conecte-se conosco


Cuiabá

Sugestão de Pauta: Cuiabá avança na implementação de ferramentas tecnológicas na rede pública municipal de ensino

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá está iniciando a implementação das ferramentas do Google For Education em 89 unidades na rede pública municipal de ensino, que oferecem o Ensino Fundamental e atendem cerca de 35 mil estudantes. O projeto será lançado nesta sexta-feira (27), às 15 horas, no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Ensino, com um encontro formativo para 100 multiplicadores, das unidades e sede do órgão. O evento será presencial e contará com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana, no Youtube.

A formação terá um total de 80 horas, sendo 16h presenciais, em encontros que acontecerão no mês de junho, dos dias 7 a 10, no laboratório de informática da Diretoria de Gestão Educacional, e outras 64h na modalidade ensino à distância.

O Google for Education é uma plataforma gratuita criada com o objetivo de ajudar as escolas e os estudantes com a inserção de tecnologias para a otimização do ensino dentro e fora de sala de aula. Dentro da plataforma, existem diversas soluções extremamente úteis para qualquer contexto educacional.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou os avanços da rede pública municipal, na humanização e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. “Utilizando as ferramentas tecnológicas, que facilitam a construção do conhecimento, a gestão Emanuel Pinheiro investe na pesquisa e no protagonismo da Educação cuiabana implementando projetos que atendem as necessidades educacionais dos nossos estudantes”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.   

Para o coordenador de Ensino à Distância da Secretaria Municipal de Educação, Estêvão Luis a ferramenta, com soluções colaborativas online, auxilia na busca de um ensino cada vez mais qualificado.  Nesta etapa, o projeto tem como meta capacitar a rede por meio da atuação de multiplicadores que irão orientar os profissionais, para que eles saibam como usar e extrair o máximo das funcionalidades de ferramentas como o Google Classroom, Google Drive, Google Agenda, Google Docs, Google Apresentações, Google Planilhas, Google Sites, Google Chrome, Google Gmail, Google Meet, Google Jamboard, Google Arte e Cultura e o YouTube.

“Com isso teremos ganhos significativos de conhecimento, que ao serem colocados em prática, otimizará a rotina diária do trabalho administrativo e no ensino aprendizagem, possibilitará aos estudantes da rede pública municipal de Cuiabá, o acesso às tecnologias promovendo uma melhoria na aprendizagem e ampliando a visão do mundo para as nossas crianças e adolescentes”, disse o coordenador de Ensino à Distância, Estêvão Luis.

Além da implementação e acompanhamento técnico-pedagógico por profissionais de TI e professores, o projeto visa fomentar e dar suporte à modernização dos atuais processos de ensino e aprendizagem, comunicação e produção de conteúdo didáticos.

Serviço:

Lançamento da Plataforma Google for Education

Data: quinta-feira, 27/05

Hora: 15h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Rua Diogo Domingos Ferreira, Nº 292, Bairro Bandeirantes

Transmissão ao vivo pelo Canal da Escola Cuiabana no Youtube

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Novos pontos de testagem para Covid-19 começam a funcionar nesta terça (05)

Publicado

Os quatro novos pontos de testagem de Covid-19 anunciados pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última live, realizada no dia 28 de junho, começarão a funcionar a partir da próxima terça-feira (05), às 7h. A mudança foi necessária para que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde faça os últimos ajustes nos locais.

“Com o grande aumento na procura por testes em toda a rede de saúde municipal, tantos as unidades básicas de saúde, quanto as UPAs e Policlínicas começaram a ficar lotadas. Para amenizar essa situação decidimos abrir alguns centros de saúde bucal como locais de testagem, ampliando a oferta para a população. Na segunda-feira vamos terminar de entregar os insumos e EPIs nos novos locais temporários de testagem e realizar um rápido treinamento com as equipes, para começarmos com força total na terça-feira”, explicou Edemir Xavier, secretário adjunto de Atenção Básica.

Os locais escolhidos para serem os novos pontos temporários de testagem são: Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, a Clínica Odontológicas do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III. A partir de terça-feira (05) essas unidades vão funcionar nos dias de semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A meta é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade. 

“Serão colocados dois médicos por unidade, para atenderem os pacientes que testarem positivo e aqueles que estiverem com sintomas gripais. A ideia é desafogar a demanda, que está muito grande nas UBS, UPAs e Policlínicas”, comentou o secretário adjunto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama recebem homenagem da ALMT por atuação na linha de frente contra a Covid-19

Publicado

Davi Valle

 

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Primeira-dama Márcia Pinheiro foram homenageados na noite desta sexta-feira (01), durante sessão solene extraordinária na Assembleia Legislativa (ALMT), realizada pelo deputado estadual, Valdir Barranco, pela atuação na linha de frente de combate à Covid-19, em Mato Grosso.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal, representando também a sua esposa, agradeceu o parlamentar pelo reconhecimento, reiterando as dificuldades enfrentadas com a contaminação em massa pelo vírus em 2020, visto pelos agentes públicos do Brasil e do mundo como um ano lendário e desafiador. Além disso, Pinheiro aproveitou para destacar algumas das ações desempenhadas pela administração atual para salvar vidas.

“Eu e a primeira-dama sempre fizemos de tudo desde o início, a contar pela entrega do moderno Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), padrão de qualidade da rede privada. O que teria sido de Mato Grosso sem essa unidade de saúde, atendendo aqueles que mais precisam? Contudo, os nossos profissionais da saúde ainda sofreram demais com a sobrecarga emocional, tempo de muitas lutas, que jamais vamos esquecer”, discursou.

O prefeito revelou ainda que a Prefeitura de Cuiabá articula junto ao Governo Federal a viabilização de recursos para que, após o encerramento das atividades no aterro sanitário do município, o local possa se transformar em um memorial em respeito às vítimas cuiabanas ceifadas pelo novo coronavírus.

“Daqui a seis, oito meses vamos finalizar os trabalhos no aterro sanitário, conhecido popularmente como ‘lixão’, graças a Deus. E estamos tentando junto ao Governo Federal os investimentos para fazer ali um memorial para as mais de três mil pessoas que se foram. Lutamos muito e evitamos um mal muito maior, mesmo assim muitos perderam seus entes queridos e ficaram com marcas para o resto de suas vidas”, frisou.

Um dos sobreviventes da doença viral, o deputado Barranco justificou a importância do ato para a sociedade e comemorou os avanços medicinais conquistados de prevenção ao vírus até os dias atuais, como por exemplo, a chegada das vacinas. “Foram pessoas fundamentais na vida de cada um dos pacientes, aliados com a disponibilização dos imunizantes. Essa homenagem é apenas algo singelo, pois nao há nada que decifre em sua totalidade a atuação conjunta contínua”, declarou.

O evento ocorreu no plenário das deliberações da Casa de Leis, deputado Renê Barbour. Ao todo, mais de 400 pessoas, entre gestores e profissionais de saúde de todo o Estado foram agraciados com honrarias e medalhas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana