Conteúdo/ODOC - Um jovem identificado como Willian dos Santos Silva, de 20 anos, morreu em um confronto com a Força Tática na noite de quarta-feira (15), no bairro Cidade Jardim, em Vila Rica (a 1,2 mil km de Cuiabá).
Willian era suspeito de participar do assassinato de Gabriel dos Santos Viana, de 19 anos, ocorrido há cerca de duas semanas, e tinha mandado de prisão em aberto pelo crime. Segundo as investigações, Gabriel foi morto por demonstrar simpatia pela Polícia Militar, o que teria irritado membros de uma facção criminosa.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Força Tática recebeu informações do Serviço de Inteligência da PM sobre uma casa que estaria servindo de esconderijo para o suspeito. O imóvel também apresentava movimentação intensa de usuários de drogas, levantando indícios de tráfico.
Durante a abordagem, um homem tentou fugir pelos fundos, enquanto outros três estavam no quintal. Dois conseguiram escapar, mas Willian, armado com um revólver calibre .38, atirou contra os policiais. Os militares revidaram, e o suspeito acabou baleado. Ele ainda tentou pular o muro, mas caiu em um terreno vizinho e morreu no local.
Os policiais encontraram na casa tabletes de maconha, porções de cocaína, balanças de precisão, celulares, uma faca, uma máquina de cartão, além de um caderno com anotações do tráfico e o “regulamento doutrinário” de uma facção criminosa.
O caso é investigado pela Delegacia da Polícia Civil de Vila Rica.
Desaparecimento e morte
O desaparecimento de Gabriel foi registrado pela irmã dele em 29 de setembro, após o jovem ir a uma festa e não voltar para casa. Ela relatou à polícia que o irmão poderia ter sido sequestrado por membros de uma facção e colocado à força em um veículo.
Desde então, as Polícias Civil e Militar realizavam buscas pelo rapaz. Gabriel era conhecido na cidade por cumprimentar os policiais nas ruas e manter contato próximo com alguns, o que, segundo as investigações, motivou o homicídio.