conecte-se conosco


Cuiabá

SMS alerta sobre Fake News usando o nome de assessora da Prefeitura

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Está circulando uma mensagem em grupos de Whats App com um link que supostamente seria do Laboratório Fiocruz para fazer um levantamento das reações adversas das pessoas imunizadas com a vacina Astrazeneca. Esta mensagem cita o nome de uma servidora da Prefeitura, que atua diretamente na campanha de vacinação em Cuiabá, como se ela fosse a responsável por ter encaminhado o link.

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS alerta que esta mensagem é falsa e que a referida servidora não encaminhou a mensagem para ninguém. O uso de seu nome é uma tentativa de dar veracidade à Fake News que está circulando.

A SMS esclarece que todas as informações relacionadas à campanha de vacinação são divulgadas no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais da Prefeitura e do prefeito Emanuel Pinheiro.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Vereadores derrubam parecer contrário ao projeto que autoriza construção do Centro de Referência Pós Covid-19

Publicado


Carol Siqueira/Secom Câmara

De acordo com o vereador Pastor Jeferson a ideia do projeto é garantir um espaço para ajudar no tratamento das pessoas que ficaram com sequelas da covid.

Com 13 votos, o parecer de rejeição sobre o projeto foi derrubado durante a sessão desta quinta-feira (17).


Os vereadores derrubaram na sessão ordinária desta quinta-feira (17) o parecer contrário da CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) ao Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar Centro de Referência para tratamento de sequelas de pacientes que se curaram da covid-19. Em um entendimento firmado, os parlamentares entenderam a importância e relevância do projeto e derrubaram o parecer. Foram registrados 13 votos durante a sessão.&nbsp


De acordo com o autor da proposição, vereador Pastor Jeferson (PSD), o intuito é assegurar a demanda que a pandemia gerou e ao mesmo tempo ter um olhar especial para as pessoas que superaram o vírus, mas apresentaram alguma sequela.&nbsp&nbsp


“O tratamento da Covid-19 não acaba quando o paciente recebe alta, existe um trabalho posterior a ser executado para que o paciente recuperado tenha de volta a confiança necessária para retomar as suas atividades, é um projeto importante que vai beneficiar a população, não apenas no que diz respeito ao oferecimento de serviços básicos, mas na conexão de políticas que de fato oferecem bem estar, esperança e desenvolvimento.” ressalta o parlamentar.&nbsp


De acordo com a proposição, o espaço contará com uma equipe multiprofissional, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, e equipamentos necessários para o seu funcionamento, seguindo os protocolos de saúde definidos pelas autoridades de saúde do Município, permitindo um trabalho de recuperação com qualidade.

Juliana Maciel/Gabinete Vereador Pastor Jeferson

Continue lendo

Cuiabá

Vereador pede inclusão de representantes religiosos no grupo de vacinação

Publicado


Carol Siqueira/Secom Câmara

Dr. Luiz Fernando defende a vacinação dos líderes religiosos, devido ao constante contato com o público
Segundo o vereador, a indicação trata de uma medida para ajudar no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus.

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) fez uma indicação ao prefeito solicitando a inclusão de representantes religiosos no grupo prioritário de vacinação para receber a vacina contra o coronavírus em Cuiabá.

Conforme o parlamentar, a presente indicação trata-se de medida para ajudar no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus, incluindo os representantes religiosos da Capital como categoria de risco (grupo prioritário de vacinação) para receber a vacina contra a covid-19.

“Este grupo, diariamente lida de forma direta com muitas pessoas enfermas, uma vez que é procurado por estas para auxílio espiritual. Com isso, são colocados em situação de vulnerabilidade e risco ao contágio de inúmeras doenças, inclusive a atual covid-19, doença esta que infelizmente ceifou a vida de muitos cidadãos, inclusive de líderes religiosos”, disse.

Por isso, segundo o documento, com vistas a ampliar a lista de grupos prioritários na vacinação contra doenças em Cuiabá, esta indicação se faz necessária para incorporar os representantes religiosos a esses grupos, ou seja, a ideia é não só preservar a vida dos líderes religiosos, mas evitar que se tornem um vetor de transmissão dessas doenças. “A nossa busca é trazer cuidado a uma população gigante que busca amparo ou auxílio com o líder religioso”

“Os líderes religiosos estão em constante contato com o público, atendimentos em locais fechados, fazem visitas em domicílios de pessoas assistidas e desenvolvem projetos relacionados ao cidadão em situação de rua ou vulnerabilidade social, entre outras. Os líderes religiosos possuem um papel muito importante, pois como sabemos, a fé exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população.&nbsp É importante só pensar que os líderes religiosos tenham que comprovar vínculo com uma instituição do setor para receber as doses dos imunizantes”, finaliza trecho do documento.&nbsp

Rayane Alves/Gabinete Vereador Dr. Luiz Fernando

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana