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Stellantis garante fornecimento de lítio para veículos elétricos

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Stellantis assegura fornecimento de lítio em contrato de 10 anos
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Stellantis assegura fornecimento de lítio em contrato de 10 anos

A Stellantis segue na ofensiva visando a eletrificação de seus modelos e a meta audaciosa de que em 2030 metade dos veículos vendidos pelo grupo na América do Norte sejam elétricos a bateria (BEV).

Nesse sentido, a empresa firmou um acordo para que a Controlled Thermal Resources (CTR) forneça hidróxido de lítio, um dos elementos utilizados na produção de baterias de íons-lítio , utilizada em carros elétricos .

A CTR é uma empresa especializada em minerais de lítio e produção de energia renovável e se compromete a fornecer “lítio sustentável”.

Através do Projeto Hell’s Kitchen na Califórnia, a CTR irá recuperar o lítio de salmouras geotérmicas (águas salgadas subterrâneas ou de lagoas) em um processo que não necessita de evaporação das lagoas de salmoura, minas a céu aberto ou combustíveis fósseis no processo.

 “Na luta contra o aquecimento global , reforçar nossa cadeia de fornecimento de veículos elétricos a bateria é absolutamente crítico. Garantir que tenhamos um suprimento de lítio robusto, e de baixo carbono nos permitirá cumprir nossos planos agressivos de produção de veículos elétricos de maneira responsável” disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Este acordo definitivo com a Stellantis estabelece uma nova referência para a indústria automotiva nos Estados Unidos. Garantir o lítio limpo produzido com energia de um recurso renovável ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias, e oferece carros mais limpos com menos impacto ambiental.” disse Rod Colwell, CEO da CTR.

Os materiais utilizados nas baterias como dióxido de manganês, grafite, zinco, latão estanhado e aço niquelado podem ser reutilizados
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Os materiais utilizados nas baterias como dióxido de manganês, grafite, zinco, latão estanhado e aço niquelado podem ser reutilizados

A CTR irá fornecer até 25 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio anualmente, ao longo de 10 anos de contrato. Na Europa, o conglomerado de fabricantes também possui um acordo de termos similares para fornecimento de materiais para produção de baterias para veículos elétricos.

A Stellantis irá converter uma fábrica da Chrysler/Dodge no Canadá para a produção de veículos elétricos e recentemente anunciou acordos com Samsung e LG para o fornecimento de baterias para seus veículos elétricos.

Os planos da Stellantis são de vender 5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030, sendo que na Europa, esperam que até o final da década todos seus modelos vendidos sejam elétricos, e na América do Norte esse número seja de 50%.

Fonte: IG CARROS

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BMW inicia produção da nova geração da Série 7 na Alemanha

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BMW Série 7 está próxima das 2 milhões de unidades produzidas e agora passa a ter versão 100% elétrica
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BMW Série 7 está próxima das 2 milhões de unidades produzidas e agora passa a ter versão 100% elétrica

A nova geração do veículo mais luxuoso da BMW, o Série 7, começou a deixar a fábrica em Dingolfing, a 100 km de Munique, na Alemanha. Na nova geração, será oferecida pela primeira vez uma variante elétrica, a i7, que também é produzida na mesma fábrica.

Para a produção do novo modelo, a BMW investiu € 300 milhões (R$ 1.7 bilhões) na planta de Dingolfing, sua maior fábrica na Europa, e agora conta com mais sistemas automatizados para a produção do Série 8 , Série 7 , BMW iX e a variante elétrica do BMW Série 5 .

A fabricante bávara espera que no fim deste ano que um em cada quatro carros que sair de Dingolfing tenha algum tipo de motorização elétrica até o fim do ano.

A BMW produzirá nesta fábrica os componentes do powertrain elétrico do i7 , incluindo a bateria de alta voltagem. Além disso, a BMW afirma poder produzir cerca de 500 mil unidades por ano de ‘e-drives’, os conjuntos de baterias e motores para seus modelos elétricos e híbridos .

“Nossa estrutura nos dá flexibilidade para produzir variados modelos e tipos de motorização, e reagir rapidamente a demanda e atender pedidos de última hora que clientes pode realizar. Em Dingolfing, flexibilidade é parte do nosso DNA”. Afirmou Christoph Schröder, diretor da fábrica.

A nova Série 7 estará disponível a partir de novembro para os clientes da BMW e será pela primeira vez que o ícone de luxo máximo da fabricante oferecerá uma versão 100% elétrica, a i7.

O modelo terá versões a combustão a gasolina e diesel, híbrida e elétrica, dependendo do mercado e das leis relacionadas a emissão de poluentes dos países onde será oferecida.

No exterior o modelo chama a atenção com a opção de personalização de pintura em dois tons, luzes de DRL com cristais e claro, o grande duplo-rim tradicional da BMW que agora, pela primeira vez, será iluminado.

Apesar disso, o maior diferencial da Série 7 no interior, onde luxo e conforto estão presentes em todos os cantos, mas a conectividade é a maior atração, e o modelo da BMW conta com uma “tela de cinema” de 31 polegadas para os ocupantes do banco traseiro.

Fonte: IG CARROS

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Nova geração do Honda Civic Type R terá cinco cores nos EUA

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Honda Civic Type R vai competir com VV Golf GTI, Renault Megane RS, Hyundai Elantra N  e Toyota Corolla GR
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Honda Civic Type R vai competir com VV Golf GTI, Renault Megane RS, Hyundai Elantra N e Toyota Corolla GR

A próxima geração do Honda Civic Type R está chegando e, embora ainda não há informações técnicas confirmadas, por meio de um membro do Forum Civic 11 que tem acesso a informações de concessionárias nos EUA descobriu que o esportivo terá cinco opções de pintura.

Entre elas, o mercado norte-americano receberá  as cores Crystal Black Pearl (preto), Boost Blue Pearl (azul), Sonic Grey Pearl (cinza), Rallye Red (vermelho) e Championship White (branco), sem dúvida as mais famosa de todas as cores do Honda Civic Type R.

Segundo informações da concessionária local da Honda , as cinco opções de cores serão contrastadas com detalhes pretos e vermelhos, assim como o antigo modelo da geração FK8. De fato, todas as cores do novo Civic Type R também estavam disponíveis com o FK8.

Também foi confirmado que o código do chassi do novo carro será FL5 e se destacará com uma série de modificações de estilo e aerodinâmica , sendo a mais óbvia a instalação de uma grande asa traseira.

Ainda não há detalhes oficiais sobre o conjunto mecânico do esportivo, mas sabe-se que o carro terá motor Honda 2.0 VTEC , de quatro cilindros.

Na especificação européia, este motor produzia 306 cv de potência e torque de 40,8 kgfm, enquanto em mercados como Japão e Austrália, ele foi aumentado para 316 cv . Assim, espera-se que a nova geração entregue mais de 320 cv.

Parece provável que a Honda comemore o lançamento do novo carro, confirmando-o como tendo estabelecido um novo recorde de carro de produção de tração dianteira em Nurburgring. Para isso, será necessário superar o tempo de volta de 7:40.10 estabelecido pelo Renault Megane R.S. Troféu-R em 2019.

Fonte: IG CARROS

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