conecte-se conosco


Cuiabá

SME faz provas de avaliação de candidatos a diretores e coordenadores das escolas neste sábado

Publicado

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realiza neste fim de semana as provas de avaliação de conhecimentos para os 402 candidatos a diretores, coordenadores e secretários de unidades escolares. O ato é previsto na Lei de Gestão Democrática, instituída na rede pública municipal há mais de 30 anos e atualizada em 2016. Esta é a maior eleição de gestores escolares da história da Educação do Município, com a disputa de vagas em 153 das 163 unidades.

De acordo com informações da comissão eleitoral, 185 candidatos estão disputando as vagas para diretores; 144 para coordenadores pedagógicos; 73 para as vagas de secretários escolares. As provas terão inicio às 8h e terminam às 12h, em quatro locais diferentes e ainda um domiciliar. O resultado será divulgado no dia 18 de novembro. Já a fase de recurso acontece no dia 19 e o resultado final será anunciado no dia 22.

Os candidatos a diretores farão as provas na Escola Estadual Nilo Póvoas. Já os concorrentes a coordenadores pedagógicos, na EMEB Maria Dipina Lobo Duarte, no Coxipó. Os que disputam as vagas de secretários de unidades escolares farão o exame na EMEB Agostinho Simplício, no bairro Poção. Três dos candidatos, por razões especiais (religião e saúde), farão as provas na sede da SME e em domicilio.

As regras da avalição seguem as mesmas de um concurso público, processo seletivo ou ENEM. Ou seja, é necessário manter celular desligado durante a aplicação da prova e cumprir os horários de entrada e saída, chegando com no mínimo 15 minutos de antecedência. O candidato que terminar primeiro poderá deixar a sala após 45 minutos do início do teste, a fim de garantir o bom andamento e a lisura do processo. Além disso, o processo de lacre do pacote de avalição, ao final da aplicação, não poderá ter menos que dois candidatos na participação.

O processo de eleição de novos gestores cumpre várias etapas eliminatórias, a partir da inscrição dos candidatos. Somados a entrega de documentos, Ciclo de Formação e avaliação de conhecimentos, existem critérios definidos na Lei de Gestão Democrática. “Não é a comissão quem define a condição de cada candidato postulante ao cargo, mas sim a lei, que traz as normas e os critérios para a eleição, entre eles, o da ficha limpa”, explicou a presidente da Comissão Central de Eleição e coordenadora de Gestão e Legislação da SME, Feliciana Cunha Figueiredo.

A expectativa da Secretaria de Educação é de uma prova tranquila. “Nós aguardamos por uma boa prova e esperamos que os candidatos estejam preparados. A Educação em Cuiabá vive um momento muito significativo em relação à nova politica que, sem dúvida, é um dos marcos teóricos de referência para a prova”, avaliou Feliciana Cunha Figueiredo.

Os candidatos aprovados estarão aptos a participar da eleição, prevista para o dia 06 de dezembro. A posse dos eleitos será entre os dias 17 e 21 de dezembro. O processo eleitoral renova a gestão escolar nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Creches, Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), em um universo de mais de 52 mil alunos e outros milhares de servidores.

Calendário

09/11

Hora: 08 às 12 horas – Prova escrita de Conhecimentos para os candidatos a Diretor, Coordenador Pedagógico e Secretário de Unidade Educacional.

Para candidatos a reeleição de Diretores – Entrega do Relatório da Gestão, com o parecer do CDUE, para homologação pela DE/FUNED/SME (nos locais de prova).

11/11

Hora: 08 às 17 horas – Entrega da Proposta de Trabalho/Plano de Ação do Diretor, Coordenador Pedagógico à Comissão Central, acompanhado do cronograma da apresentação na comunidade da Unidade Educacional, aos profissionais da educação e CDUE.

Local: Espaço Lounge/SME

18/11 –  Divulgação do resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura – a partir das 16h

Hora: a partir das 17 horas

19/11 – Apresentação de Recurso ao resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Protocolo Central/SME.

Hora: 08 às 17h30.

22/11- Divulgação do resultado dos recursos acerca da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura

Hora: a partir das 17

publicidade
2 Comentários

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Cuiabá

Sala da Mulher promove encontro com participação da Secretária da Mulher de Cuiabá

Publicado


.

Inaugurada em março deste ano, a Sala da Mulher Maria Nazareth Hahn da Câmara Municipal de Cuiabá foi criada&nbspcom a finalidade de tratar de assuntos relacionados à defesa dos interesses da mulher, bem como os instrumentos de ampliação dos lugares de empoderamento das mulheres na sociedade.

Na última terça-feira (26), o espaço recebeu a visita da Secretária Municipal da Mulher Luciana Zamproni. O encontro foi realizado para discutir ações e possíveis parcerias a serem realizadas durante o período de pandemia do novo Coronavirus, sempre em conformidade com as normas sanitárias atualmente vigentes. O desafio neste momento será o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o público feminino.

Segundo Thamires Rondon, Chefe do Núcleo de Apoio a Mulher, Criança e Idoso do parlamento municipal, uma das prioridades discutidas foi o enfrentamento à violência contra mulher, que tem apresentado um índice crescente em nossa Capital.

Também participaram da reunião na Casa de Leis, as servidoras Barbara Pinheiro (Secretária de Gestão Pessoal) e Carla Santos (Chefe de Gabinete Parlamentar).

Jean Estevan

Continue lendo

Cuiabá

NOTA – Secretaria de Educação confirma pagamento de regime provisório e horas excedentes em folha complementar no dia 10 de junho

Publicado


.

A Secretaria Municipal de Educação informa que em razão de adequações no sistema da folha de pagamentos dos profissionais da Educação os valores relacionados ao regime provisório de trabalho e horas aulas excedentes serão pagos em folha complementar, no dia 10 de junho.

Os subsídios dos servidores da Educação serão pagos nesta sexta-feira (29), último dia útil do mês, normalmente, segundo o calendário do executivo municipal.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana