conecte-se conosco


Sorriso

Sorriso recebe comitiva de empresários sulistas

Publicado

O panorama de Sorriso e da região está em debate novamente nesta manhã, 25 de outubro. Empresários do Rio Grande do Sul acompanham a apresentação do Sorriso em Números em andamento na sala de reuniões do Paço Municipal.

A intenção é apresentar Sorriso, bem como o eixo econômico formado ainda pelos outros 11 municípios que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires) a possíveis investidores.

Entre os visitantes está José Fadanelli da TFS Agronegócios que destaca o porquê de visitar e investir em Sorriso. “Enxergamos aqui uma região que agrega valor ao país; hoje o agronegócio é o motor da economia nacional e temos em Sorriso uma cidade com espírito empreendedor”, pontua.

Nesse momento, o prefeito Ari Lafin, destaca a história de construção de Sorriso pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura.

Ari pontua que se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica o prefeito.

O prefeito também detalha a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, reforça.

Ari ressalta que o trabalho desenvolvido com o Sorriso em Números iniciou em 2018 quando os dados foram apresentados a empresários locais. A partir daí, o prefeito visitou e recebeu a visita de empresários de todo o país e participou também de uma missão internacional na Europa para falar de Sorriso e conhecer tecnologias desenvolvidas além oceano. Desde então, Ari vem destacando o crescimento de Sorriso e da região médio-norte de Mato Grosso para vários grupos empresariais do país. Para isso, conta com o apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Cláudio Oliveira e dos gestores das demais pastas, como o adjunto de Cidade, Eduardo Sperotto. A comitiva de hoje conta inclusive com a participação de representantes da Tramontina que analisam o mercado para instalação no Município.

Mais dados sobre Sorriso

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.

A média de crescimento anual nos últimos 30 anos, ultrapassa os 20%. Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana