conecte-se conosco


Cuiabá

SME faz provas de avaliação de candidatos a diretores e coordenadores das escolas neste sábado

Publicado

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realiza neste fim de semana as provas de avaliação de conhecimentos para os 402 candidatos a diretores, coordenadores e secretários de unidades escolares. O ato é previsto na Lei de Gestão Democrática, instituída na rede pública municipal há mais de 30 anos e atualizada em 2016. Esta é a maior eleição de gestores escolares da história da Educação do Município, com a disputa de vagas em 153 das 163 unidades.

De acordo com informações da comissão eleitoral, 185 candidatos estão disputando as vagas para diretores; 144 para coordenadores pedagógicos; 73 para as vagas de secretários escolares. As provas terão inicio às 8h e terminam às 12h, em quatro locais diferentes e ainda um domiciliar. O resultado será divulgado no dia 18 de novembro. Já a fase de recurso acontece no dia 19 e o resultado final será anunciado no dia 22.

Os candidatos a diretores farão as provas na Escola Estadual Nilo Póvoas. Já os concorrentes a coordenadores pedagógicos, na EMEB Maria Dipina Lobo Duarte, no Coxipó. Os que disputam as vagas de secretários de unidades escolares farão o exame na EMEB Agostinho Simplício, no bairro Poção. Três dos candidatos, por razões especiais (religião e saúde), farão as provas na sede da SME e em domicilio.

As regras da avalição seguem as mesmas de um concurso público, processo seletivo ou ENEM. Ou seja, é necessário manter celular desligado durante a aplicação da prova e cumprir os horários de entrada e saída, chegando com no mínimo 15 minutos de antecedência. O candidato que terminar primeiro poderá deixar a sala após 45 minutos do início do teste, a fim de garantir o bom andamento e a lisura do processo. Além disso, o processo de lacre do pacote de avalição, ao final da aplicação, não poderá ter menos que dois candidatos na participação.

Leia Também:  Moradores serão avisados sobre risco de desastres naturais por SMS

O processo de eleição de novos gestores cumpre várias etapas eliminatórias, a partir da inscrição dos candidatos. Somados a entrega de documentos, Ciclo de Formação e avaliação de conhecimentos, existem critérios definidos na Lei de Gestão Democrática. “Não é a comissão quem define a condição de cada candidato postulante ao cargo, mas sim a lei, que traz as normas e os critérios para a eleição, entre eles, o da ficha limpa”, explicou a presidente da Comissão Central de Eleição e coordenadora de Gestão e Legislação da SME, Feliciana Cunha Figueiredo.

A expectativa da Secretaria de Educação é de uma prova tranquila. “Nós aguardamos por uma boa prova e esperamos que os candidatos estejam preparados. A Educação em Cuiabá vive um momento muito significativo em relação à nova politica que, sem dúvida, é um dos marcos teóricos de referência para a prova”, avaliou Feliciana Cunha Figueiredo.

Os candidatos aprovados estarão aptos a participar da eleição, prevista para o dia 06 de dezembro. A posse dos eleitos será entre os dias 17 e 21 de dezembro. O processo eleitoral renova a gestão escolar nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Creches, Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), em um universo de mais de 52 mil alunos e outros milhares de servidores.

Leia Também:  Renivaldo Nasciment leva ambulância ao distrito do coxipo do ouro e quem ganha é a população

Calendário

09/11

Hora: 08 às 12 horas – Prova escrita de Conhecimentos para os candidatos a Diretor, Coordenador Pedagógico e Secretário de Unidade Educacional.

Para candidatos a reeleição de Diretores – Entrega do Relatório da Gestão, com o parecer do CDUE, para homologação pela DE/FUNED/SME (nos locais de prova).

11/11

Hora: 08 às 17 horas – Entrega da Proposta de Trabalho/Plano de Ação do Diretor, Coordenador Pedagógico à Comissão Central, acompanhado do cronograma da apresentação na comunidade da Unidade Educacional, aos profissionais da educação e CDUE.

Local: Espaço Lounge/SME

18/11 –  Divulgação do resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura – a partir das 16h

Hora: a partir das 17 horas

19/11 – Apresentação de Recurso ao resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Protocolo Central/SME.

Hora: 08 às 17h30.

22/11- Divulgação do resultado dos recursos acerca da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura

Hora: a partir das 17

publicidade
2 Comentários

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Cuiabá

4ª Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação encerra com entrega de premiações

Publicado

Jorge Pinho

O encerramento da 4ª Edição da Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação (CECSE) aconteceu na última semana, no ginásio Manoel Soares de Campos, no Complexo Dom Aquino, com entrega de medalhas e troféus. O evento reuniu atletas, representantes das escolas participantes, além de diversas comunidades que prestigiaram a solenidade.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Luiz Jorge, e coordenadores da SME, conduziram o encerramento. No ato, assinalaram a importância dos jogos para o entrosamento, companheirismo, confraternização e para ampliar as parcerias e integração na Secretaria, trazendo humanização e valorização para todos, dentro dos objetivos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

Foram quase dois meses de jogos nas modalidades de queimada, voleibol, peteca, futsal, corrida de 200 metros, salto em distância, natação 25 metros, natação revezamento, bozó, tênis de mesa e festival de dança.

Este ano, algumas modalidades esportivas se destacaram como bozó, queimada, voleibol e o futsal, pelo número de partidas disputadas. No total, 1.500 atletas participaram do CECSE representando mais de 9 mil trabalhadores da Educação e 43 das 163 unidades educacionais do Município.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá vai à zona rural

Uma das grandes vencedoras da competição foi a EMEB Maria Ambrósio Pomont, que se sagrou tricampeã da modalidade voleibol masculino e feminino. Zoraide Santos Queiros, servidora da escola, destacou o incentivo como o grande o segredo do tri campeonato da equipe. “Todos nós fomos incentivados a praticar o esporte pelo nosso bem estar e isso tornou a unidade uma referência do voleibol na competição. Estamos nos especializando no vôlei, treinamos bastante e queremos ser tetra campeões no próximo ano”, disse a levantadora do time.

Os atletas individuais ganharam medalhas. Já para os esportes de competição coletiva foram entregues medalha e troféus para os vencedores.

Durante a solenidade de premiação foi lançada a 5ª edição do CECSE. “Já começamos a pensar a confraternização de 2020. Uma das atrações será o The Voice dos servidores”, contou Jane Regina da Silva Costa, coordenadora dos jogos, assegurando a arrecadação com os cartões amarelos aplicados durantes os jogos, será entregue a entidades beneficentes de Cuiabá.

“O CECSE já é um tradição entre os servidores da Educação e a cada ano percebemos um apoio e participação maior. A confraternização é a marca da competição, além da valorização funcional e pessoal, que fazem parte de um conjunto de ações visando a promoção humana.  Quando a gente fala em valorização, falamos também em fortalecimento, em reciprocidade, em harmonia e em companheirismo, e aqui fica muito claro. Perdendo ou ganhando, todos estão participando. Isso é importante para a Educação”, concluiu a secretária-adjunta Edilene Machado, lembrando que todo o corpo funcional precisa desse momento de união das pessoas.

Leia Também:  Misael articula emendas parlamentares junto à Bancada Federal e AL

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Moradores do bairro Coophamil recebem nova área de lazer

Publicado

Obra contou com emenda parlamentar do vereador Toninho de Souza
Os moradores do bairro Coophamil e região receberam na última quinta-feira (14) uma nova opção de lazer, a Praça denominada “Complexo Esportivo Radialista William Gomes”. A iniciativa partiu de uma emenda parlamentar do vereador por Cuiabá Toninho de Souza (PSD) e executada por meio de um trabalho realizado em parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que executou uma completa transformação do local.
A Praça William Gomes está situada na Rua Valdir Morbeck, a área foi totalmente revitalizada e beneficiará cerca de 4.500 habitantes da localidade. Foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, instalação de iluminação de LED, de bancos e lixeiras, pintura e construção de pista de caminhada. Além disso, fizeram parte da revitalização, a edificação de uma academia ao ar livre, incluindo equipamentos para pessoas com deficiência, e um playground, voltados para a recreação das crianças.
O vereador Toninho de Souza, falou sobre a entrega de mais uma importante obra para o bairro Coophamil, um sonho que se tornou realidade. “Esta obra é uma luta de todos aqui presentes, estamos acabando com bolsões de lixo e levando qualidade de vida para a nossa população, uma emenda impositiva nossa, que está trazendo um ganho para a comunidade. Isto demonstra a evolução da nossa capital, isso significa a cidade ficar mais bonita, oferecer novos pontos de lazer. Estou muito feliz em poder participar dessa história, desta busca por melhoria da qualidade de vida para a população da minha querida Cuiabá. E aproveitamos ainda para homenagear um ícone da Comunicação, um grande defensor da Cultura, do linguajar cuiabano, que foi William Gomes, morador desse bairro por tantos anos”, declarou o parlamentar.
O Prefeito Emanuel Pinheiro parabenizou a iniciativa do vereador Toninho de Souza em trazer para a população uma nova área de lazer totalmente revitalizada. “O vereador Toninho de Souza é um legítimo representante do povo, é sensível, humano, tem sempre me procurado com a preocupação de melhorar a vida da população da nossa Cuiabá. Faz tempo que ele me cobra melhorias para o Coophamil, desta vez conseguimos por meio desta emenda entregar uma área revitalizada, novinha, com uma estrutura maravilhosa que vai valorizar o bairro, trazer alegria para as crianças, trazer uma nova opção de lazer para toda a família. Tudo isso graças a uma parceria muito importante entre o legislativo e o executivo”, explicou o Prefeito.
Sérgio Martins é morador do bairro Coophamil e se diz muito satisfeito com a nova área de lazer entregue hoje. “Pra nós é muito importante, valoriza a região, nossas crianças tem um lugar apropriado para brincarem, para a caminhada também. Agradeço e parabenizo essa iniciativa, nós estávamos precisando de um local como esse, estamos realmente felizes com esta nova Praça aqui”, disse.
A família do homenageado esteve presente e agradeceu a iniciativa da homenagem. “Eu quero agradecer a comunidade presente para esta homenagem maravilhosa ao William. Quero agradecer a todas as autoridades, ao vereador Toninho de Souza pela sensibilidade em homenagear o William, eu não tenho palavras. Ele foi um marido e companheiro maravilhoso até o último dia de vida dele”, agradeceu emocionada esposa do radialista homenageado, Circe Anunciação.
“Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro, ao vereador Toninho de Souza por atenderem as demandas do bairro Coophamil por mais este espaço de lazer que a comunidade tanto esperava. Um espaço que agora tem segurança, está iluminado, é um sonho dos moradores que se torna realidade hoje, agora se tornou um dos locais mais bonitos de Cuiabá”, disse o presidente do bairro Coophamil, Profeta.
Homenagem
A praça leva o nome de William Gomes, falecido em 29 de janeiro de 2017. Além de morador da comunidade, ele era considerado um dos maiores radialistas de Mato Grosso. Ícone da cultura cuiabana, o comunicador nasceu em Minas Gerais, mas mudou-se para Mato Grosso ainda criança. Aqui, foi ainda professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Apaixonado pelo linguajar cuiabano, Willian escreveu também o “Dicionário Cuiabanês”, que faz a tradução de alguns palavra e dizeres do dialeto regional.

Verônica Raquel – Assessoria Vereador Toninho de Souza

Leia Também:  Transporte coletivo é tema de audiência na Câmara, nesta quarta

Fotos Relacionadas
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana