conecte-se conosco


Várzea Grande

Sinop sediou o XIV Encontro Regional de Conselhos de Educação de Mato Grosso

Publicado

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – Undime/ MT, Silvio Fidelis, acompanhado da presidente do Conselho Municipal de Educação, Eva de Paulo Vieira Santos, participaram do XIV Encontro Regional de Conselhos de Educação de Mato Grosso, realizado nos dias 5 e 6 de junho em Sinop/MT.

Com o tema: “BNCC Experiências e desafios na construção dos Projetos Políticos Pedagógicos, após homologação do Documento de Referência Curricular – DRC/MT, o encontro, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselhos Estaduais de Educação (CEE), Secretaria de Educação de Sinop, Undime/MT, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de MT (Sintep), e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), debateu a implementação do Documento Referência Curricular (DRC/MT) nas unidades educacionais de Mato Grosso.

Após a homologação do DRC-MT, em 2018, as políticas educacionais estão voltadas para a sua implementação, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar e da formação continuada dos profissionais da educação infantil e ensino fundamental, além do fortalecimento do regime de colaboração.

Leia Também:  Prefeitura entrega títulos fundiários e autoriza projeto para pavimentação no Santa Maria 2

O secretário Silvio Fidelis destacou que o documento referência já foi discutido com todos os municípios e socializado nas unidades educacionais, com a participação da comunidade. Agora, segue para a etapa de implementação, com a formação dos profissionais da educação e dos redatores das áreas específicas para que possam, de forma objetiva, uma melhor apropriação, discutir e formalizar a organização do projeto político pedagógico nas escolas.

“A BNCC e o documento referência que vêm trazendo a tecnologia educacional como foco para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, como também vêm discutindo a grande importância da alfabetização e do letramento. Precisamos garantir essa alfabetização e esse letramento na idade certa e outras ações desenvolvidas pelas próprias unidades educacionais para que a educação básica seja fortalecida nos município e no estado”, declarou Silvio Fidelis.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, Eva de Paulo Vieira, que na oportunidade foi eleita Vice Coordenadora da UNCME para o biênio 2019/2020, disse que o encontro foi um momento importante para discutir melhorias para a educação de Mato Grosso, bem como o regime de colaboração e divulgar algumas experiências exitosas que são executadas pelos conselhos municipais de educação de Mato Grosso em relação à BNCC. “Esperamos o fortalecimento dos municípios para a normatização da base curricular numa perspectiva de garantir a aprendizagem de nossos alunos”, destacou.

Leia Também:  Lucimar assina a lei municipal da Marcha Para Jesus em culto evangélico

A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, em todo o Brasil.

“A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, concluiu o secretário.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Várzea Grande entrega 20 novos ônibus com ar condicionado, wi-fi e monitoramento

Publicado

Em uma ação conjunta do município de Várzea Grande, da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos – MTU e da União Transportes, empresa concessionária dos serviços, foram entregues 20 novos ônibus para atender as 26 linhas do sistema de transporte coletivo municipal que atende 90 mil passageiros/dia.

Atualmente a frota total da União Transporte é de 69 carros, todos com elevador para cadeirantes e boa parte com ar condicionado. Ao todo, são feias 1.250 viagens/dia.

Em solenidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada pelo senador Jayme Campos, por secretários municipais, pela diretoria da MTU e da União Transportes realizou a entrega dos 20 novos veículos que somados aos 44 entregues em sua gestão, totalizam 64 veículos apenas na atual gestão.

“Nossa exigência foi pela entrega de veículos novos com ar condicionado e outros benefícios, além da reforma e recuperação de outros que se encontram em uso”, disse Lucimar Campos assinalando que por se tratarem de ônibus com ar condicionado, wi-fi, elevador e rampa eletrônicos para acesso de portadores de deficiência, circuito interno com reconhecimento fácil para segurança dos passageiros, bilhetagem eletrônica e rastreador dos veículos elevaram a conta de investimento para o montante de R$ 9 milhões.

Com a entrega 66% da frota várzea-grandense de ônibus possuem menos de quatro anos de uso e esta é a primeira vez que ônibus municipais irão circular em Várzea Grande com ar-condicionado partindo dos bairros.

Outra inovação é o aplicativo de celular e tablets para que os usuários possam acompanhar os horários e itinerários que a empresa executa dentro do planejamento colocado em prática pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O aplicativo é de fácil acesso e pode ser consultado também no site da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br no ícone itinerários.

“Buscamos trazer e fazer sempre o que há de melhor para a nossa população. Os ônibus novos irão atender as linhas de maior demanda da nossa cidade, dando maior conforto aos nossos munícipes, que acreditam, moram, pagam seus impostos e precisam ter retorno. Mesmos com as dificuldades da economia brasileira estamos trabalhando firmes e cobrando as empresas que prestam serviços para nós, pois sabemos que nossa população depende desses serviços essenciais. Sabemos que nossa população precisa de serviços bem prestados e de qualidade. Ônibus com tecnologia de ponta, com menor emissão de gás carbônico e outros poluentes, respeitando as normas de acessibilidade e com segurança para um transporte coletivo de qualidade”, declarou a prefeita durante a entrega oficial.

Leia Também:  Várzea Grande convoca sociedade para participar de audiências públicas para revisar Plano Diretor

Além de ar-condicionado os ônibus municipais recebem nova roupagem a partir de agora e passam a circular também nas cores azul e laranja, seguindo um único padrão. Cada veículo possui capacidade para 80 passageiros, sendo 45 sentados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que incluem elevador, rampa para cadeirante, deficiente, acento para obesos, gestantes e idosos. São todos equipados com ar condicionado, wi-fi, câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento remoto através de GPS e bilhetagem eletrônica. 

O senador Jayme Campos parabenizou a prefeita Lucimar Campos não somente pelos 20 novos ônibus zero quilômetros entregues nesta manhã, mas por todo o pacote de mobilidade urbana que tem sido desenvolvido. “Várzea Grande hoje possui o maior pacote de asfalto em vias públicas. Sejam novas vias, sejam recapeamentos. Todas obras de ótima qualidade. É um pacote completo de mobilidade urbana. Em um curto espaço de tempo, se não me engano, 36 meses, foram 44 novos ônibus. Quero parabenizar aqui também a parceria que o Poder Executivo vem fazendo com o Legislativo e, agradecer também a parceria com o movimento comunitário que é indispensável em uma administração. Somente com a integração de todos é que teremos uma cidade com mais justiça social e empregos para todos”, declarou o senador.  

Segundo o presidente da empresa concessionária União Transportes, Rômulo Cesar Botelho, o investimento feito, foi na ordem de R$ 9 milhões. “Os veículos são modelo Euro 5, os mais modernos que existem quando falamos em redução de poluentes que chegam a 35% e cada um recebe o selo Despoluir de Avaliação Veicular Ambiental. Somos uma empresa consciente”, declarou.

Além dos novos ônibus a atual administração entrega para a população várzea-grandense 300 novos pontos de ônibus. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, em 2017, cem novos pontos de ônibus foram construídos; em 2018 cem pontos de ônibus foram reformados; e este ano 100 novos pontos estão sendo instalados.

Leia Também:  Várzea Grande entrega o terceiro Cmei e anuncia mais obras e ações

“Noventa mil usuários utilizam o transporte municipal, segundo os dados da União Transporte diariamente. É uma preocupação da nossa Gestora Municipal em oferecer um serviço de qualidade a todos, por isso estamos na linha de frente todos os dias cobrando e trabalhando para oferecer o melhor serviço ao cidadão”, disse Breno Gomes.

Kely Campos, mãe do garoto Miguel Wistone Campos de 08 anos que é cadeirante, moradores do bairro Construmat em Várzea Grande, aproveitaram para conhecer os novos veículos equipados com tecnologia. “Eu preciso do transporte público. Utilizo de segunda a sexta-feira, e com certeza novos ônibus com rampas, elevadores e cinto de segurança tanto para meu filho quanto para acompanhante trarão mais conforto e segurança para nossas viagens diárias”, declarou.

O secretário também anunciou que com os novos veículos os usuários de ônibus de Várzea Grande ganharam mais uma opção para verificar itinerários e pontos do transporte público na cidade. O aplicativo "Meu Ônibus MTU", que pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Android) e Apple Store (iOS). Entre as informações, o programa mostra a previsão do horário em que os ônibus devem passar pelo ponto mais próximo do usuário.

“Por isso que o ônibus precisa de monitoramento remoto através de GPS, além é claro da segurança para os passageiros. Cada veículo é equipado com um GPS e uma antena GPRS, para transmissão de dados”, explica Breno, que completa, “para utilizar o aplicativo é necessário ter um smartphone com internet para ver os itinerários dos ônibus que estão circulando. O aplicativo traça um raio para mostrar todos os pontos que estão próximos do usuário. Se o usuário quer utilizar um ponto, ele seleciona o ponto e o aplicativo vai mostrar todas as linhas que passam naquele ponto e a previsão do próximo ônibus que deve passar naquele local”, explicou.

O aplicativo ainda disponibiliza um site com notícias sobre o transporte público e ainda tem uma área que serve para o consumidor registrar reclamações e sugestões de melhoria, tanto para o aplicativo quanto para os ônibus.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande oferece serviços oftalmológicos e transporte exclusivo para pacientes em tratamento

Publicado

Centro de Especialidades em Saúde (CES) de Várzea Grande – antigo Postão – passa a ofertar mais serviços no setor de saúde pública. A entrega do Consultório Oftalmológico dará a população acesso a consultas e exames médicos, além de cirurgias oculares.

A nova unidade foi projetada para oferecer o que há de melhor na área de oftalmologia. Três especialistas do setor estarão atendendo de segunda à sexta-feira, nos dois períodos, e as consultas deverão ser feitas por meio de agendamento.

Também foram apresentados três micro-ônibus para transporte de pacientes que realizam Hemodiálise ou vão ao Centro Especializado em Reabilitação – CER, outra estrutura que funciona no CES. Estes novos veículos são adaptados para atendimento de pacientes em tratamento ou com capacidade de locomoção comprometida.

“Estamos avançando em saúde, ofertando mais e melhores serviços. Sei que a Saúde Pública em Várzea Grande melhorou de forma significativa, mas queremos ir além, por isso, aplicamos mais do que o dobro previsto em lei”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos apontando que enquanto a Lei determina aplicar 15% das Receitas Correntes em Saúde Pública, Várzea Grande está aplicando entre 25% e 29%.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes disse que essa é mais uma entrega de equipamentos e serviços que dão a conotação de excelência que esta Administração Municipal vem buscando no setor de Saúde, para oferecer a população. “O Centro de Especialidades Médicas hoje está modernizado e conta com aparelhos de última geração, para os exames de ultrassonografia, cardiologia e agora conta também com equipamentos de ponta para atender no setor de oftalmologia. É um importante serviço que agora também está à disposição de toda a população”, destacou.  

Leia Também:  Avanços na Educação foram destaques no desfile cívico-militar deste ano

O secretário informou ainda que depois de um longo processo de licitação, Várzea Grande conseguiu trazer para o Centro de Especialidades Médicas, aparelhos de irão fazer os exames preliminares, e que vão demandar procedimentos especializados, o que vai dar ao município, pela primeira vez, o controle desses procedimentos. “O Estado todo tem uma grande dificuldade na área de oftalmologia, mas aqui em Várzea Grande estamos aplicando os recursos, para diminuir a demanda neste setor”.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos disse que mais que investir na saúde pública, em todas as suas especialidades, o mais gratificante é saber que a população que utiliza este espaço, seja a procura de consultas ou exames médicos está sendo bem atendida. “É uma satisfação imensa poder chegar aqui e ser abordada pela população que vem buscar atendimento e saber que foram bem recebidos. Essa é a demonstração do comprometimento que a nossa gestão está dando a nossa população, e não somente no setor de saúde, mas em todas as áreas que compõem o poder público”.

Com relação aos investimentos feitos no Centro de Especialidades em Saúde – CES, a prefeita Lucimar Campos disse que o local está dotado de todos os equipamentos necessários para o atendimento a população. “Faltava apenas esse setor que agora também estará atendendo a população com excelência e com a utilização de equipamentos de alta qualidade. O Centro Oftalmológico já está aberto e à disposição de todos”, destacou a prefeita.

O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, o médico e vereador Miguel Angel Claro Paz (PSDB), considerou a prefeita Lucimar Sacre de Campos como uma gestora comprometida com a saúde pública, por isso que muitos resultados positivos são colhidos. “Fico feliz em ver o comprometimento da prefeita Lucimar Campos e de sua equipe em fazer saúde de qualidade para toda população, principalmente para quem necessita do atendimento gratuito através do Sistema Único de Saúde – SUS”, disse ele.

Leia Também:  TCE determina que DAE/VG inscreva contas de água não recebidas em dívida ativa

Renan Ferreira é um dos médicos da área de oftalmologia que já atende no Centro de Especialidades em Saúde, disse que a nova unidade esta completa e equipada com que há de melhor no setor, e que estará ofertando diversos tratamentos clínicos e de reabilitação na área de oftalmologia. “Teremos agora condições de fazer o diagnóstico das mais diversas patologias da oftalmologia, e com o que há de mais moderno no país. Essa especialidade médica se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho, por isso é importante que tenhamos à disposição equipamentos que possam fazer de forma eficaz a avaliação e o tratamento precoce de diversas doenças que acometem em crianças e idosos”.

Durante a visita da prefeita Lucimar Sacre de Campos, e sua equipe de trabalho, a dona de casa Eliana da Silva, que já estava com uma consulta agendada, foi avaliada pela equipe médica. De acordo com a paciente ela tem problema de visão há muito tempo e foi para a consulta médica para resolver seu problema. “Graças à Deus o agendamento foi rápido e logo fui chamada para a consulta. Tenho problema de visão e vou sair mais tranquila com o diagnóstico mais preciso, uma vez que os equipamentos são de alta qualidade”.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana