conecte-se conosco


Nacional

SP registra 302 mortes por Covid-19 em 24 horas e chega a 15,9 mil casos

Publicado


source
O governador João Doria defende que os testes já estão sendo realizados
Divulgação/Governo de SP

O governador João Doria defende que os testes já estão sendo realizados

O estado de São Paulo registrou 302 novas mortes provocadas por Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 15.996 mil desde o início da pandemia do novo coronavírus (Sars-coV-2). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados neste sábado (04).

Além disso, foram 2.013 novos casos confirmados da Covid-19 a em relação ao último registro de sexta (3), chegando ao total de 312,5 mil. As novas confirmações informadas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. 

Nesta semana, o Estado de São Paulo bateu recorde na quinta-feira (02) de novos casos de Covid-19 confirmados de um dia para o outro. Foram 12.244 casos incluídos em 24h. O governo anunciou que prevê, até o meio de julho, de 2,4 mil a 7,4 mil novas mortes provocadas pelo vírus. A projeção é que, até 15 de julho, o estado terá de 335 mil a 470 mil casos confirmados.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Bombeiros combatem há dois dias incêndio em Parque Nacional do Rio de Janeiro

Publicado


source
incêndio
Divulgação Bombeiros

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos pode ter sido causado por balão

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro combate há dois dias um incêndio florestal de grandes proporções no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). O parque tem 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, na região serrana do Rio de Janeiro.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 70 profissionais, incluindo bombeiros militares, guarda parques, brigadistas e agentes de órgãos externos trabalham em três frentes para extinguir as chamas na área de proteção ambiental.

A operação conta ainda com o apoio de 16 viaturas e uma aeronave. Também participam da ação integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Defesa Civil e da Guarda Civil de Petrópolis.

O ICMBio informou que ainda não foi identificada a causa do incêndio, que começou na parte alta do parque na trilha da travessia Petrópolis-Teresópolis, na área do Chapadão, próximo da Pedra do Morro do Açu, o que só vai ocorrer após perícia da Polícia Civil. Há suspeita de que o fogo pode ter começado com a queda de um balão .

O instituto acrescentou que o fogo foi detectado no inicio da manhã de ontem (4). A estimativa é que cerca de 100 hectares já tenham sido atingidos pelo incêndio.

“Toda a Brigada de Incêndio do parque (ICMBio) está empenhada no combate, estamos trabalhando com apoio da Brigada de incêndio do Ibama do Inea/RJ, Defesa Civil de Petrópolis e Guarda Patrimonial Ambiental de Petrópolis, além do apoio do CBMERJ, contamos também com apoio de 1 helicóptero dos Bombeiros”, disse o ICMBio.

Parque

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral , subordinada ao ICMBio, com amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

O Parnaso foi criado no dia 30 de novembro de 1939 e é o terceiro parque mais antigo do país . É um local que costuma ser procurado para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel e para visitas às cachoeiras. Conforme o ICMBio, o parque tem a maior rede de trilhas do Brasil, com mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade, desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, à pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 quilômetros de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Ainda segundo o ICMBio, o Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas que só existem no local.

Continue lendo

Nacional

Próxima epidemia “está a caminho”, alerta médico sobre desmatamento na Amazônia

Publicado


source
desmatamento covid-19
Agência Pública

Epidemia em proporções similares a da Covid-19 pode surgir após desmatamento amazônico

O ex-presidente da Anvisa e médico sanitarista Gonçalo Vecina disse nesta quinta-feira (5) que o desmatamento na Amazônia pode levar a outras epidemias similares ao da Covid-19 . O alerta foi feito pelo fato de a floresta ser um reduto de muitos outros vírus.

“Nós estamos agredindo a Amazônia. Na Amazônia , tem uma quantidade de vírus imensa. A próxima epidemia , com o nível de agressão que nós estamos fazendo ao meio ambiente , já está a caminho”, afirmou Vecina em uma entrevista à GloboNews.

O especialista afirmou que é preciso cuidar desse assunto desde agora. O que significa que quanto mais cedo for possível identificar os agentes, mais cedo será possível desenvolver vacinas.

“Portanto, investimento em ciência continuamente – ciência básica e ciência aplicada – será fundamental. Espero que os nossos próximos governantes – porque desse já não falo mais – tenham essa consciência e façam esse investimento, para que nós estejamos preparados para a próxima crise, que virá”, completou Vecina.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana