Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Economia

Socorro do Governo Federal aos produtores de MT será anunciado em março, após andamento da safra

Publicado

Agricultores de Mato Grosso pediram um socorro envolvendo alongamento de dívidas e linhas de crédito

Conteúdo/ODOC – As medidas de socorro financeiro com recursos públicos aos produtores rurais de Mato Grosso e dos outros estados produtores vão depender do avanço da safra de grãos. Esta foi uma das definições da reunião entre o presidente Lula e o ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Os agricultores de Mato Grosso pediram um socorro envolvendo alongamento de dívidas e linhas de crédito, cujo pacote de ajuda atingem R$ 11 bilhões.

Fávaro detalhou que tratou com o presidente sobre ações que estão sendo realizadas para fortalecer a estabilidade da agropecuária brasileira. Pontuou, ainda, que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem fazendo o acompanhamento da safra, que atualmente está em cerca de 40% da colheita, para elaborar propostas conforme se apresenta o desempenho da produção, visando enfrentar qualquer dificuldade vivenciada pelo produtor nacional.

“Falamos sobre o momento da agropecuária e o presidente determinou que a gente continue a construção de medidas para minimizar qualquer impacto no setor. Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Fazenda e o BNDES. Vamos ajudar que precisa e devemos anunciar a medida em março”, explicou o ministro Fávaro. “Não é uma crise. Precisamos evitar inadimplência e atender quem teve problema de safra, para trazer tranquilidade para este setor que está sendo uma mola precursora da economia brasileira”, completou.

Fávaro evidenciou o trabalho que vem sendo realizado em apoio ao agronegócio, trazendo segurança jurídica para o setor. Exemplificou citando que em 2023 foram abertas 78 novas possibilidade de mercado para o Brasil, em 39 países, superando os números dos últimos quatro anos. Ainda, completou reforçando que neste ano o ritmo está ainda mais acelerado, com 16 novos mercados, um recorde bimestral.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana