conecte-se conosco


Mulher

Setembro Amarelo: 6 serviços gratuitos para cuidar da saúde mental

Publicado


source
Mulheres têm 40% mais de chance de sofrer algum transtorno mental
Photo by Anthony Tran on Unsplash

Mulheres têm 40% mais de chance de sofrer algum transtorno mental









O mês de Setembro é dedicado à prevenção do suicídio, situação que costuma ser o ponto derradeiro do processo de adoecimento mental. Por ano, mais de 11 mil pessoas decidem encerrar a própria vida no país, o que dá uma média de um suicídio a cada 45 minutos. As mulheres, principalmente no contexto de pandemia, constituem um grupo cuja saúde mental tem sido mais afetada  nos últimos tempos. Por isso é importante estar atenta aos sinais  para saber o momento de pedir ajuda .

Dados do psicólogo Daniel Freeman, da Universidade de Oxford, apontam que 40% das mulheres têm mais chance de sofrer de transtornos mentais do que os homens . Além disso, elas têm 75% mais chances de ter tido depressão e 60% de ter tido ansiedade recentemente. 

Os  impactos na saúde mental são diversos e incluem marcadores de gênero, econômicos, socioculturais, ambientais e de infraestrutura. O acúmulo de tarefas socialmente submetido a elas também é um fator determinante , já que por passar mais tempo desempenhando funções em diversos ambientes, menos tempo essas mulheres têm para cuidar delas mesmas. A exposição a outros fatores envolvendo violência de gênero, violência doméstica e abuso sexual também são levados em consideração.

Atualmente, o Brasil possui quase 15 milhões de desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é comum que muitas mulheres não tenham condições físicas para buscar atendimento psicológico. Além disso, a falta de informação também faz com que muitas delas sequer pensem que precisam desse tipo de auxílio. 

Para ajudar, o iG Delas selecionou seis plataformas que podem oferecer amparo e acolhimento a partir de fóruns de conversa, informações e disponibilizando atendimento gratuito e de qualidade com profissionais da psicologia. 

Conta, Mana

A empresa farmacêutica Medley criou em agosto deste ano uma campanha de conscientização de sobrecarga mental sofrida por mulheres. O projeto “Conta, Mana”  tem como intuito alertar mulheres quanto aos impactos negativos do acúmulo de tarefas (situação geralmente causada pela dupla jornada) e a importância de reconhecer o cansaço e buscar ajuda. 

O intuito do projeto é promover debates em diversas plataformas, divulgar materiais didáticos e oferecer uma rede de apoio e de assistência para mulheres que precisam de amparo psicológico. Podcasts, vídeos informativos e cards de WhatsApp são alguns recursos informativos usados para dar dicas de como mulheres podem cuidar do bem-estar mental. 

O “Conta, Mana” ainda é apoiado pelas influenciadoras digitais Veronica Oliveira, do perfil Faxina Boa ; Deh Bastos, do Criando Crianças Pretas; e a atriz Naiumi Goldoni, embaixadoras da Medley. Além de divulgar materiais sobre o projeto e sobre saúde mental de mulheres, as influencers vão promover sessões de perguntas e respostas com questões de suas seguidoras. 

Por fim, o projeto também tem parceria com a iniciativa Mapa da Saúde Mental, do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, que auxilia encontrar profissionais que oferecem assistência gratuita. Isso é feito por meio de uma ferramenta de geolocalização, que une psicólogos e mulheres que precisam de ajuda psicológica.

“A campanha levará informação e amparo, de brasileira para brasileira, para garantir que todas possam cuidar de si mesmas e consigam desenvolver autoestima, empoderamento e, consequentemente, tenham acesso a uma vida mental mais saudável”, diz Denise Mello, diretora de marketing da Medley.  

Você viu?

Mapa do Acolhimento 

O projeto não-governamental  funciona como uma ponte entre mulheres vítimas de violência de gênero e violência doméstica e psicólogas e advogadas. O iG Delas já explicou como o projeto funciona e que ele já recebeu mais de 6 mil pedidos de ajuda .  As voluntárias nesse projeto estão preparadas para dar amparo específico a esse tipo de vítima, que é afetada psicologicamente de diversas maneiras pela violência doméstica.

Para pedir acolhimento psicológico, é preciso ser mulher ( cisgênero ou transgênero), ter mais de 18 anos, residente no Brasil e não ter condições de pagar por atendimento psicológico. A mesma diretriz serve para conseguir amparo jurídico. O site realiza uma análise de dados e encaminha a vítima à voluntária mais próxima de sua localização.

É advogada ou psicóloga e quer dar apoio a vítimas de violência doméstica? É possível se cadastrar no site para se tornar uma voluntária. O próprio projeto afirma que precisa de ajuda para conseguir dar conta da demanda de pedido de ajuda. 

Me Too Brasil

O projeto Me Too Brasil foi uma adaptação do projeto estadunidense criado pela ativista Tarana J. Burke em 2006. Lá fora, o Me Too ficou mais conhecido no ano de 2017, depois que atrizes de Hollywood usaram a frase para denunciar abusos sexuais. 

No Brasil, o projeto foi lançado em setembro de 2020 e funciona, principalmente, como um canal de denúncia para mulheres que sofreram abusos sexuais ou em situação de violência de gênero. As denúncias são feitas pelas redes sociais do projeto, pelo site , via e-mail ([email protected]) ou ainda por WhatsApp (11 99639-1212). 

O Projeto Justiceiras tem parceria com o Me Too Brasil e tem à disposição mais de 4 mil voluntárias em todo Brasil – incluindo psicólogas e assistentes sociais capazes de prover acolhimento e construir uma rede de apoio. De acordo com a advogada Mariana Ganzarolli, uma das fundadoras do Me Too Brasil, o objetivo é um impulso para que vítimas de abuso sexual busquem por ajuda e acolhimento. Ela explica ainda que o projeto também atende a vítimas homens. 

Flo

O Flo é um aplicativo para registrar e monitorar o ciclo menstrual. No entanto, ele possui uma seção chamada “Papo Privado”, onde é possível compartilhar todo tipo de histórias com outras pessoas de forma anônima. É como se fossem diversos fóruns sobre saúde da mulher e comportamento dentro da mesma página, abordando assuntos que vão desde alimentação e sexo até saúde mental e términos de relacionamentos. 

Além de conversar com profissionais de saúde, abrir o coração para pessoas que podem estar passando por uma situação similar a sua pode ser um processo muito útil e acolhedor. Isso porque a identificação gerada pode amenizar a sensação de deslocamento e solidão, auxiliando ainda na hora de buscar apoio ou no próprio autoconhecimento. O aplicativo pode ser baixado em seu smartphone pela Play Store (Android) ou App Store (iOS).

Vitalk

Por aplicativo ou computador, a Viki (assistente virtual) está disponível 24 horas por dia para conversar sobre os mais variados temas: término de relacionamento, procrastinação, resolução de conflitos, ansiedade, entre outras sugestões intuitivas. Também são oferecidos exercícios de áudio e texto com meditações guiadas, respiração consciente, auto observação e auto cuidado. Tudo isso fica registrado no aplicativo e ajuda a pessoa a monitorar o próprio humor. 

Quem investir na versão paga é guiada pela assistente virtual para o atendimento junto ao time de psicólogos disponíveis. O aplicativo pode ser baixado em seu smartphone pela Play Store (Android) ou App Store (iOS).

MoodTools

Apesar de ser bastante indicado para pessoas com depressão, este aplicativo gratuito também ajuda pessoas com ansiedade e tristeza. Com o material oferecido através de vídeos e leituras, é possível compreender os sintomas e encontrar no próprio app formas de aliviar. Entre as ferramentas você encontra um diário de ideias para ajudar a controlar o humor, plano de segurança para ideação suicida, e atividades cerebrais para quando a tristeza chegar. O aplicativo também oferece experiências atualizadas a partir de R$ 4,99/mês.

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 26 de janeiro de 2022

Publicado


source
mandala
Reprodução

mandala

ÁRIES 

Com a Lua minguante em Escorpião, tem um bom período para atividades ligadas à cura, limpezas e finalizações gerais. Porém, cuidado com radicalismos. É tempo de mais introspecção e recolhimento, procure desacelerar e organizar melhor seus horários. Marte ingressou em Capricórnio, prometendo iniciativas mais objetivas e determinadas. Ao mesmo tempo, Lua e Netuno prometem mais inspiração e o ajudam a deixar a vida fluir. Meditação, arte, ensinamentos elevados e música suave são muito bem vindos.

TOURO 

Período ideal para terapias e análises, os processos de cura estão beneficiados. A Lua segue minguante em Escorpião e faz poderosas combinações, favorecendo reformas, limpezas, restaurações e conclusões estão favorecidas. O período é indicado para fechamento e iniciativas conclusivas. Atividades prazerosas e artísticas também são muito bem-vindas para alimentar a alma. Aproveite para cultivar valores mais amplos e espirituais, para que não caia na armadilha de se apegar demais às coisas do ego.

GÊMEOS

Caso tenha alguma pendência ou assunto mal resolvido, aproveite para pesquisar, dialogar, seguir a intuição, tirar dúvidas para obter bons diagnósticos. Dia bom para colocar-se em movimento, organizar a vida, livrar-se do que está velho e em desuso. O que deve ser deixado para trás? Mercúrio segue retrógrado e a Lua segue na fase minguante, favorecendo uma postura mais introspectiva. Não é hora de insistir e sim de desacelerar. Cuide bem de si mesmo. Corpo, mente e emoções requerem limpeza e desintoxicação. 

CÂNCER 

Procure elevar o astral e os sentimentos, com conclusões e resoluções importantes. A Lua minguante segue no profundo Escorpião: cuidado para não acelerar demais, procure fazer tudo com calma, sem estresse. O que deve ser concluído de vez? É tempo de reciclar a energia emocional. Lua, Netuno e Plutão se alinham: um convite para refletir sobre a vida, restaurar as energias, investir na cura física, mental e emocional. Bom período também para investigações, terapias, exames e diagnósticos. 

LEÃO 

Liberdade, desapego e finalizações gerais. Com a Lua minguante em Escorpião, aproveite para se livrar de algo que está velho e em desuso. É tempo de movimentar a energia estagnada. Fica mais fácil ampliar a visão para buscar ideais elevados. Assuntos de cunho filosófico e profundo estão favorecidos, os diálogos se tornam enriquecedores. Vale trabalhar para cumprir o que foi estabelecido, mas é importante reservar momentos para recolhimento. Limpezas, investigações e importantes finalizações estão em destaque. 

VIRGEM  

A intuição fica mais afiada com a Lua minguante em Escorpião. Procure cumprir as pendências com calma e reservar tempo para refletir, voltar a atenção para si mesmo. Aproveite também para colocar contatos e correspondência em dia, trocar informações para concluir pendências. Porém, procure fazer tudo com calma para evitar erros ou mal entendidos. Com Mercúrio retrógrado você pode rever velhos conceitos, pode deixar para trás ideias e crenças obsoletas, obter novas ideias e importantes compreensões sobre a vida. 

Leia Também

Leia Também

LIBRA 

Reserve mais tempo para ir e retornar aos compromissos. Despeça-se do que já não serve mais, seja paciente e filosófico. A Lua segue minguante em Escorpião, não se começa nada agora. Depois de cumprir com as obrigações, aproveite para meditar. Assuntos espirituais estão favorecidos, a paz no coração pode mostrar o caminho certo. A sinceridade combinada com gentileza e carinho pode desfazer qualquer mal-entendido nas relações em geral. Procure deixar a vida fluir com atividades prazerosas.

ESCORPIÃO 

A Lua minguante continua em seu signo, hoje se alinha com Netuno e Plutão: fica mais fácil abrir o coração e deixar pra trás algo que o incomoda. A energia é de cura, conciliação e restauração. Aproveite para desapegar-se, cultivar programar passeios em lugares amplos. Procure desacelerar. É tempo de mergulhos mais profundos na alma, pesquisas, diálogos esclarecedores, tratamentos de limpeza, terapias e soluções conclusivas. Marte ingressa em Capricórnio, favorecendo passos mais firmes e determinados.

SAGITÁRIO 

Período ideal para libertar-se de algo que o prende, jogar fora o que está em desuso, tomar iniciativas, decisões e promover limpezas em casa. Conte com disposição e entusiasmo para tal! Em plena Lua minguante, o período é bom também para demonstrar mais sensibilidade. Depois do dever cumprido, vale descansar, refletir e espairecer. A Lua se combina com Netuno e Plutão: uma caminhada, meditação, dança ou atividade física pode renovar as energias. Atividades de cunho mais introspectivo também estão favorecidas.

CAPRICÓRNIO 

Marte ingressa em seu signo, inspirando mais coragem, garra e determinação. Porém, é importante agora desacelerar, evitar a pressa. Período ideal para libertar-se de algo que o prende, jogar fora o que está em desuso e promover limpezas. Tempo para reflexão e importantes compreensões. Prefira finalizar velhos assuntos ao invés de investir em novos projetos. Temas elevados e leituras edificantes podem alimentar sua alma. Assim também ganha inspiração e clareza a respeito das mudanças que deve promover em sua vida. 

AQUÁRIO 

A Lua minguante em Escorpião é propícia para cura e os cuidados com a saúde. Bom período colocar a casa em ordem, promover limpezas externas e internas. Procure também reservar um tempo só para si, ouvir música suave ou inspirar-se com temas elevados e harmoniosos. Atividades altruístas, terapias, exercícios de respiração, música, relaxamento e meditação são muito recomendados. Procure reservar tempo para se afastar dos ruídos da cidade, inspirar-se com as artes, as pessoas que ama e os assuntos transcendentais. 

PEIXES 

Período ideal para movimentar a energia estagnada, deixar algo velho para trás e abrir espaço para as novidades. A Lua minguante em Escorpião é propícia para cura, o rejuvenescimento, a revitalização e os cuidados com a saúde. Compreensões profundas o ajudam a superar os problemas mais urgentes e a solucionar o que vem se arrastando. Bom período para colocar a casa em ordem, promover faxinas, reciclagens, limpezas externas e internas. Vale também programar algo que proporcione inspiração. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Aprenda esse fluxo energético: tudo vai dar certo!

Publicado


source
Aprenda esse fluxo energético: tudo vai dar certo!
Michele Sensitiva

Aprenda esse fluxo energético: tudo vai dar certo!

Sabe quando a gente torce para tudo ficar bem, dar certo, funcionar, acontecer? Então, todas as pessoas, dentro de sua compreensão da abençoada boa sorte tem seus anseios, seus propósitos e, principalmente, seu merecimento.

Quando a resolução para alguém depender da sua decisão, da sua iniciativa, da sua boa vontade, é interessante pensar no fluxo energético que envolve a vida dos demais. Pensa bem: você demora a resolver, isso influencia… o efeito dominó poderá ser adiado ou antecipado, sua contribuição indireta é iminente.

JÁ CONFERIU O SEU HORÓSCOPO HOJE? NÃO?! DESCUBRA TUDO O QUE PODE ROLAR NO SEU DIA E AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO, AGORA!

Você acorda bem, com disposição. O porteiro te ignora. Te fecham no trânsito. Ao chegar no trabalho, sua vaga está ocupada. O seu computador não liga. Você esqueceu seu celular e seu chefe, neste mesmo minuto, te cobra um resultado que não depende em nada de você.

Sua reação neste momento será ou de conter uma reatividade acumulada e que indiretamente não tem relação com o questionamento do seu superior, ou será uma verdadeira enxurrada.

Tudo que depende da gente tem que ser muito bem compreendido, entendido… o tempo certo das coisas. A nossa contribuição favorece, sim, um retorno imediato de outras tantas coisas que podem ser um grande diferencial para a nossa rotina, realidade, futuro, caminhos.

Leia Também

No que depender de você, esteja pronto para uma ação benevolente. Favorecer a outra pessoa, na melhor intenção, só vai multiplicar para ele e para a rede de apoio dele, que em nada vai ter o que somatizar ou extravasar negativamente, quanto como retorno para a sua vida, energia e jornada. Seu fluxo energético.

Imagine se todo mundo entender esse pensamento e procurar dentro do seu micro universo de relações uma postura de sabedoria, resolução e contribuição… Como seria o mundo?

O outro é meu espelho, a energia dos meus pensamentos que criam uma realidade mais acessível ou desafiadora, dependendo diretamente da maneira como a minha compreensão é acessada . Use cada dia para perceber os ambientes, o jeito como as pessoas transparecem até em sua fisionomia como se sentem. Tudo isso, vai ajudar a perceber a hora de recuar ou de contribuir. Quem aprende a olhar para o outro, aprende a conhecer a si.

Texto: Michele Sensitiva ( michelesensitiva.com )

LEIA TAMBÉM

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana