Cuiabá
Siminina prepara jovens para o mercado de trabalho em parceria com Instituto Canopus
O Programa Siminina e o Instituto Canopus certificaram 35 jovens, na última sexta-feira (14), pelo projeto Primeiros Passos de qualificação para o ingresso no mercado de trabalho. A iniciativa da instituição filantrópica existe desde 2009 e já atendeu mais de 3 mil adolescentes em vários estados brasileiros.
A capacitação é realizada por meio de palestras que vão desde o comportamento profissional até a criação do currículo, tendo como objetivo principal o desenvolvimento humano, social e profissional das meninas.
“Buscamos profissionalizar os jovens para o seu primeiro emprego. Passamos noções nas áreas de atendimento, comportamento, responsabilidade e assiduidade no ambiente de trabalho”, frisou Maisa Coutinho, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Canopus.
O curso tem a duração de 30 horas com as aulas são ministradas por voluntários, executivos e profissionais atuantes nas empresas do grupo Canopus. A sede do programa Siminina, situada no bairro Morada do Ouro, recebeu a capacitação por duas semanas.
As alunas com maior destaque são encaminhadas automaticamente para entrevistas de emprego, e as demais são direcionadas para programas de estágios de “menor aprendiz” em empresas parceiras.
“As que notamos que têm perfil, nós já encaminhamos para as vagas no grupo Canopus e as demais encaminhamos os currículos para os nossos parceiros como a Bom Futuro, Amaggi, entre outros”, contou Maisa.
Segundo a coordenadora do Siminina, Dalma Beatriz, a parceria com a instituição é mais uma parceria que busca fortalecer as ações de preparação das meninas para o futuro.
“A nossa primeira-dama Márcia Pinheiro sempre nos orienta em buscar ações que fortaleçam as nossas meninas para o concorrido mercado de trabalho. Nós temos o Siminina Digital como exemplo e tantas outras parcerias que buscam transformar as nossas meninas em grandes mulheres”, disse.
O Siminina Digital já certificou 89 meninas no curso que abrangem os conteúdos programáticos de Word, Excel e Internet Explorer, além de lógica computacional. As parcerias são realizadas em conjunto com o curso de Engenharia da Computação e Civil da Universidade de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Política MT08/12/2024 - 16:05
“Fere a dignidade”, afirma Assis sobre corte de isenção do IR para pessoas com doenças terminais