conecte-se conosco


Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: Estudantes da rede pública municipal de ensino retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (27)

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, e a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, vão acompanhar na segunda-feira (27), a partir das 7h da manhã, o retorno das atividades presenciais na rede pública municipal de ensino. As aulas acontecerão de forma híbrida, com número reduzido de estudantes por sala de aula (50% da capacidade de cada sala), e adoção de medidas de biossegurança e distanciamento físico, necessários neste momento de pandemia.

Na rede pública municipal de Cuiabá, 100% das 167 unidades educacionais vão retomar as atividades pedagógicas presenciais. Em 12 unidades, em razão de reformas em andamento, foram alugados espaços, até que essas obras sejam finalizadas.

A secretária Edilene de Souza Machado explicou que a volta dos estudantes às atividades presenciais seguirá um Plano de Retorno e Protocolo de Biossegurança, construído com o apoio das equipes gestoras e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. A gestora destacou que a presença dos estudantes foi autorizada pelos pais ou responsáveis. “Com base nessa informação e dentro da realidade de cada unidade, com a orientação da equipe pedagógica da Secretaria, as equipes gestoras organizaram o seu atendimento. As escolas que oferecem o Ensino Fundamental atenderão cada grupo de estudantes em dias alternados. E para as crianças de 0 a 5 anos, o revezamento será semanal”, explicou a secretária de Educação Edilene Machado.

A rotina nas unidades terá mudanças. Além de uma nova organização das turmas, o horário de permanência dos estudantes na unidade será reduzido. A alimentação escolar será servida no intervalo, nas salas de aulas e todas as atividades coletivas estão suspensas, por enquanto.

Antes de entrar nas unidades, estudantes e profissionais terão que aferir a temperatura e passar por tapetes sanitizantes. O uso de máscaras é obrigatório. Todas as unidades têm disponíveis totens e dispensers de álcool 70%. As salas de aula estão preparadas, com distanciamento das carteiras, e a higienização será intensificada.

Os estudantes cujos pais não se sentem seguros em encaminhar seus filhos neste momento continuarão recebendo atendimento de forma remota, disponíveis no @portaldaescolacuiabana e outras plataformas pedagógicas, como vem sendo feito desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas. Os estudantes com dificuldades de acesso à internet continuarão recebendo as atividades impressas e material estruturado dos programas como o de alfabetização (ProAC – Programa de Alfabetização Cuiabano), e o de melhoria da proficiência (PROMP – Programa de Melhoria da Proficiência).

“Neste momento temos que ter todo o cuidado. Os profissionais da educação e equipes gestoras, finalizaram mais um ciclo de formação continuada sobre o protocolo de biossegurança nos espaços escolares, os aspectos socioemocionais envolvidos nesse retorno e o ensino híbrido. Nosso objetivo é que possamos receber nossos alunos e profissionais com segurança, garantindo o seu bem-estar físico, mental e social”, ressaltou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Serviço

Retorno das atividades presenciais

Dia: segunda-feira, 27/09

Horário: 7 horas

Agenda:

1- Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

EMEB Maria da Glória de Souza

Av. Bosque da Saúde, 146, Bairro Baú

FONE: 3313-3036

CMEI Coronel José Meirelles

Rua Maracanã, s/n, bairro Areão

FONE: 3628 1050

2 – Secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

EMEB Madre Martha Cerutti

Av. Ver. Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista

FONE: 3313-3007

Creche Josefa da Silva Parente

Av. Vereador Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista (ao lado da EMEB Madre Martha Cerutti)

FONE: 3653 5810

EMEB Profª. Elza Luíza Esteves

Av. Senegal, s/nº, bairro Canjica

FONE: 3644 7368

 

 

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

“A decisão dos deputados representa respeito à história”, diz Juca sobre homenagem a Vicente Vuolo

Publicado


Secom Câmara

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), comemorou a aprovação, com apoio unânime dos deputados, do projeto de lei que denomina a primeira ferrovia estadual de “Senador Vicente Emílio Vuolo”. &nbspO projeto foi aprovado em primeira votação nesta quarta-feira (20).


“Mantenho a minha posição: não há outro nome para essa ferrovia que não seja Ferrovia Estadual Vicente Vuolo. A decisão dos deputados representa o respeito à história. Eu fiquei muito feliz com o lançamento dessa ferrovia estadual e ao mesmo tempo fiquei um pouco frustrado quando soube que mudaria de nome. Respeito a biografia do ex-rei da soja, Olacyr de Moraes, foi um grande empresário, mas a biografia do ex-senador Vicente Vuolo precisa ser preservada”, disse o vereador


“Desde criança eu ouço falar de ferrovia, ouvia falar de Vicente Vuolo que tem uma trajetória, foi um cuiabano ilustre, foi senador, ex-prefeito de Cuiabá, ex-promotor de Justiça. Temos que preservar a história dos grandes homens da nossa querida Cuiabá”, complementou.


A nova ferrovia &nbspdeve começar a ser construída no segundo semestre de 2022. Ela vai ligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.

Gabinete Presidência

Continue lendo

Cuiabá

Suelen Danielen Alliend

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana