Política Nacional
STF forma maioria e reverte decisão de Salles de revogar proteção a manguezais
Publicado
25/11/2020 - 18:25

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (25) para suspender a revogação de regras de proteção a áreas de manguezais e de restingas, feita pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Se confirmada, a decisão restaura as normas de preservação. O Conama é comandado por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.
As deliberações do Conama que são debatidas nesses processos estão suspensas desde 28 de outubro por decisão da ministra Rosa Weber, relatora das ações.
A ministra votou para manter suspensos os efeitos das decisões do Conama até a análise do mérito, sendo seguida por Cármen Lúcia, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli. O julgamento termina na sexta-feira (27).
O caso foi levado a plenário virtual porque a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da suspensão das decisões do Conama, definida por Rosa Weber. Segundo o órgão, as ações do conselho não implicam em supressão da proteção conferida aos bens ambientais.
De acordo com o governo, não existe retrocesso no campo da proteção e defesa do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
“Com efeito, as áreas de preservação permanente permanecem sob regime especial de proteção pelo Código Florestal. Nesse sentido, o reconhecimento de determinada área como de preservação permanente permanece atraindo para aquele domínio uma série de restrições legais ao seu uso, de modo que não se deve cogitar a existência de desmonte ou retrocesso na proteção ambiental de áreas de preservação permanente sob regulação tão rigorosa”.
Uma das decisões do Conama questionadas na Justiça é a revogação de uma resolução que obrigava os projetos de irrigação a terem licença ambiental. Outra é a revogação de duas resoluções que restringiam o desmatamento em áreas de preservação permanente com vegetação nativa, como restingas, manguezais e mananciais urbanos.


Política Nacional
Abertura dos trabalhos legislativos do Congresso será dia 3 de fevereiro
Publicado
26/01/2021 - 16:49
O início dos trabalho legislativos do Congresso Nacional foi convocado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para o dia 3 de fevereiro. A sessão de abertura está marcada para as 16h.
“A solenidade é quando o Executivo e o Judiciário prestam contas das suas atividades, e será conduzida pelas novas Mesas das duas Casas, a serem eleitas no dia 1º de fevereiro”, destacou Davi Alcolumbre em publicação na internet.
Também já foi confirmada a data da reunião preparatória para a eleição da Mesa do Senado, na próxima segunda-feira (1°), às 14h. O presidente do Senado declarou que a Casa está preparada com todas as medidas de segurança contra a covid-19.
A eleição para presidência do Senado será presencial com votação por meio de cédulas em papel inseridas em envelope, conforme o Regimento Interno da Casa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Política Nacional
Justiça manda suspender entrega de 132 mil doses de vacina ao Amazonas; entenda
Publicado
26/01/2021 - 16:21

A entrega de 132 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) feitas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford foi suspensa no Amazonas após decisão da Justiça Federal do estado.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas só poderá ser retomada caso a prefeitura de Manaus cumpra as medidas de divulgar todos os dias a lista de vacinados para que seja analisada pelos órgãos responsáveis, para evitar “fura-filas” no plano de vacinação.
A divulgação dos nomes das pessoas vacinadas no estado começou na última segunda-feira (25), e foi questionada pela juíza federal Jaiza Fraxe, pois na lista, apareciam 1.421 pessoas registradas como “outros”.
“Quem são os ‘outros’? Se não são médicos, não são enfermeiros, não são técnicos, não são pessoas de limpeza, não são idosos, que grupo é esse que não aparece na lista do Ministério da Justiça mas está na listagem oficial de Manaus? Ademais, é urgente a explicação no ponto de CPFs inválidos que invadiu a rede pública de denúncias”, diz a juíza na decisão.
Você viu?
O Tribunal de contas do Amazonas identificou nomes repetidos e até mesmo CPFs inexistentes nas listas que foram analisadas neste final de semana.
Com muitas denúncias de fraude na vacinação, com pessoas fora do grupo prioritário sendo imunizadas, a Justiça amazonense decidiu que os “fura-filas” não receberão a segunda dose da vacina.
Segundo dados do site Coronavírus Brasil, 7.263 pessoas foram vacinadas no estado do Amazonas desde o início da campanha, na semana passada.

Envie sua denúncia

Atraso na vacinação e fim do auxílio podem atrapalhar retomada econômica, diz BC

LATAM prorroga transporte gratuito de profissionais que atuam no combate à Covid-19

Magistrados palestram em Fórum Nacional que debate encarceramento em massa nesta quarta

Presidente recebe visita de superintendente da PRF

Astrazeneca diz que não tem vacinas disponíveis ao mercado privado
Política MT


Cuiabá garante R$ 12 milhões em emendas de senador para a saúde pública
Em mais um trabalho de articulação, liderado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com a bancada federal mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá garantiu...


Com pouca vacina para Covid, Mauro quer comprar 1,5 milhão de doses e defende medidas de distanciamento
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou durante coletiva na manhã desta terça-feira (26), na Arena Pantanal, onde...


Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com...
Policial


Veículo roubado em Cuiabá é recuperado pela Polícia Civil em Paranatinga
Assessoria | Polícia Civil-MT Um veículo Hyundai HB-20 roubado em Cuiabá foi recuperado pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira...


Adolescente que matou Isabele tem pedido de liberdade negado por ministro do STJ
A adolescente de 15 anos condenada por atirar e matar Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, em 12 de julho...


Fugitivo de unidade prisional do Pará é recapturado pela Polícia Civil
Assessoria/Polícia Civil-MT Um foragido da Justiça do estado do Pará foi preso na manhã desta terça-feira (26.01) pela Polícia Civil...
Mato Grosso


Ouvidoria Geral de Polícia constata ampliação de vagas no sistema penitenciário
A Ouvidoria Geral de Polícia constatou a ampliação de 2.286 novas vagas ofertadas no Sistema Penitenciário. A solicitação de informação foi motivada pela...


Ouvidoria apura fechamento de unidades prisionais e constata ampliação de vagas no sistema
A Ouvidoria Geral de Polícia constatou a ampliação de 2.286 novas vagas ofertadas no Sistema Penitenciário. A solicitação de informação foi motivada pela...


Documentos fiscais emitidos até o dia 31 de janeiro concorrem no próximo sorteio do Nota MT
O próximo sorteio mensal do Programa Nota MT, a ser realizado em 11 de fevereiro, irá contemplar consumidores que pedirem...
Esportes


Final da Libertadores entre Palmeiras e Santos terá venda de ingressos solidários
A final única da CONMEBOL Libertadores 2020 entre Palmeiras e Santos, neste sábado (30), às 17h, no Maracanã, no Rio...


Athletico tem a quarta melhor campanha no segundo turno
O Athletico segue fazendo uma grande campanha no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Após a vitória de 2 a 1...


Elenco alvinegro terá quatro treinamentos até o jogo contra o Athletico
O Ceará volta a campo no próximo domingo, 31/01, às 19h, na Arena Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro....
Entretenimento


Elliot Page pede divórcio de Emma Portner após 3 anos de casados
Instagram/Reprodução Elliot e sua ex-esposa, Emma Portner Elliot Page, de 33 anos, que autou em filmes como “Juno” e está atualmente na série...


Anitta diz que suas partes íntimas tem odor de “algodão doce”
Redação Anitta diz que suas partes íntimas tem odor de “algodão doce” A cantora Anitta conversou abertamente sobre sexo com...


Sônia Lima diz que marido sofria ameaças por programas que apresentava
Reprodução Wagner Montes e Sônia Lima Sônia Lima é uma das atrações do programa ‘A Noite É Nossa’, que será...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Registro Geral22/01/2021 - 15:46
Jayme é acusado de “sentar em cima” do processo das rachadinhas para proteger filho de Bolsonaro
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Cuiabá22/01/2021 - 21:11
Nota oficial sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública e privada de Cuiabá
-
Saúde21/01/2021 - 13:22
Ação judicial derruba o aplicativo ‘kit covid’ de Bolsonaro e Pazuello
-
Jurídico20/01/2021 - 12:19
Você completa 18 anos em 2021? Saiba como fazer o primeiro título de eleitor pela internet
-
Policial22/01/2021 - 14:40
Dois bandidos são mortos em troca de tiros com a Rotam após sequestro relâmpago em Cuiabá