da CBF, em Blumenau, Santa Catarina, que acontece com apoio da Federação Catarinense de Futebol (FCF). O objetivo é capacitar e qualificar mulheres que exerçam a função no campo de jogo. 

Natural de Balneário Camburiu, Tainan é a caçula do grupo que realiza o curso. Aos 17 anos começou na arbitragem apitando jogos de várzea, desde então, tem colecionado conquistas e realizações na carreira. Há cinco anos atingiu os pré-requisitos necessários para chegar ao quadro nacional de árbitros da CBF e quer além: “almejo o quadro da Fifa e vou lutar para isso”, diz. 

Leia Também:  Atlético-MG empata com o Goiás e retoma posição no G4 do Brasileiro

Tainan concilia personalidade extrovertida com seriedade na arbitragem

Tainan concilia personalidade extrovertida com seriedade na arbitragem
Créditos: Laura Zago

Pelas companheiras de turma, a descrição de Tainan não corresponde em nada o que é dentro de campo: “Ela é muito animada e extrovertida, é um doce, está sempre com um sorriso no rosto”. Para atuar dentro das quatro linhas, a também estudante de fisioterapia muda totalmente a fisionomia e afirma ser dura. 

– Dentro de campo muda um pouco essa relação, eu fico mais séria, preciso me impor, mas sempre tem aqueles momentos que podemos ser mais flexíveis e conversar na medida do possível. Mas sou outra pessoa dentro de campo, com certeza sou! (risos) – afirma Tainan. 

A mais nova da turma divide a sala com postulantes ao quadro nacional de arbitragem da CBF. No total, nesta edição do curso, oito árbitras/assistentes figuram nesta lista e treze querem chegar lá. Incentivar futuras mulheres e se capacitar são as duas mensagens que ela leva do curso.

– Me vejo nas meninas, a gente continua com aquela vontade, com aquela garra, por isso que a gente tá aqui. Vejo os olhos delas brilhando! É muito gostoso a gente poder contribuir um pouco, nós mais experientes, podemos compartilhar os nossos conhecimentos e sempre continuar aperfeiçoando os nossos conceitos também – conclui. 

Leia Também:  Nota oficial – Maracanã

Neste sábado (19), Tainan Somensi comanda a partida entre Avaí/Kindermann e Corinthians, auxiliada pelas assistentes Luciane dos Santos e Gizeli Casaril, Evandro Tiago Bender, como 4º árbitro. O duelo válido pela quinta rodada do Brasileirão Feminina terá transmissão ao vivo, a partir das 14h, no Twitter através do perfil @BRFeminino.

<!–

–>

Fonte: CBF
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Série B – Abatido, Cuiabá perde em Recife para o Sport, mas dorme na 12ª posição na tabela

Publicado

Abatido ainda com as mudanças recentes, o Dourado foi presa fácil no Recife / Fotos: Ascom Cuiabá

O Cuiabá voltou a perder e o Sport Recife se firmou como vice-líder, ampliando a vantagem para o terceiro lugar e se projetou com um passo importante para o acesso às elite – o retorno, na verdade – do futebol brasileiro. O Rubro-Negro recebeu o Cuiabá nesta segunda-feira e venceu a equipe do Centro-Oeste por 2 a 0, em confronto válido pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A vitória, junto com o empate do Atlético-GO em casa, ampliou a vantagem do Leão na vice-liderança. O time pernambucano agora tem 52 pontos, cinco atrás do líder Bragantino, que tem um jogo a menos, e quatro a mais que o 3º colocado goiano. O Sport também abriu provisoriamente 11 pontos em relação ao América-MG, primeira equipe fora do G4 e que ainda joga na rodada, se consolidando no grupo de acesso à primeira divisão.

Já o time visitante, que recentemente trocou de treinador, ficou definitivamente longe da disputa pelo G4, se aproximando cada vez mais da luta contra a degola. O Dourado, que ainda tem um jogo a menos, soma 36 pontos na 12ª colocação e ainda pode ser ultrapassado provisoriamente pelo Oeste na tabela. A equipe está a sete pontos do grupo de acesso e a seis do Z4. O Oeste joga nesta quinta-feira com o líder Bragantino e, se ganhar, supera o Dourado.

Leia Também:  Atlético-MG empata com o Goiás e retoma posição no G4 do Brasileiro

O time da casa abriu o placar logo no início, ainda aos 12 minutos com Sander. Após bola em profundidade de Charles, Hernane se antecipou e fez o corta-luz para a passada de Sander. O lateral invadiu a área, bateu cruzado e contou com falha do goleiro, que aceitou chute embaixo das pernas, para abrir o placar.

Eduardo Henrique comandou o Dourado no jogo do Arrudão, nesta  2ª

Na segunda etapa, os mandantes aproveitaram um rápido contra-ataque para matar o jogo. Aos dez minutos, Hernane conduziu pelo centro e abriu na direita para Marquinho invadir a área e bater cruzado. Matheus Nogueira espalmou e a bola sobrou livre para Pedro Carmona empurrar para as redes.

FICHA TÉCNICA

SPORT 2X0 CUIABÁ

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data: 14 de outubro de 2019 (segunda-feira)

Horário: 20h (de Brasília)

Arbitragem: Diego Pombo Lopez (BA)

Auxiliares: Edevan de Oliveira Pereira e Luanderson Lima dos Santos (BA)

Cartões Amarelos: Toty, Marino, Alê e Jean Patrick (Cuiabá)

Gols: Sander, aos 12 minutos do 1º tempo, e Pedro Carmona, aos 10 minutos do 2º tempo, para o Sport

Leia Também:  Nota oficial – Maracanã

—-

SPORT: Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; João Igor, Charles e Pedro Carmona (Yago); Marquinho (Hyuri), Guilherme e Hernane Brocador (Elton).

Técnico: Guto Ferreira

CUIABÁ: Matheus Nogueira; Toty, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho; Marino, Jean Patrick (Alex Ruan); Lucas Braga e Alê; Felipe Marques (Mateus Anderson) e Gilmar (Jefinho).

Técnico: Eduardo Henrique

Continue lendo

Esportes

Cuiabá acerta com técnico rodado, com títulos e acessos com times do Norte e Nordeste

Publicado

Na próxima rodada da Série B, a 29ª, o Cuiabá já terá técnico novo, o substituto de Itamar Schulle, desligado após a derrota para o Vitória-BA, nesta sexta-feira 11. O Cuiabá já tem um novo comandante para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. O Dourado acertou, neste sábado (12), a contratação do técnico Marcelo Chamusca, nascido em Salvador, de 53 anos, que estava no CRB-AL.

O próximo jogo do Cuiabá na Série B será na segunda-feira, diante do Sport-PE, na Ilha do Retiro, pela 29ª rodada da competição. O Dourado é o 12º colocado, com 36 pontos ganhos.

Chamusca tem acessos importantes em seu currículo. Levou o Ceará à Brasileirão em 2017, acesso com o Guarani-SP para a Série B em 2016 e com o Salgueiro-PE para a Série C do Brasileiro em 2013. Também foi campeão cearense pelo Ceará, e campeão paraense de 2017, com o Paysandu.

Já trenou também a Ponte Preta, o Fortaleza, Remo, Sampaio Correia e CRB, principalmente.

Leia Também:  Encerramento da Copa América terá dueto de Anitta com astro do pop latino
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana